Início Plano de Saúde Vale a pena ter plano de saúde?

Vale a pena ter plano de saúde?

Autor

Data

Categoria

Será que vale a pena ter plano de saúde?

Em meio a um cenário de incertezas, crise econômica e perda de receitas, muita gente se faz essa pergunta.

Afinal, se já pagamos impostos para utilizar a saúde pública, por que arcar com mais despesas ao contratar um convênio médico?

Por outro lado, a própria crise atual evidencia a necessidade de aumentar o acesso a serviços de qualidade em tempo hábil, a fim de evitar que uma doença se agrave.

Em situações de emergência, conseguir esse atendimento com agilidade pode até salvar vidas. Esse também é um ponto bem importante na dúvida entre plano de saúde ou guardar dinheiro, já que situações de emergência podem gerar um grande custo.

Se está enfrentando o dilema plano de saúde X equilíbrio financeiro, este artigo é para você. Não importa se você é empreendedor, universitário ou outro!

Siga com a leitura para conferir insights e tomar a decisão mais adequada a sua realidade. Neste conteúdo, vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  1. Vale a pena ter plano de saúde?
  2. Quem precisa de plano de saúde
  3. Quais vantagens um plano de saúde propicia?
  4. Como escolher o melhor plano de saúde?
  5. A Sami tem o plano de saúde que cabe no seu bolso

Vale a pena ter plano de saúde?

Aumento das tarifas da conta de luz, do preço do gás, combustíveis, alimentos…

No último ano, temos visto os custos de serviços e produtos básicos subirem, diminuindo o poder de compra das famílias brasileiras. 

Um dos vilões por trás da situação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que teve alta acumulada de 8,99% entre agosto de 2020 e agosto de 2021.

A pandemia provocada pelo coronavírus teve papel de destaque para o quadro, levando boa parte dos brasileiros a cortar gastos com serviços não essenciais.

Contudo, o número de beneficiários de planos de saúde cresceu no período, atingindo o maior patamar dos últimos 5 anos, com um total de 48.137.767. 

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), só entre maio de 2020 e maio de 2021 o setor ganhou mais de 1,3 milhão de clientes.

O fenômeno faz sentido se observarmos os números da última pesquisa Vox Populi, que aponta uma satisfação de 84% entre os usuários de planos de saúde no Brasil – percentual mais elevado da série histórica do estudo.

Outros dados de interesse são que 90% dos clientes têm a intenção de continuar com seus convênios e 86% os recomendariam para amigos e familiares.

Entre aqueles que não possuem esse produto, 58% afirmam que se sentiriam mais seguros se tivessem um plano de saúde no último ano.

Então, se você prioriza a segurança para manter uma rotina de cuidados, vale a pena pagar pelo plano de saúde.

Quem precisa de plano de saúde

Ter um convênio pode facilitar a vida de qualquer pessoa, desde que o produto esteja alinhado a suas necessidades.

Bebês e crianças se beneficiam das consultas marcadas e realizadas rapidamente, além da assistência feita por um mesmo pediatra e o acesso ao pronto-socorro quando preciso.

Afinal, durante a infância é normal sofrer pequenos acidentes enquanto se descobre o mundo através das brincadeiras.

Adolescentes continuam dispondo do atendimento pediátrico, com orientações essenciais sobre temas como puberdade, sexualidade e saúde mental para lidar com os conflitos naturais desse período.

Já os jovens adultos contam com o suporte do plano de saúde para prevenir doenças, fazer o planejamento familiar e se manterem produtivos no trabalho.

Fases delicadas como a gravidez pedem uma atenção mais completa, por meio do convênio com obstetrícia para garantir um pré-natal tranquilo.

Com o avanço da idade, o tratamento de males crônicos como diabetes e pressão alta entra em jogo, e pode ficar bem mais simples se você contar com um plano de saúde.

Depois de cumprir o tempo de carência, será possível realizar procedimentos de alta complexidade sem desembolsar um real além do valor das mensalidades.

Isso sem mencionar o risco de acidentes e patologias graves, que está presente em qualquer etapa da vida.

Com certeza, o diagnóstico, tratamento e recuperação serão mais confortáveis e menos estressantes para os beneficiários de um plano de qualidade.

Quais vantagens um plano de saúde propicia?

Como citamos acima, o convênio médico representa benefícios diferentes em cada fase da vida, para diferentes perfis de clientes.

É por isso que, hoje, existem produtos direcionados a públicos específicos, como o plano de saúde para o microempreendedor individual (MEI)

Essa modalidade é ofertada dentro dos planos coletivos, permitindo o acesso a serviços completos a preços competitivos.

A seguir, trazemos outras 4 vantagens de investir num convênio.

