Início Saúde O que são os níveis de atenção primária, secundária e terciária?

O que são os níveis de atenção primária, secundária e terciária?

Autor

Data

Categoria

No mundo a fora, bons sistemas de saúde são organizados por diferentes níveis de atenção. Elas são a atenção primária, secundária e terciária à sáude.

A atenção primária intervem de forma precoce e preventiva nas doenças e ajuda a manter a saúde de forma eficaz

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

O que é a Atenção Primária a Saúde?

Determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essas categorias correspondem a um conjunto de serviços disponíveis para os indivíduos e são diferenciados pelo nível de complexidade do caso. 

Buscando promover, bem como manter, a saúde da população brasileira e demandas relacionadas à comunidades específicas, os níveis de atenção à saúde existentes no Brasil são três: primária, secundária e terciária. Mas você sabe exatamente para que servem e o que significam?

Vamos entender um pouco melhor sobre os níveis de atenção neste conteúdo. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. O que é a atenção primária?
  2. Mas e a atenção secundária, como funciona?
  3. O setor terciário e a sua responsabilidade
  4. Qual a vantagem do sistema ser dividido em níveis de atenção?
  5. Os profissionais de cada setor
  6. A Sami é o seu plano de saúde baseado na atenção primária

O que é a atenção primária?

A atenção primária, resumidamente, é a porta de entrada do sistema de saúde. Em geral, ele é composto por médicos de família e comunidade e equipes de enfermagem que prestam o primeiro atendimento, resolvem a maioria das necessidades de saúde e coordenam a utilização dos níveis mais complexos de atenção. 

Esse nível de atenção desempenha um papel fundamental nos cuidados com a população, resolvendo cerca de 85% dos problemas de saúde. Além disso, atuam na prevenção de doenças do grupo populacional ao qual ela é responsável, além de ações de promoção da saúde. Em linha geral, seu papel é restituir, preservar e promover o bem-estar da população, prestando atendimento de saúde centrado na pessoa, não na doença.

A atenção primária tem como objetivo ser integrada com os outros níveis de atenção, no chamado cuidado coordenado. Neste modelo, a atenção primária direciona pacientes para os níveis de atenção superior quando necessário e recebe as informações dos especialistas para dar a continuidade do cuidado.

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
O que é o Cuidado Coordenado da Saúde?

Mas e a atenção secundária, como funciona?

A ideia central do nível secundário é receber pacientes encaminhados do setor primário que necessitam de atendimentos mais especializados, com médicos voltados exclusivamente para a solução de problemas específicos e, claro, que precisam de um suporte maior e mais adequado para manter a estabilidade do indivíduo. Isso inclui atendimentos considerados de urgência e emergência. 

Uma vez que o nível primário está relacionado a casos de baixa complexidade, o nível secundário está ligado a casos de média complexidade ou mais especializados. Podemos incluir aqui clínicas especializadas e especialistas médicos. Por exemplo, um cardiologista está na atenção secundária à saúde.

Como dito acima, a atenção primária está voltada a consultas, exames e acidentes menores de menor complexidade. Portanto, a atenção secundária está um degrau acima e atende doenças crônicas e agudas, situações mais graves e procedimentos que solicitam intervenção especializada.

Alguns exames podem estar incluídos dentro da atenção secundária, como aqueles que demandem equipamento menos especializado e menor necessidade de equipe, por exemplo.

O setor terciário e a sua responsabilidade

O nível de atenção terciário compreende os hospitais de grande porte, sendo privados ou públicos. Eles são aptos para receberem casos de alta complexidade e que necessitam de atendimento especializado, invasivo, rápido e de urgência. 

A atenção terciária entra em cena quando a vida do paciente está em risco. São casos graves que necessitam de equipamentos muito avançados e de ponta, a ressonância magnética é um bom exemplo para ser citado. Além disso, é de extrema importância a presença de equipamentos que monitoram e garantem o suporte à vida do paciente. 

Imagem de leito de internação em quarto individual de hospital, presente no texto que explica o que é a atenção terciária à saúde no blog da Sami

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

O que é a Atenção Terciária à Saúde?

Qual a vantagem do sistema ser dividido em níveis de atenção?

O objetivo da divisão é haver uma distribuição uniforme e justa relacionada à complexidade dos casos. Imagine que pessoas com baixa complexidade, como apenas uma gripe, lotassem um hospital de grande porte e impedissem um atendimento rápido para um paciente em condição de risco de vida? Essa é a vantagem do sistema de atenção primária e demais níveis de atenção.

Na teoria, o sistema dividido desse modo, acaba tendo uma distribuição mais igualitária e prática para que todos que necessitam ser atendidos consigam um atendimento de qualidade, desde um simples resfriado à uma cirurgia de emergência. 

No entanto, a prática precisa funcionar com uma boa gestão, o que engloba um preparo maior e mais focado em formar profissionais aptos para lidarem com um sistema nacional e de grande demanda. Além disso, é necessário sempre haver atualizações constantes sobre melhorias que possam ser implementadas, tanto na gestão, como nos procedimentos e equipamentos. 

Em uma boa gestão existe o diálogo entre todas as partes da atenção à saúde, são como pontes bem construídas e firmes. Elas precisam se integrar para fortalecer um único sistema, sendo essencial investir nas três áreas igualmente e não focar em apenas uma ou duas.

Os profissionais de cada setor

Assim como equipamentos, localização e gerenciamento de risco alteram de um nível para o outro, especialistas também são responsáveis por uma demanda em cada setor. Como podemos ver abaixo:

Setor primário: esse setor, por atender casos simples e que precisam de atenção constante à preservação da saúde de uma comunidade, por exemplo, dispõe de médicos gerais e especialistas em medicina da família. Eles orientam e cuidam do paciente mesmo após o paciente sair da clínica, por exemplo. 

Setor secundário: já este setor conta com médicos especialistas e voltados a casos específicos, como cardiologistas, neurologistas, pediatria, ortopedia, entre outros. A fim de atender uma demanda mais específica, mas com complexidade média, como um infarto, AVC, fraturas simples etc. 

Setor terciário: por compreender hospitais de grande porte, a especialidade também precisa ser mais voltada a casos graves. Aqui estão médicos neurocirurgiões e nefrologia pediátrica, por exemplo, que exigem uma capacidade ainda mais aprofundada. Afinal, são eles que lidam com casos em que exigem total atenção para preservar a vida do paciente em alto risco. 

A Sami é o seu plano de saúde baseado na atenção primária

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo através do modelo da Atenção Primária e do Cuidado Coordenado.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×