Início Plano de Saúde Plano de saúde para engenheiros: o que saber antes de contratar

Plano de saúde para engenheiros: o que saber antes de contratar

Autor

Data

Categoria

Quais os pontos de atenção na hora de contratar um plano de saúde para engenheiros?

Será que existe um produto específico para esses profissionais?

É melhor aderir a um convênio médico usando o CPF ou o CNPJ?

Essas são apenas algumas perguntas que passam pela mente do engenheiro quando está buscando por assistência médica.

Geralmente, a decisão é mais simples para aqueles que trabalham com carteira assinada, que acabam recebendo cobertura por parte do plano de saúde corporativo.

Só que não é tão fácil escolher quando se é dono do próprio negócio, pois o convênio não pode comprometer o orçamento ou os lucros da empresa.

Ao mesmo tempo, faz sentido oferecer esse benefício aos colaboradores, sem contar as vantagens de incluir familiares como dependentes – o que representa uma economia e tanto para o titular.

Se você anda com dificuldades para encontrar o plano de saúde ideal, este artigo vai ajudar.

Reunimos insights interessantes sobre o que priorizar, como descobrir seu perfil de uso e achar o convênio com melhor custo-benefício para você e seus funcionários.

É só seguir com a leitura. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Plano de saúde para engenheiros: por que contratar?
  2. Quais os tipos de plano de saúde para o engenheiro?
  3. Pontos de atenção no plano para engenheiros
  4. Veja como escolher o plano de saúde ideal
  5. Qual o melhor plano de saúde para engenheiros?
  6. Sami tem plano de saúde completo para engenheiros

Plano de saúde para engenheiros: por que contratar?

Muitos são os desafios na rotina do engenheiro, não importando sua área de atuação.

Seja na supervisão de obras, construção ou adaptação de máquinas, esse profissional fica exposto a uma série de perigos durante a jornada ocupacional.

Daí a importância de investir em rotinas de segurança do trabalho, evitando acidentes e doenças relacionadas às atividades profissionais.

Contudo, mesmo os engenheiros mais cuidadosos podem sofrer uma queda, machucar a mão ou descobrir uma patologia.

Nesses casos, fica complicado contar somente com a saúde pública, pois nem sempre se pode esperar semanas por atendimento ou passar horas na fila do pronto-socorro.

Podemos dizer, então, que o plano de saúde dá segurança para receber assistência médica em tempo, evitando que os males de saúde se agravem.

Além da tranquilidade para o engenheiro que tem um ou mais empregados, pois eles estarão cobertos caso venham a sofrer algum incidente enquanto trabalham.

Nesse contexto, vale lembrar ainda que, no contexto atual e no pós-pandemia, o plano de saúde é o benefício mais desejado pelos profissionais brasileiros, segundo pesquisa da consultoria Robert Half.

O estudo revela que a assistência médica está no topo da lista para 77,8% dos 620 entrevistados.

Contando com esses serviços, a tendência é que seus funcionários diminuam as faltas e atrasos (absenteísmo) e pensem duas vezes antes de deixar o emprego.

Assim, os níveis de turnover são reduzidos e a produtividade aumenta, o que eleva a lucratividade do negócio.

Quais os tipos de plano de saúde para o engenheiro?

Para entender os tipos de plano disponíveis, você precisa saber um pouco mais sobre as características do convênio médico.

Como nosso propósito é deixar sua escolha bem simples, neste primeiro momento a gente vai focar em 2 delas: a modalidade de contratação e as segmentações assistenciais.

A modalidade de contratação define o tipo de produto e as exigências para que seja contratado.

Órgão que regula o setor no país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhece 3 tipos:

  • Individual ou familiar: destinado à pessoa física
  • Coletivo empresarial: exclusivo para pessoa jurídica e MEI
  • Coletivo por adesão: contratado por sindicatos, associações e outras entidades que representam grupos de clientes.

Conforme o nome sugere, o plano coletivo é ofertado apenas a quem possui CNPJ, pois atende a grupos de beneficiários.

Esse é o plano mais vantajoso para pequenos empresários ou profissionais contratados nos moldes da CLT, porque costuma ser mais barato que os planos individuais.

No entanto, é preciso se enquadrar em algumas normas para ter acesso ao convênio coletivo.

A opção empresarial requer CNPJ próprio ou vínculo trabalhista com uma empresa.

Já o plano coletivo por adesão requer vínculo com a entidade de classe contratante, o que, normalmente, é feito mediante o pagamento de taxas.

Cobertura do plano para engenheiros

Falando sobre as segmentações assistenciais, são elas que limitam a cobertura do convênio médico, ou seja, os serviços inclusos.

