Início Plano de Saúde Plano de saúde cobre vacinas? Entenda mais sobre o tema

Plano de saúde cobre vacinas? Entenda mais sobre o tema

Autor

Data

Categoria

Principalmente em tempos de pandemia, como a que estamos passando hoje, muitas pessoas se perguntam se o plano de saúde cobre vacinas. Você já tomou alguma vacina sem nenhum custo? Ou já se perguntou se o seu plano de saúde atual ou futuro cobre um plano de vacinação? É sobre isto que vamos falar no conteúdo de hoje.

A vacinação é decisiva para a nossa imunidade e pode ser feita em diferentes idades no decorrer da vida. Protegendo contra doenças comuns e até as mais difíceis de serem encontradas atualmente, justamente pela imunização, a vacina nos traz anticorpos que combatem vírus como os da gripe, sarampo, caxumba e rubéola, e bactérias e que podem ser aplicadas durante a infância, adolescência e na vida adulta.

Veja os tópicos que vamos abordar neste conteúdo.

  1. Mas, afinal, o plano de saúde oferece vacinação?
  2. Quero me vacinar no setor privado, como faço?
  3. Como ocorre a vacinação na rede particular?  
  4. O que a legislação diz sobre o tema?
  5. Conheça os tipos de vacina disponíveis no mercado
  6. Procurando um plano de saúde para você? Vem pra Sami

Mas, afinal, o plano de saúde oferece vacinação?

Não, a vacina não entra no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora dos convênios do Brasil, e por isso não são cobertas pelo plano de saúde. Porém, nem tudo está perdido. Apesar de não ser uma exigência feita pela ANS, alguns planos de saúde oferecem algumas vacinas para os seus clientes.

De uma maneira geral, a maioria das vacinas já são fornecidas pela rede pública de saúde, o SUS, já que isso faz parte do papel desse sistema imunizar a população. Essas vacinas são encontradas de forma simples e estão disponíveis para todo indivíduo cadastrado no Sistema Único de Saúde.

Entretanto, a cobertura dos planos de saúde varia em relação ao procedimento. Por exemplo, a ANS não exige um plano de vacinação para operadoras, mas segundo a Lei nº 9.656/98, é obrigatório o fornecimento de vacina contra a dengue para grupos de risco e a OncoBCG, que protege contra o vírus da tuberculose. Já outras, podem ser cobradas por clínicas particulares integralmente.

Em caso de surtos, mesmo não sendo obrigatório para operadoras, algumas oferecem vacinas esporádicas pelo plano. Por isso, vale sempre verificar se o convênio cobre uma vacina que deseja, por exemplo: no inverno, alguns planos de saúde oferecem gratuitamente a vacina contra a gripe.

Quero me vacinar no setor privado, como faço?

Algumas pessoas preferem se vacinar no setor privado, por isso, algumas operadoras disponibilizam o reembolso da vacina particular, podendo ser completa ou parcial. Certos planos de saúde cobram vacinas para algumas categorias, além disso é possível contratar uma cobertura adicional no seu plano de saúde que cubra o procedimento.

É importante salientar que existem situações em que os pacientes têm direito a solicitar a vacina para o plano, mesmo que não tenha sido contratada a cobertura adicional. Um bom exemplo disso é a OncoBCG, que é um caso particular em que o recém-nascido precisa da aplicação logo depois do parto. Nessa situação, basta solicitar ao médico pediatra enquanto o bebê ainda estiver no hospital e a operadora deverá cobrir a aplicação.

O problema, que acontece com frequência, é que pais esquecem da vacinação logo após do parto e saem do hospital. Nesse caso, o plano de saúde não tem mais a obrigatoriedade de oferecer a vacinação. Portanto, fique atento: apenas dentro do ambiente hospitalar e enquanto a internação pós-parto estiver em curso que tem direito a vacinação.

Outra vacina oferecida pelo plano é a da dengue, como dito acima, mas somente para grupos de risco. Ela é oferecida por seu risco ser mais elevado e, como é transmitida por um mosquito, o controle epidemiológico por parte das entidades públicas acaba sendo difícil.

Como ocorre a vacinação na rede particular?  

É claro que mesmo não sendo uma exigência da ANS, somente para situações específicas, redes particulares possuem clínicas especializadas em vacinação e supervisionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Elas podem ser encontradas o ano todo, mas estão disponíveis mediante pagamento. Vale pesquisar antes de ir até elas, pois os valores podem sofrer alterações de uma clínica para outra e não costumam ser baixos.

Alguns planos possuem parcerias com clínicas de vacinação particulares e, nesses casos, a vacina sai com desconto ou você pode, até mesmo, receber reembolso total.

O que a legislação diz sobre o tema?

Para a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a vigilância em saúde é tarefa do governo, o que inclui planos de imunização. Além disso, há, pelo menos, três obstáculos para implementar a cobertura obrigatória da vacinação em operadoras.

O primeiro obstáculo é a questão da natureza de um programa de vacinação, que é feito com base em critérios epidemiológicos que seguem uma estratégia do governo. Com isso, tendo ou não renda suficiente para a vacinação, você será imunizado. O que dá mais acesso a toda a população, independente da condição socioeconômica.

Já o segundo é a questão econômica dos próprios planos de saúde. Como todos precisarão ser imunizados, as próprias operadoras distribuirão o custo entre os clientes. Sendo assim, o próprio cliente pagará por sua vacina. 

Por último, não é o setor privado que negocia com laboratórios que oferecem imunizantes, mas sim o próprio governo.

Conheça os tipos de vacina disponíveis no mercado

Mesmo que seu plano de saúde não cubra a imunização, o SUS oferece de fácil acesso todo o programa de vacinação para a população. Pensando nisso, é importante entender como funciona uma vacina e quais existem no mercado.

Vacina inativada

São aquelas produzidas com bactérias ou vírus mortos. Entre as vacinas com essa inativação estão a da febre tifóide e a DTP, contra tétano, difteria e coqueluche. Além disso, existem as vacinas inativadas virais, que são contra: hepatite A e B, poliomielite, gripe, HPV e raiva.

Atualmente, temos, contra o vírus da covid-19, a Coronavac, a vacina de origem chinesa que é feita com o vírus inativado.

Vacina atenuada

Diferente das vacinas com o vírus inativado, a vacina atenuada é composta por vírus ou bactéria ainda vivos. Mas calma, eles perdem a capacidade de causar a doença por serem cultivados em um meio propício e observados, sendo enfraquecidos.

Vacinas com o vírus ou bactérias atenuadas são contra: caxumba, sarampo, rubéola, rotavírus, BCG, entre outras.

Atualmente, um exemplo de vacinas contra a Covid-19, é a Astrazenca e a Sputnik V, que são vacinas de “vetor viral”, onde utilizam o vírus manipulado para que seja inofensivo, mas que gere uma resposta para o corpo combater a doença.

Vacina combinada

São vacinas que apresentam mais de um agente infeccioso e protegem contra mais de uma doença, são elas contra DTP e SCR.

Vacina conjugada

Nesse caso, a imunização se dá por meio de componentes específicos do agente causador da doença, como uma proteína. São exemplos: vacina pneumocócica infantil e hemófilos tipo B. 

Procurando um plano de saúde para você? Vem pra Sami

Aqui na Sami, temos a missão de oferecer saúde de qualidade com um preço justo. Nossos planos de saúde são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi e outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de exercícios e academias Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×