Início Plano de Saúde Home care: entenda como funciona a assistência domiciliar à saúde

Home care: entenda como funciona a assistência domiciliar à saúde

Autor

Data

Categoria

A medicina e a tecnologia evoluíram e muitos tratamentos, que antes só podiam ser realizados em um hospital, agora podem ser feitos em casa. Isso ajuda a explicar o crescimento do home care, a assistência à saúde prestada no domicílio do paciente. Na modalidade, a pessoa pode contar com uma equipe de profissionais e com toda a estrutura necessária no ambiente doméstico, o que garante maior conforto e proximidade da família.

Saiba mais sobre esse tipo de atendimento e a relação dele com o plano de saúde! Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Quem pode ser beneficiado pelo home care?
  2. Como funciona o home care?
  3. Quais são as modalidades de home care?
  4. Quais são as vantagens do home care?
  5. Quem tem direito ao home care?
  6. Procurando um bom plano para você e sua família? Vem pra Sami

Quem pode ser beneficiado pelo home care?

O home care é indicado para pessoas de todas as idades que tenham uma condição clínica estável e que consigam fazer o acompanhamento em casa. O médico que acompanha o paciente é quem deve determinar se há ou não indicação de home care em substituição à internação hospitalar. Fazem parte do perfil elegível para a assistência domiciliar à saúde pessoas que estão com:

  • Doenças crônicas; 
  • Alguma limitação motora, parcial ou total; 
  • Câncer, pois já existem instituições que trabalham, por exemplo, a quimioterapia no domicílio; 
  • Período pós-operatório; 
  • Sequelas de patologias ou acidentes, em que a capacidade funcional foi reduzida; 
  • Doença terminal (que não pode ser curada), que podem receber cuidados paliativos rodeados de pessoas e coisas familiares.

Como funciona o home care?

Na escolha por continuar o tratamento em casa, o médico elabora, junto com a equipe de saúde, um plano detalhado e totalmente individualizado do atendimento que será prestado na residência do paciente. Então, a família precisa se organizar para receber o home care com a mesma qualidade e segurança que há no ambiente hospitalar. 

Geralmente, há uma lista de produtos e suprimentos para comprar ou alugar, como cama hospitalar, cadeira de banho e respirador, entre outros. Também há uma rotina de cuidados e atividades a ser seguida, por exemplo, horário para medicamentos, troca de cateteres, alimentação etc.

O serviço de home care envolve uma equipe multidisciplinar, que pode incluir, entre outros profissionais: 

  • Médicos; 
  • Enfermeiros; 
  • Técnicos de enfermagem; 
  • Fisioterapeutas; 
  • Terapeutas ocupacionais; 
  • Nutricionistas; 
  • Fonoaudiólogos; 
  • Psicólogos; 
  • Assistentes sociais. 

Também é necessário eleger um cuidador, que pode ser alguém com vínculo com o paciente (como um familiar), ou alguém sem esse vínculo (um profissional contratado). A função do cuidador é auxiliar o paciente nas atividades do dia a dia, como banho, alimentação, locomoção e administração de medicamentos prescritos, seguindo orientações prévias da equipe de saúde. Ele também deve saber identificar eventuais mudanças e problemas que precisam ser comunicados aos profissionais de saúde.

Quais são as modalidades de home care?

De acordo com o grau de complexidade da condição do paciente, é possível que a equipe médica recomende diferentes modalidades de home care, que podem ser: 

Internação domiciliar – para casos de maior complexidade, em que o paciente recebe cuidados semelhantes ao que receberia em uma internação hospitalar, com profissionais de saúde atuando 24h por dia. É montada uma estrutura personalizada com equipamentos, materiais e medicamentos. 

Atendimento domiciliar – serviço de atendimento ambulatorial, em que o paciente recebe a visita periódica de profissionais de saúde para consultas, monitoramento, administração de medicamentos e cuidados de enfermagem.

Visita domiciliar – essa modalidade em um caráter mais pontual, os profissionais de saúde fazem uma avaliação das demandas da pessoa, bem como do ambiente onde ela vive, para estabelecer um plano assistencial com objetivo definido. 

Quais são as vantagens do home care?

A assistência domiciliar tem diversos benefícios, tais como: 

  • Conforto, privacidade e praticidade de estar em casa; 
  • Aumento da convivência do paciente com a família, garantindo maior acolhimento e suporte emocional; 
  • Prestação de um atendimento mais humanizado;
  • Maior grau de autonomia desses pacientes; 
  • Redução do risco de infecção hospitalar; 
  • Maior disponibilidade de leitos hospitalares; 
  • Redução dos custos da internação.

Quem tem direito ao home care?

Pelo convênio de saúde – o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entende que beneficiários de planos de saúde hospitalares têm direito à cobertura de internação em regime de home care, quando a equipe médica verifica que essa é a melhor opção ao paciente. Então, embora a assistência domiciliar não esteja prevista no rol de procedimentos de cobertura obrigatória dos planos de saúde estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras devem custear. Geralmente, contratam empresas terceirizadas que oferecem o serviço.

Pelo SUS – também é possível conseguir o home care pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem o objetivo de assistir pessoas que possuem dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde. O atendimento em casa pode ser realizado de diferentes maneiras: 

Atenção básica – se o paciente tem um problema de saúde controlado e pode ser visitado de maneira mais espaçada, a assistência é prestada por uma equipe de atenção básica.

Melhor em Casa – é um programa criado pelo governo federal para levar equipes multiprofissionais, insumos e equipamentos à casa das pessoas que necessitam de cuidados mais intensivos. Porém, nem todos os municípios contam com esse programa. Quem precisa dele deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da sua residência ou com a secretaria de saúde da sua cidade para verificar a disponibilidade do serviço na sua região.

O que faz um enfermeiro no home care?

A atenção domiciliar de enfermagem abrange um conjunto de atividades desenvolvidas por membros da equipe de enfermagem para a pessoa que necessita de cuidados. É imprescindível que esses profissionais conheçam previamente a situação do paciente para poder atender às necessidades dele e garantir o bem-estar e a manutenção da saúde. A atuação do enfermeiro no home care inclui:

  • Ações educacionais – dar orientações a familiares, cuidadores e pacientes e prepará-los para prevenção de riscos em casos de emergência; 
  • Ações assistenciais – aplicar medicamentos por via intravenosa, realizar o manejo de feridas, gerir dores, verificar sinais vitais e realizar outros procedimentos técnicos. 
  • Ações interacionais – comunicar-se, ouvir, ajudar, estabelecer uma relação de confiança e fornecer apoio psicológico ao paciente; 
  • Ações administrativas – realizar supervisão clínica e administrativa, planejamento e organização das visitas domiciliares, coordenação do cuidado e gestão do caso.

Vale ressaltar que não cabe ao enfermeiro, no exercício profissional em home care, a realização de trabalhos domésticos, como limpeza da casa e preparo de refeições. Mas as atribuições dele incluem as atividades de limpeza de equipamentos, móveis do paciente e acessórios que forem necessários à realização do cuidado seguro.

Procurando um bom plano para você e sua família? Vem pra Sami

Procurando um bom plano de saúde para você e sua família? Vem pra Sami. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Cada um de nossos membros tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem a coordenação da sua saúde com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi e mais.

Além disso, sabemos que a sua saúde é muito mais que a carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Referências

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/melhor-em-casa  – acessado em 20/07/2021.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×