Início Saúde Gestão de benefícios: o que é e qual o impacto na saúde...

Gestão de benefícios: o que é e qual o impacto na saúde do colaborador

Autor

Data

Categoria

Sua empresa investe em gestão de benefícios?

Oferecer benefícios que vão além dos obrigatórios se torna um diferencial competitivo no mercado, atraindo e auxiliando na retenção de talentos.

Contudo, sem um gerenciamento adequado, essas vantagens podem ser subaproveitadas, ou pior: ser apenas uma fonte de gastos para a companhia, sem que os colaboradores vejam qualquer valor nelas.

Daí a importância de priorizar aqueles que realmente fazem a diferença para o seu time, criando um ambiente de trabalho saudável com clima organizacional positivo e maior produtividade.

Neste artigo, a gente explica como funciona a administração e gestão de benefícios, suas vantagens e um passo a passo para começar esse processo dentro do seu negócio.

Vamos lá? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é gestão de benefícios?
  2. Para que serve a gestão de benefícios?
  3. Principais vantagens da gestão de benefícios
  4. Como a gestão dos benefícios impacta a saúde do colaborador?
  5. Como fazer a gestão de benefícios corporativos
  6. A escolha do plano de saúde na gestão de benefícios
  7. A Sami oferece planos com o melhor custo-benefício

O que é gestão de benefícios?

Gestão de benefícios é um conjunto de medidas adotadas para obter o melhor resultado possível com a oferta de vantagens aos funcionários.

Em vez de fornecer apenas pacotes tradicionais, as empresas que fazem gestão coletam dados para saber quais são os benefícios mais desejados por sua equipe, o formato alinhado ao seu propósito e que tipo de retorno eles trazem para a companhia.

Afinal, as pessoas são o capital mais importante para qualquer organização nos dias de hoje, pois são elas que constroem a reputação da marca, que realizam as ações necessárias e representam a companhia diante dos clientes e parceiros.

Nesse contexto, não faz sentido dispor de benefícios sem extrair todo o seu potencial para melhorar a qualidade de vida no trabalho – e, por consequência, a produtividade e lucros do seu negócio.

Para que serve a gestão de benefícios?

Basicamente, a gestão de benefícios serve para aumentar a assertividade na oferta e o aproveitamento das vantagens pelos colaboradores.

Imagine, por exemplo, que sua empresa resolva adicionar um auxílio-creche ao pacote atual de benefícios.

As lideranças ficam animadas com o projeto, esperando que ajude os funcionários a organizar sua rotina diária e ter mais foco enquanto trabalham, mas, depois de meses, notam que nada mudou.

Uma investigação inicial revela o motivo: a maioria dos funcionários não tem filhos, e, entre os poucos que têm, as crianças já são crescidas.

Em resumo, o benefício nem chegou a ser utilizado.

Claro que essa é uma situação extrema, então, vamos a um exemplo mais corriqueiro.

Imagine que você acabou de contratar 5 novos funcionários e perguntou sobre os benefícios mais desejados por eles.

Descobriu, nessa dinâmica, que seu time valoriza um bom plano de saúde.

Rapidamente, você faz cotações e contrata um convênio para o grupo, mas não informa as pessoas sobre esse novo benefício.

Sem essa informação, as pessoas continuam utilizando o SUS, perdendo dias de trabalho em filas de prontos-socorros e aguardando semanas para conseguir uma consulta com especialistas.

Em ambos os exemplos, o problema foi a falta de gestão dos benefícios.

Na primeira situação, não houve uma pesquisa prévia para verificar a necessidade do auxílio-creche.

Na segunda, houve falha na comunicação sobre o novo plano de saúde, fazendo com que não fosse utilizado pelos beneficiários.

Principais vantagens da gestão de benefícios

Como vimos acima, investir na gestão de benefícios permite a escolha dos mais alinhados ao estilo de vida do seu time, otimizando recursos e contribuindo para deixar os funcionários mais satisfeitos.

Nesse cenário, seu negócio experimenta uma série de vantagens. 

Veja algumas delas a seguir.

Aumenta a motivação dos funcionários

Uma boa gestão de benefícios mostra para os colaboradores que eles têm grande valor para a empresa, que não são apenas números ou ferramentas para atingir metas.

Isso porque o gerenciamento possibilita a oferta de benefícios que realmente interessam aos funcionários, evitando situações como as que citamos no tópico anterior.

Ao se sentirem valorizadas e gratas, as pessoas se dedicam mais ao trabalho, ganhando produtividade e elevando a qualidade das entregas.

Por consequência, caem os índices de absenteísmo (faltas e atrasos) e de rotatividade ou turnover, já que indivíduos satisfeitos se sentem bem e pensam duas vezes antes de trocar de empresa.

Agrega qualidade de vida no trabalho

Se os colaboradores estão contentes, certamente terão uma percepção mais positiva em relação ao bem-estar, ou seja, à qualidade de vida no trabalho (QVT).