1. Menor espera por consultas e exames

Depender somente do atendimento pelo SUS acaba levando a longas filas de espera, pois existe uma grande demanda por todo tipo de procedimento.

Nesse contexto, o plano de saúde é uma opção para marcar suas consultas em poucos dias, receber socorro imediato ou dar continuidade a um tratamento sem se preocupar com a falta de insumos e profissionais.

2. Suporte para tratar doenças crônicas

Quem sofre com patologias crônicas costuma dar ainda mais importância às rotinas de saúde, pois são elas que elevam o bem-estar e evitam complicações.

Ter um convênio médico facilita uma série de processos de acompanhamento da doença, desde o seguimento dado por um mesmo especialista ou equipe até a realização de cirurgias com mais agilidade.

3. Reforço nas medidas preventivas

Um plano de saúde ideal é aquele que ajuda você não apenas a cuidar, mas também a prevenir o desenvolvimento de doenças.

Essa é uma dinâmica inteligente, que poupa gastos para você e para a operadora do plano.

E o melhor: cultivando hábitos saudáveis, caem as chances de adoecimento e aparecimento de sintomas incômodos como dores de cabeça, falta de ar e palpitações.

4. Mais qualidade de vida

Como resultado dessas vantagens, você se sente mais bem disposto, bem-humorado e produtivo, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

A combinação entre fácil acesso à assistência clínica, comportamentos e relacionamentos saudáveis eleva também a sua qualidade de vida, deixando energia e motivação para correr atrás dos seus objetivos.

Como escolher o melhor plano de saúde?

Separamos este espaço para compartilhar dicas que vão ajudar você na busca pelo convênio mais adequado a suas necessidades.

Mas, primeiro, tenha em mente que existe plano de saúde barato, sim

O segredo é fazer uma boa pesquisa de mercado antes de contratar o seu.

Seguir nosso pequeno roteiro também é uma boa pedida.

Imagem de homem e mulher andando de bicicletas juntos, representando o conceito de saúde no texto sobre como escolher o melhor plano de saúde, presente no blog da Sami

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como escolher o melhor plano de saúde?

Defina o que é indispensável

Muitas vezes, as mensalidades estão acima do orçamento porque o plano que você encontrou tem serviços que não são prioridade no momento.

Portanto, vale definir o que é negociável e o que o convênio precisa mesmo ter.

Quem faz muitas viagens em outros estados pode desejar um plano nacional, porém, esse gasto pode ser reduzido se o usuário só vai utilizar a rede credenciada em uma ou duas cidades.

Outro fator que merece sua atenção é o tipo de plano, que determina quais coberturas estarão inclusas.

Mulheres e parceiros que planejam ter filhos devem priorizar a cobertura Hospitalar com Obstetrícia para contemplar todos os procedimentos do pré-natal e o parto.

Jovens saudáveis em início de carreira podem conseguir mensalidades mais em conta com a modalidade Ambulatorial, por exemplo, que cobre consultas e exames.

Quanto às acomodações do plano Hospitalar, também dá para optar pelo quarto compartilhado ou enfermaria, que custa menos que o apartamento.

Estabeleça um limite de gastos

Suas receitas não são infinitas, então, cada despesa deve obedecer ao limite que você impuser.

Para chegar a esse número, registre as entradas e saídas, considerando os custos com saúde que serão absorvidos pelo plano.

Veja, ainda, a média de preços no mercado para determinar o orçamento.

Pesquise!

Aproveite os dados divulgados pela ANS e por operadoras de planos para comparar serviços, coberturas, abrangência, rede credenciada e preços.

Assim, vai ficar simples escolher o produto mais vantajoso dentro da faixa de preço que você definiu.

Se puder, colete também recomendações de clientes atuais e faça uma busca pela reputação da operadora ou administradora de benefícios em sites como o Reclame Aqui.

Priorize o custo-benefício

Um jeito inteligente de valorizar o seu trabalho e conquistas é dar preferência aos produtos e serviços com o melhor custo-benefício

Sabendo que, às vezes, o barato pode sair caro.

Aplicando esse raciocínio a sua pesquisa, você vai ter maior clareza para identificar um convênio médico de qualidade que não exija altos sacrifícios financeiros e atenda a sua demanda.

A Sami tem o plano de saúde que cabe no seu bolso

Vem ser Sami!

Aqui, você vai ver que é possível combinar rede credenciada de qualidade, preços competitivos e cuidado integral com a sua saúde.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Por isso, nossos clientes têm seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que os conhecem de verdade e fazem o cuidado coordenado de saúde. 

É uma força-tarefa que envolve você, o time e os especialistas necessários.

Tudo isso com mensalidades que cabem no seu bolso. 

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Gostou? Clique no botão abaixo para fazer uma cotação, sem compromisso.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×