Início Saúde Atenção primária e promoção da saúde: qual a relação?

Atenção primária e promoção da saúde: qual a relação?

Autor

Data

Categoria

Ir ao hospital com dor e a aliviarem apenas basta para você? Nos dias atuais, as pessoas buscam, cada vez mais, a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. Prevenir e promover a saúde viraram prioridades na lista daqueles que prezam por uma vida íntegra.

Portanto, apenas aliviar uma dor ao senti-la não basta. Precisamos entender o motivo, investigar e, se possível, prevenir para que ela não apareça mais. Investigação, orientação, auxílio e assistência ao longo do tempo são ações primordiais para a Atenção Primária à Saúde.

Já há algum tempo a promoção da saúde deixou de ter como significado o alívio de algum sofrimento, para se tornar uma atividade que envolve diversos campos da vida, como: moradia, renda, educação, alimentação, ambiente, lazer, paz, trabalho, economia, mobilidade, entre outros.

Mas qual a relação entre a atenção primária e a promoção da saúde? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. Qual a relação entre atenção primária e promoção da saúde?
  2. Como a atenção primária atua na promoção da saúde?
  3. A Sami é o melhor plano de saúde baseado em atenção primária à saúde

Qual a relação entre atenção primária e promoção da saúde?

O termo “promoção da saúde” apareceu pela primeira vez em 1920, quando começaram a surgir esforços para promover uma organização comunitária, com o objetivo de melhorar as condições de saúde e realizar programas educacionais para a população.

Com o passar do tempo, a medicina preventiva se tornou uma das ações da Atenção Primária, que tem o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar da sociedade. De acordo com o Artigo 196, da Constituição Brasileira: a saúde é um direito de todos e dever do Estado, que garante medidas políticas sociais e econômicas que visam reduzir o risco de doenças, agravos e acesso universal e igualitário às ações e serviços da saúde para a promoção, proteção e recuperação.

No entanto, o termo “promoção da saúde” não se tornou o que entendemos hoje de uma hora para outra. A promoção da Saúde apareceu, como entendemos, na 1ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde. Como um marco, a promoção da saúde se tornou uma estratégia para fornecer à sociedade recursos para melhorar a saúde, oferecer controle e alcançar o maior bem-estar.

Além disso, na mesma conferência, que aconteceu no Canadá (OMS, 1986), ficaram definidas algumas ações, como:

  • reforçar a defesa da proposta por meio de ações comunitárias;
  • capacitar comunidades e indivíduos sobre saúde e ambiente, por meio da educação e maior participação nos processos de tomada de decisão;
  • criar alianças para a saúde e os ambientes favoráveis, reforçando a cooperação entre as campanhas e estratégias nas áreas da saúde e do ambiente;
  • assegurar o acesso igualitário a ambientes favoráveis à saúde.

Através desses pontos, foram definidos, ainda, cinco áreas de ação, sendo: construção de políticas públicas saudáveis, criação de ambiente favorável, fortalecimento de ações comunitárias, desenvolvimento de habilidades individuais e reorientação dos Serviços de Saúde.

Muitas mudanças ocorreram com o passar dos anos em relação à saúde. No entanto, uma das mais importantes e amplas reformas foi conhecida como a Reforma Sanitária. No Brasil, ela reordenou e rompeu com antigas formas de promover a saúde à população e se fundamentou em princípios gerais que garantem a ordem, a integridade e a equidade. 

Porta de entrada do sistema de saúde, a atenção primária é a responsável pelo cuidado da saúde do indivíduo, família e sociedade ao longo do tempo. E parte disso também é atuar na promoção da saúde.

Como a atenção primária atua na promoção da saúde?

Você sabia que a atenção primária tem a capacidade de responder a 85% das necessidades em saúde? De acordo com estudos, o modelo consegue esse resultado por meio de serviços preventivos, reabilitações e promoção em saúde, orientando cuidados e sabendo lidar com diversos contextos de vida.

A atenção primária se dedica ao cuidado de pessoas, famílias e comunidades. Isto significa dar o atendimento inicial, coordenar o cuidado com os especialistas necessários e os outros níveis de atenção e, também, na promoção da saúde e gerenciamento dos riscos, de acordo com a característica e necessidades de cada pessoa, família e no contexto desta comunidade.

Por meio da APS, o sistema reúne diretrizes e ações programáticas para prever problemas de uma determinada população e, assim, prevenir e promover a saúde para o núcleo. Através de cruzamento de dados e informações que são constantemente inseridas, é possível entender e antecipar dificuldades comuns em uma região, família, população ou sociedade.

De acordo com o artigo Atenção Primária e Promoção à Saúde, terceiro volume, 1ª edição, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS,temos como exemplo o problema relacionado à gripe, que é recorrente e pode trazer problemas graves para idosos, e a ação para prevenção e promoção a saúde é a vacinação.

Um outro exemplo interessante fora do Brasil é a Canadian Task Force. Essa iniciativa canadense é um esquema que se comprovou benéfico para tomadas de decisões e incentivos que promovem a saúde e previnem doenças através do mapeamento populacional e cruzamento de dados.

Um dos focos de atuação desta iniciativa são as doenças sexualmente transmissíveis, que acometem adolescentes e população em geral, e pode ter como ação preventiva e promoção da saúde medidas de aconselhamento rotineiro para uso de camisinha. 

A Sami é o melhor plano de saúde baseado em atenção primária à saúde

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo através do modelo da Atenção Primária e do Cuidado Coordenado.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×