Início Empresa Riscos ocupacionais: o que são e como gerenciá-los?

Riscos ocupacionais: o que são e como gerenciá-los?

Autor

Data

Categoria

Você pode até nunca ter reparado, mas em determinados locais do ambiente de trabalho existe um mapa com a disposição física da empresa e alguns círculos coloridos dispostos no decorrer das áreas ali demarcadas. Esses círculos podem ser de cinco cores diferentes e, muitas vezes, um mesmo local é sinalizado com mais de uma cor.

Essa indicação de círculos e cores é a classificação dos riscos ocupacionais que aquele determinado ambiente de trabalho da empresa oferece para o funcionário que tem que atuar ou passar por ali.

Mas você sabe o que são os riscos ocupacionais? Quais são os tipos deles e que toda empresa pode (e deve) gerenciá-los a fim de diminuir esses riscos?

Nesse post iremos explicar o que são riscos ocupacionais, como são classificados, o que a legislação diz sobre esse assunto e que medidas uma empresa pode tomar para controlá-los. Veja abaixo os tópicos do texto:

  1. O que são riscos ocupacionais?
  2. Tipos de riscos ocupacionais
  3. Mapa de riscos: o que é?
  4. Como gerenciar os riscos ocupacionais?
  5. Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami!

O que são riscos ocupacionais?

Um levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho revelou dados alarmantes referentes à saúde dos trabalhadores brasileiros. Entre 2012 e 2018, foi constatado que uma pessoa morreu por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos no Brasil.

Os números são referentes a mortes de funcionários em razão de algum acidente ou doença derivados do trabalho, daí a importância em olhar com atenção para os riscos ocupacionais.

Resumidamente, podemos definir riscos ocupacionais como todo e qualquer risco à saúde de um funcionário que possa ser causado por algum elemento direto ou indireto da linha de ação do mesmo.

Isso significa que um empregado está sujeito a riscos ocupacionais tanto pela função que desempenha na empresa — o que seria um fator direto —, quanto pelo local da empresa em que ele trabalha — o que já configura como um risco indireto.

Tipos de riscos ocupacionais

Existem cinco tipos de riscos ocupacionais e eles são determinados por cores, de acordo com o Ministério do Trabalho (MTb). Veja abaixo:

  • Acidentais/Mecânicos: azul;
  • Biológicos: marrom;
  • Ergonômicos: amarelo;
  • Químicos: vermelho;
  • Riscos físicos: verde.

A separação por cor serve para elencar quais as naturezas dos riscos que o trabalhador pode eventualmente enfrentar ao transitar ou trabalhar no ambiente.

Os riscos acidentais (ou riscos mecânicos) são referentes a máquinas e equipamentos sem proteção, risco de sofrer choque elétrico, de incêndio, ferramentas e iluminação que não estão apropriadas ou ainda atmosferas que podem explodir, entre outros.

Os riscos biológicos, que são sinalizados em marrom, são referentes aos riscos de bactérias, protozoários, parasitas e vírus, entre outros, dentro desse universo.

Os riscos ergonômicos seguem a lógica do próprio nome. Quando um funcionário precisa desempenhar uma função que exija esforço físico excessivo, postura inadequada durante a jornada de trabalho, jornadas extensas de atuação, levantamento e transporte de peso e trabalho noturno, para exemplificar.

Na questão dos riscos químicos, encaixam-se toda função ou local que tiver substâncias compostas ou produtos químicos que possam causar danos ao funcionário, como gases e vapores.

E, por último, temos os riscos físicos, que contemplam ameaças ao bem-estar do trabalhador por conta de radiações ionizantes, frio, calor, ruídos, vibrações, umidade e pressões anormais.

Podemos separar esses cinco tipos de riscos, de uma forma mais abrangente, em três grupos:

  • Riscos operacionais;
  • Riscos comportamentais;
  • Riscos ambientais.

Essa divisão é importante, pois no caso de riscos ambientais — considerados aqui os riscos físicos, químicos ou biológicos e ergonômicos — existe uma portaria específica só pra eles, estabelecida em 1994: a portaria nº 25, que abrange a Norma Regulamentadora número 9, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.

Além dessas classificações apresentadas acima, os riscos em determinados ambientes são classificados por grau também. Um determinado setor pode apresentar risco pequeno, médio ou grande — que será indicado de acordo com o tamanho do círculo disposto no mapa de riscos da empresa.

Mapa de riscos: o que é?

A portaria nº 25 é quem norteia as empresas para criar medidas de prevenção referentes aos riscos ocupacionais, entre eles, a criação do mapa de riscos.

É essa portaria que estabelece que as empresas precisam ter um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que inclui a antecipação e reconhecimento dos riscos, estabelecimento de prioridades e metas de avaliação de controle, avaliação dos riscos e exposições dos trabalhadores, implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da exposição aos riscos e registro e divulgação dos dados.

Quanto ao mapa de riscos, a portaria determina também que ele seja elaborado com os objetivos de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Como gerenciar os riscos ocupacionais?

O trabalho dos Recursos Humanos de uma empresa é fundamental para diminuir ao máximo os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.

É preciso que a empresa tenha normas de segurança bem estipuladas e, principalmente, que os funcionários cumpram essas normas.

Para isso, é papel da organização reforçar a importância desse cumprimento por parte dos colaboradores. Fixar a ideia de que essas normas são para o bem deles e que isso pode, de fato, salvar a vida do trabalhador.

Além de garantir um menor índice de acidentes, um funcionário bem adequado às normas de segurança consegue desempenhar sua função com mais confiança e sentimento de segurança.

Para isso são necessários treinamentos esporádicos e obrigatórios de instrução aos funcionários. Uma empresa também deve levar em consideração a opinião de seus colaboradores. Entender as queixas e investigar eventuais reclamações referentes à segurança

Existem situações práticas que devem ser adotadas a fim de garantir meios eficientes de prevenção e eliminação dos riscos ocupacionais, como a implantação de medidas coletivas de proteção (conhecidas como EPCs), o uso de EPIs, criar e estimular a participação de eventos para a conscientização, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e Diálogo Diário de Segurança (DDS), entre outros.

A empresa deve investir ainda em exames médicos dos funcionários e inspeções sazonais dos ambientes de trabalho. Uma vez diagnosticado um problema recorrente, é possível criar uma estratégia adequada para solucioná-lo e dar continuidade ao bom andamento da rotina de trabalho.

Por último, mas não menos importante, demonstrar preocupação em promover o bem-estar corporativo. A realização de ginásticas laborais, incentivos à prática de atividades físicas fora do trabalho, pequenas pausas no expediente e promover hábitos saudáveis por meio de campanhas são pequenos exemplos de como melhorar consideravelmente a vida do trabalhador dentro da empresa.

Uma empresa que tenha todas essas preocupações com a saúde do seu colaborador tem mais chance de promover uma rotina com alta produção por parte do trabalhador e menos interrupção do trabalho por conta de eventuais acidentes, além de reduzir custos com indenizações e afastamentos. 

Tudo isso joga a favor da credibilidade e imagem da empresa no mercado de trabalho. Um ambiente com baixo risco ocupacional demonstra que a empresa tem preocupação social com seus funcionários.

Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami!

Uma outra maneira de demonstrar cuidado com os funcionários do seu negócio é oferecendo um plano de saúde de qualidade. Aqui na Sami, temos essa missão: oferecer saúde de qualidade e que cabe no bolso do empreendedor.

Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa Rede Credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com opções de hospitais, clínicas, maternidades e laboratórios de qualidade reconhecida, como Hospital 9 de Julho, Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde vai muito além da carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×