Início Saúde Reumatismo: entenda o que o termo representa

Reumatismo: entenda o que o termo representa

Autor

Data

Categoria

Você já ouviu falar em reumatismo? Parece que estamos falando de uma doença só, mas, na verdade, o termo é usado para retratar mais de 200 doenças reumáticas que afetam o sistema locomotor, como as articulações, os músculos, as cartilagens, os ligamentos, os tendões e o esqueleto.

As doenças reumáticas são mais comuns em idosos e mulheres, e costumam provocar dores intensas. Algumas doenças reumáticas ainda podem atingir outros órgãos, como o pulmão, os rins e até mesmo o coração. 

De acordo com o Ministério da Saúde, ao menos 12 milhões de brasileiros possuem diagnóstico de algum tipo de reumatismo. Isso representa cerca de 5% da população. Mas há suspeitas de que esse número seja maior. Afinal, algumas doenças reumáticas são difíceis de diagnosticar, e muitas vezes são confundidas com outras patologias.

A seguir, preparamos um guia para te ajudar a entender o que é o reumatismo e quais são as principais doenças reumáticas:

  1. O que é reumatismo? 
  2. Reumatismo: causas
  3. Sintomas de reumatismo
  4. Osteoartrite
  5. Fibromialgia
  6. Febre reumática (reumatismo no sangue)
  7. Reumatismo tem cura? 
  8. Como diagnosticar
  9. Tratamento para reumatismo

O que é reumatismo? 

Reumatismo é o nome dado ao grupo de doenças reumáticas que acometem o aparelho locomotor, incluindo ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Elas provocam dor, deformações e até mesmo limitação de movimentos. Dependendo do tipo, a doença reumática também pode afetar os rins, o coração, os pulmões, os olhos, o intestino e até a pele.

Existem mais de 200 doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite (conhecida como artrose), fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras doenças que afetam a coluna vertebral.

Reumatismo: causas

A principal causa para doenças reumáticas é a predisposição genética. Porém, existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença, como:

  • Infecções virais e bacterianas, considerando que esses agentes infecciosos podem entrar na corrente sanguínea e provocar um desequilíbrio imunológico; 
  • Tabagismo;
  • Exposição excessiva a poluentes.

Sintomas de reumatismo

Cada doença reumática afeta o organismo de uma maneira. Mas, de modo geral, os principais sintomas de reumatismo são:

  • Dores nas articulações que podem durar mais de seis semanas;
  • Vermelhidão e sensação de queimação nas articulações;
  • Inchaço nas articulações;
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça;
  • Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Osteoartrite

A osteoartrite, também conhecida como osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, é o tipo mais comum de reumatismo. Mulheres e pessoas com mais de 60 anos têm mais chances de desenvolver a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 85% das pessoas com 75 anos ou mais têm evidência radiológica ou clínica da doença.

A osteoartrite provoca desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, como os “bicos de papagaio”. Os principais sintomas dessa doença são:

  • Dor nas articulações, que começa aos poucos e aumenta de intensidade com o passar dos anos;
  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular;
  • Perda de flexibilidade;
  • Rangidos e estalos na articulação;
  • Inchaço nas articulações.

Fibromialgia

A fibromialgia é a segunda maior causa de doença reumatológica no Brasil, ficando atrás apenas da osteoartrite. Essa síndrome clínica multifatorial é caracterizada por uma dor generalizada que afeta toda a musculatura do corpo, e surge geralmente entre os 30 e 50 anos, sendo sete vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. 

Os principais pontos de dor são a região da coluna cervical (parte do pescoço), da coluna torácica, os cotovelos, as nádegas, a bacia e os joelhos. Mas ela também pode afetar a lombar, o abdômen, os ombros, a mandíbula, os quadris e as pernas.

“A dor da fibromialgia pode trazer características de dor neurológica, por ser uma dor persistente, lancinante e pode ser acompanhada de dormência ou formigamento”, conta Karina de Paula Bastos Santos, médica de Família e Comunidade na Sami.

Febre reumática (reumatismo no sangue)

A febre reumática, popularmente chamada de reumatismo no sangue, é uma doença inflamatória que se desenvolve após um episódio de amigdalite bacteriana não tratado adequadamente. Ela pode prejudicar as articulações, o coração e o cérebro, provocando sequelas cardíacas graves que podem levar à morte. 

Os principais sintomas são febre, dificuldade para andar, inchaço e dores nas articulações. Se a doença atingir o coração, a pessoa também pode sentir cansaço extremo, falta de ar e sensação de coração disparado.

A febre reumática pode ocorrer em todas as idades, mas a faixa etária de 5 a 15 anos é a mais acometida. O tratamento é feito a base de anti-inflamatórios e injeções intramusculares de penicilina benzatina. A duração do tratamento com a penicilina depende da gravidade da lesão cardíaca, e deve ser realizado no mínimo até os 25 anos de idade. 

Reumatismo tem cura? 

Depende. Algumas doenças reumáticas têm cura e outras não. Mas, independente disso, todas possuem tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas e controlar a progressão da doença. Hábitos de vida saudáveis, principalmente a prática de atividade física, também são essenciais para manter a qualidade de vida de quem convive com o reumatismo.

Como diagnosticar

O diagnóstico de doenças reumáticas é feito através de exame clínico e avaliação dos sintomas. Também podem ser pedidos exames de sangue e exames de imagem, como raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom da articulação, ossos ou membro afetado.

Segundo a Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR), há estudos que indicam que as pessoas costumam passar por até três médicos, em média, até chegar ao diagnóstico correto. Isso prejudica muito o tratamento. Por isso, ao sentir algum desconforto associado ao sistema locomotor, converse com seu time de saúde

Tratamento para reumatismo

O tratamento para reumatismo depende do tipo de doença reumática que a pessoa tem. Mas costuma envolver uso de anti-inflamatórios, cortisona e moduladores da inflamação. Fisioterapia, exercícios físicos e práticas integrativas, como acupuntura, também são grandes aliados na hora de tratar as doenças reumáticas.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×