Fazer a gestão dos benefícios melhora diversos fatores de promoção da QVT, como o salário percebido e o clima organizacional.

Lembrando que o salário percebido vai além da remuneração, incluindo os benefícios disponibilizados pela companhia – que geram economia e elevam o poder de compra dos funcionários.

Já o clima organizacional melhora a partir do reconhecimento e valorização do time.

Otimiza a administração dos recursos financeiros

Fornecer benefícios é fundamental para engajar a equipe, no entanto, é preciso ter cuidado para que eles não comprometam o orçamento do seu negócio.

Uma gestão assertiva dá o suporte necessário para que a empresa garanta vantagens aos colaboradores, sem sacrificar a saúde financeira.

Como a gestão dos benefícios impacta a saúde do colaborador?

A saúde do trabalhador sofre influência direta da qualidade de vida no trabalho, pois a atividade profissional ocupa boa parte da vida das pessoas. 

E os benefícios melhoram a percepção da QVT.

Permanecer 8 horas diárias sob pressão para alcançar metas inatingíveis, em um ambiente hostil, sem apoio do chefe e dos colegas costuma ter efeitos negativos para a saúde do corpo e da mente.

Dores de cabeça, fadiga e problemas gastrointestinais estão entre os males físicos que podem aparecer, junto à maior ingestão de alimentos processados e falta de disposição para se exercitar.

Essa rotina prejudicial eleva as chances de o colaborador sofrer com doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes em todo o mundo. 

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, só em 2016, 17,9 milhões de pessoas tenham falecido em decorrência dessas patologias.

Outra questão preocupante é a saúde mental, que também é afetada por fatores como isolamento, bullying no trabalho e clima organizacional ruim.

No Brasil, dados divulgados pela Secretaria da Previdência revelam que a depressão foi o principal motivo para o pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho, respondendo por 30,67% desses casos.

Ansiedade e burnout são outros transtornos comuns que comprometem a saúde mental no trabalho, pedindo medidas para tornar os ambientes ocupacionais mais acolhedores.

Apostar na gestão de benefícios contribui para isso, além de investir em programas de psicologia organizacional.

Como fazer a gestão de benefícios corporativos

Agora que você entende a importância da gestão de benefícios corporativos, pode implementar esse processo no seu negócio.

Acompanhe, abaixo, um passo a passo para simplificar o gerenciamento.

1. Trace o perfil dos funcionários

Antes de contratar qualquer benefício, você precisa conhecer as aspirações e necessidades do público interno, ou seja, dos colaboradores.

Para tanto, é inteligente aplicar pesquisas e questionários perguntando sobre as dificuldades diárias e pedindo sugestões sobre as vantagens mais atrativas aos olhos da sua equipe.

Claro que as respostas terão variações, mas, com esses dados em mãos, fica mais fácil encontrar os pontos em comum e eleger os benefícios relevantes.

2. Avalie o orçamento disponível

Como citamos antes, os benefícios não podem prejudicar o caixa da companhia. 

Então, verifique quais deles realmente cabem no orçamento antes de incluí-los no pacote.

Não significa que você deva desistir se um benefício importante parecer caro demais. 

A chave para equilibrar vantagens e investimento financeiro é buscar pela alternativa com o melhor custo-benefício para o seu negócio.

3. Ofereça pacotes flexíveis

Se possível, fuja das opções prontas e deixe que cada funcionário defina os benefícios que fazem mais sentido para seu momento de vida.

Com maior flexibilidade, o time tende a valorizar ainda mais os benefícios corporativos.

4. Capriche na comunicação

Um dos erros mais comuns entre as empresas está na comunicação sobre os benefícios e as regras de uso.

Para virar esse jogo, faça campanhas logo após definir os pacotes disponíveis e inclua explicações nos programas de integração de novos empregados.

Outra dica de ouro é elaborar um documento detalhando a política de benefícios da companhia para evitar qualquer mal-entendido.

5. Meça os resultados

Colha dados antes e depois de implantar a gestão de benefícios. 

Assim, dá para comparar os cenários e conferir os ganhos na produtividade, lucratividade e satisfação do time.

Medir os resultados também vai dar base para fazer adaptações, priorizando os benefícios mais utilizados e que deram maior retorno para sua equipe.

A escolha do plano de saúde na gestão de benefícios

O plano de saúde está entre os benefícios mais desejados pelos profissionais, pois diminui a espera por atendimento e favorece uma rotina de cuidados preventivos.

No entanto, o preço pode ser impeditivo para dar acesso a um convênio de qualidade, o que pede uma boa pesquisa de mercado antes de assinar o contrato.

Para economizar, você pode dar preferência aos planos com abrangência municipal ou regional, acomodação em quarto compartilhado (enfermaria) e rede credenciada mais enxuta.

A Sami oferece planos com o melhor custo-benefício

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×