Início Plano de Saúde Plano de saúde cobre fisioterapia?

Plano de saúde cobre fisioterapia?

Autor

Data

Categoria

Muitas dúvidas cercam clientes de plano de saúde: o que cobre, o que não está no rol de obrigatoriedades, valores, direitos, deveres, entre outros. E um ponto que gera bastante dúvida é exatamente a fisioterapia. Meu plano de saúde é obrigado a cobrir?

Essa área da medicina tem como pilar a promoção da qualidade de vida e da saúde, possibilitando a recuperação de acidentados, trata malformações, vícios de postura, bem como assegura a capacidade do paciente, tanto física como funcionalmente.

A fisioterapia está entre os serviços mais procurados na rede particular, e não é à toa: crianças a idosos usufruem da modalidade e têm um grande diferencial no bem-estar físico e mental ao longo prazo. Afinal, ela alivia dores, trata desvios e previne problemas futuros.

Mas será que o plano cobre? É isto que vamos responder com este conteúdo. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. O convênio é obrigado a cobrir fisioterapia?
  2. Como funciona na prática?
  3. O que o rol da ANS diz sobre a cobertura?
  4. Quais são os principais tratamentos fisioterapêuticos?
  5. Existe carência em tratamentos de fisioterapia?
  6. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami

O convênio é obrigado a cobrir fisioterapia?

Desde 1999, de acordo com a Lei dos Planos de Saúde (9656/98), todo convênio é obrigado a cobrir fisioterapia de acordo com indicação médica e que tenham como objetivo a recuperação da saúde.

No entanto, é preciso ficar atento que consultas e sessões de fisioterapia possuem coberturas diferenciadas. Consultas com fisioterapeutas e sessões de fisioterapia passaram por mudanças pelo rol de obrigatoriedade em planos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Enquanto as sessões devem ser ilimitadas e seguir a orientação do médico do paciente, as consultas com fisioterapeutas são limitadas para duas consultas ao ano para cada nova doença diagnosticada que precise do serviço, de acordo com o rol atualizado em outubro de 2015.

Assim como a consulta, as sessões também precisam de uma indicação médica com motivo aparente para aproveitamento do benefício. Querer fazer apenas não é uma razão para ter a liberação do plano de saúde.

Como funciona na prática?

Ter um limite para as consultas com fisioterapeutas possivelmente não é o que você gostaria. No entanto, essa medida pode te atender perfeitamente: você terá direito a ir a um fisioterapeuta assim que descobrir um problema ou ocorrer um trauma. Ele irá prescrever a quantidade de sessões, que são ilimitadas, e você terá direito ao retorno. Anualmente, duas consultas fazem parte do seu direito.

Caso o fisioterapeuta prescrever apenas 20 sessões, você terá direito a apenas as sessões prescritas. Mas e se eu precisar de mais?
Ele poderá retomar o tratamento e prescrever mais sessões.

O que o rol da ANS diz sobre a cobertura?

É importante ficar atento quanto ao contrato firmado com o convênio: de acordo com a ANS, contratos fechados antes de 1999 negam cobertura ao tratamento. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor garante que é dever da empresa que presta assistência à saúde garantir a cobertura da fisioterapia.

Já em casos de contratos firmados a partir de 1999, bem como aqueles que foram adaptados a atualizada Lei de Planos de Saúde, têm como obrigação assegurar a cobertura da fisioterapia desde que ela tenha como indicação a recuperação de saúde do paciente.

Quais são os principais tratamentos fisioterapêuticos?

A fisioterapia resgata e promove a qualidade de vida do paciente. Pensando nisso, ela oferece uma lista de procedimentos com o objetivo. Você conhece ou já ouviu falar dos procedimentos a que você tem direito?

  • Crioterapia: com compressas e imersões frias, a crioterapia diminui dores e inflamações;
  • Eletroterapia: uma das mais conhecidas, a eletroterapia utiliza correntes elétricas em diferentes intensidades para estimular o músculo a se regenerar e melhorar dores;
  • Cinesioterapia: tem a finalidade de melhorar a funcionalidade da parte do corpo afetada por meio de alongamentos e fortalecimentos;
  • Fototerapia: pelo que o nome já sugere, esse tratamento utiliza a luz para reduzir dor e inflamação, bem como reparar o tecido;
  • Massoterapia: são massagens para relaxar músculos, drenar e estimular terminações nervosas;
  • Hidroterapia: é a prática de exercícios na água, sendo fria ou morna. Ela ajuda a relaxar e melhora a mobilidade;
  • Respiratória: com o uso de incentivadores respiratórios, o tratamento melhora o sistema respiratório e o reabilita quando necessários. É bastante indicado para pessoas com crises severas de asma ou bronquite asmática;
  • Mecanoterapia: é um tratamento analgésico e anti-inflamatório por meio de equipamentos. Nesse tratamento, é importante entrar em contato com o plano para verificar se o mesmo cobre, devido aos medicamentos usados.

Existe carência em tratamentos de fisioterapia?

Contratar um plano de saúde para usufruir dos benefícios da fisioterapia pode ser uma boa opção, quando aliada a outros procedimentos necessários, como consultas com outros especialistas, hospitais, exames, entre outros.

Mas é importante ressaltar que existe um período de carência para consultas e sessões de fisioterapia. Nesse caso, de acordo com a ANS, a carência máxima é de 180 dias. Algumas operadoras podem diminuir esse tempo, mas nunca aumentar.

Além disso, em caso de doenças ou lesões pré-existentes, você terá uma limitação de cobertura (Cobertura Parcial Temporária) para estes casos por até 2 anos.

Portanto, fique atento ao contrato firmado entre você e o seu plano de saúde e busque informações relacionadas às coberturas e suas carências determinadas a critério do plano.

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami 

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×