Você pode escolher entre 12 combinações diferentes, compostas por 5 classificações fundamentais:

  • Ambulatorial: destinada a consultas, exames e procedimentos simples. Não cobre cirurgias e internações
  • Hospitalar: voltada a cirurgias, internações e outras rotinas realizadas dentro do hospital, com exceção de procedimentos obstétricos
  • Hospitalar com Obstetrícia: cobre operações, internações, parto e procedimentos obstétricos, incluindo atendimento durante o primeiro mês de vida do recém-nascido
  • Referência: é o plano modelo da operadora. Combina assistência ambulatorial, hospitalar e obstétrica, com internação em enfermaria
  • Odontológico: exclusivo para consultas, exames e procedimentos pedidos pelo cirurgião-dentista.

Pontos de atenção no plano para engenheiros

Acompanhe, a seguir, 3 pontos que todo engenheiro deve conferir antes de assinar o contrato com a operadora do plano de saúde.

Detalhes do contrato

Detalhes sobre o tipo de plano, vigência, reajustes, período de carência e quaisquer taxas adicionais devem estar descritos no contrato.

Daí a importância de ler o documento com calma antes de fechar negócio.

Lembrando que a vigência é a data de início da prestação de serviços, enquanto a carência é o tempo que você terá de esperar para ter acesso a todos os procedimentos contratados.

Já o reajuste será aplicado em dois formatos: anual e por faixa etária.

O reajuste anual corresponde ao adicional atualizado no aniversário da assinatura do contrato.

Por sua vez, o reajuste por faixa etária começa a ser aplicado quando o cliente completa 19 anos de idade, e é atualizado a cada 5 anos.

Inclusão de dependentes

Caso deseje estender o plano de saúde aos seus familiares ou os dos funcionários, verifique as regras previamente com a operadora do produto.

Ou com a área de Recursos Humanos da empresa em que você trabalha.

Normalmente, é possível incluir filhos naturais e adotivos até os 21 anos, cônjuges, pais, avós e bisavós como dependentes.

Reembolso e coparticipação

Embora o mais comum seja o pré-pagamento da mensalidade do plano, existem outros formatos que poderão aparecer na sua pesquisa de mercado.

No plano pós-pago, você usa os serviços que desejar e os custeia para, em seguida, pedir o reembolso de parte do valor à operadora.

Se houver coparticipação, você paga uma mensalidade mais baixa, acrescida de taxas para cada procedimento realizado no mês.

Veja como escolher o plano de saúde ideal

Ao buscar pelo convênio ideal, tenha em mente que nem sempre o melhor para seus familiares, amigos ou colegas será bom para você.

Cada um tem sua fase de vida, condição de saúde e prioridades, que devem ser levadas em conta na hora de selecionar o plano de saúde.

Pensando nisso, trazemos três dicas que vão ajudar você nesse processo.

Construa sua lista de desejos

Ou seria a lista de necessidades?

Não importa o nome, mas você precisa definir o que é inegociável, ou seja, quais serviços você e seus dependentes utilizam com frequência.

Se você deseja engravidar em breve, por exemplo, vale a pena considerar um plano com obstetrícia e se planejar para cumprir a carência para parto, que pode chegar a 300 dias.

Selecione a melhor abrangência

A opção mais vantajosa entre um plano local, estadual ou nacional vai depender do seu perfil de uso e dos seus dependentes.

Mesmo para os negócios, é inteligente refletir se você ou seus colaboradores vão viajar mais de uma vez ao mês, o que justificaria a escolha do plano nacional.

Caso a equipe se concentre em apenas uma cidade, grupo de municípios, estado ou grupo de estados, faz mais sentido contratar um produto com abrangência menor.

E solicitar um seguro viagem durante os deslocamentos.

Isso porque, quanto maior a abrangência, mais caras ficam as mensalidades do convênio.

Priorize o custo-benefício

Claro que o custo é um fator crítico na contratação de qualquer serviço, o que engloba o plano de saúde.

Porém, escolher o seu pensando apenas nesse quesito pode colocar você em situações complicadas, como ficar sem atendimento na hora que mais precisar.

Um exemplo comum é a contratação do plano Ambulatorial por causa das mensalidades menores, sem se dar conta de que ele não cobre cirurgia e internação.

E arcar com esses serviços na rede particular sai muito mais caro.

Para você ter uma ideia, se precisar ficar internado em uma ala especial como a UTI, a conta pode ultrapassar os R$ 100 mil.

Portanto, selecione o plano de saúde combinando o preço a fatores como facilidade de acesso, proximidade e qualidade da rede credenciada.

Qual o melhor plano de saúde para engenheiros?

O melhor plano de saúde para engenheiros é aquele que combina os serviços indispensáveis a uma rede credenciada de qualidade, abrangência adequada e preço justo.

Se tiver também uma abordagem preventiva, o produto fica ainda mais completo.

Sami tem plano de saúde completo para engenheiros

Na Sami, a gente foca no cuidado integral de cada cliente, colocando um Time de Saúde com médico pessoal e time de enfermagens que fazem o primeiro atendimento, resolvem 85% das suas necessidades de saúde, ajudam na marcação de procedimentos e reforçar hábitos saudáveis, além de coordenar o cuidado da sua saúde com os especialistas necessários.

Tudo isso com serviços adicionais via rede de academias Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Nossa rede credenciada tem hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Peça já sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×