Início Saúde Insalubridade: entenda o que é e como isso afeta sua empresa

Insalubridade: entenda o que é e como isso afeta sua empresa

Autor

Data

Categoria

A preocupação com o bem-estar e a saúde do funcionário deve estar entre os principais pilares de qualquer empresa. Já vimos aqui no blog o que são riscos ocupacionais e como as organizações precisam se organizar para apontá-los de maneira adequada para os colaboradores nos ambientes de trabalho. 

Existem determinadas funções que precisam ser executadas por trabalhadores, mas que podem ser nocivas para a saúde deles a médio e longo prazo, em alguns casos até apresentar risco de vida para esse funcionário.

Para isso, existe a classificação de insalubridade e periculosidade. Esses rótulos são importantes para apontar quais atividades podem ser nocivas à saúde do trabalhador. 

Nesse texto iremos abordar esses dois conceitos, como são definidos, como as empresas devem tratá-los perante à lei a fim de garantir a segurança e os direitos dos trabalhadores. Veja os tópicos abaixo:

  1. O que é insalubridade?
  2. O que é adicional de insalubridade?
  3. Qual a diferença entre insalubridade e periculosidade?
  4. Um funcionário pode receber adicional de insalubridade e periculosidade?
  5. Quando a empresa deixa de pagar o adicional de insalubridade?
  6. Procurando um bom plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami

O que é insalubridade?

As definições de insalubridade e de periculosidade estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Toda prática trabalhista que ofereça algum risco ou algum prejuízo à saúde do trabalhador a médio ou longo prazo é considerada insalubre.

De acordo com o artigo 189 da CLT, “serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.”

O artigo da CLT é complementado pela Norma Regulamentadora nº 15, que foi aprovada pela Portaria nº 3.214/78. A NR 15 é quem estabelece os possíveis motivos que definem um trabalho que pode fazer mal à saúde do trabalhador a médio e longo prazo. A lista desses motivos pode ser vista abaixo:

  • Agentes químicos e biológicos;
  • Benzeno;
  • Condições hiperbáricas;
  • Exposição ao calor ou ao frio excessivos;
  • Poeiras minerais;
  • Ruídos contínuos ou intermitentes;
  • Radiações ionizantes e não ionizantes;
  • Umidade;
  • Vibrações.

Para que determinada atividade em uma empresa seja considerada como insalubre, o Ministério do Trabalho designa um perito técnico, médico do trabalho ou ainda um engenheiro para realizar a análise das condições que aquele trabalhador é exposto durante o seu período laboral.

Uma vez que aquela função é determinada por um desses especialistas, que deve estar devidamente registrado em seus respectivos Conselhos, é feita uma classificação do grau de risco — fator determinante para determinar o adicional de insalubridade.

O que é adicional de insalubridade?

Todo funcionário de uma empresa que esteja exposto a alguma condição que traz risco à sua saúde enquanto desempenha seu papel no seu trabalho designado, a curto, médio ou a longo prazo, tem direito a receber um adicional em seu salário.

Isso está previsto na Constituição Federal e é uma obrigação das empresas a nível nacional. O valor que deve ser pago pelo adicional de insalubridade pode variar de acordo com o grau estabelecido na Lei: para condições em grau mínimo, o pagamento adicional deve ser de 10%; no caso de grau médio, 20%; e o máximo previsto é de 40%, para o nível mais alto de insalubridade.

O Artigo 7 da Constituição é quem garante esse direito ao trabalhador: XXIII – adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.

Qual a diferença entre insalubridade e periculosidade?

Os dois termos são comuns quando o assunto é segurança do trabalho, mas apesar de serem semelhantes e causar certa confusão, são distintos e possuem regulamentações diferenciadas entre si.

Como já vimos acima, a principal definição de uma atividade insalubre é quando os funcionários são expostos a riscos que podem apresentar efeitos na saúde deles a médio e longo prazo.

Um trabalhador que seja exposto a um nível de agente químicos que não prejudique de imediato a sua saúde, mas dentro de 10 anos — por exemplo — pode vir a ser o motivo de uma complicação clínica, está sujeito a insalubridade.

Já o caso de um funcionário que trabalha em uma empresa e está diariamente exposto ao risco de uma explosão, o que poderia tirar sua vida, está desempenhando uma atividade periculosa. Outros exemplos para fixar a ideia são de funções que estão expostas a eletricidade, produtos inflamáveis, roubos e violências físicas.

Logo, a ideia é que o adicional de periculosidade (também previsto pela Constituição) seja disponibilizado para trabalhadores que sofram diariamente, enquanto trabalham, a riscos imediatos de perder a vida. Nesse caso específico, o trabalhador tem direito a um adicional no salário nominal de 30%.

Um funcionário pode receber adicional de insalubridade e periculosidade?

Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de 2019 determinou a proibição de que um trabalhador possa receber adicional de insalubridade e, ao mesmo tempo, também o de periculosidade.

O funcionário terá que escolher qual deles irá receber, contanto que a função que desempenha esteja de acordo com os critérios estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras. Se perante à lei o trabalhador tem uma atividade que pode ser insalubre ou perigosa, toma-se essa decisão da escolha, porém sem acumular os dois adicionais.

Quando a empresa deixa de pagar o adicional de insalubridade?

Todas as empresas são obrigadas a procurar soluções para amenizar os riscos das atividades insalubres que um funcionário possa estar exposto. Um dos principais métodos para isso é o fornecimento, treinamento e orientação para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Isso é importante tanto para o funcionário, pensando no bem-estar dele, quanto para a saúde financeira da empresa. Caso seja possível neutralizar os graus de insalubridades de determinada atividade, após uma perícia técnica e aprovação de que a função do trabalhador pode ser executada dentro do nível de tolerância previsto na lei, a organização não será mais obrigada a pagar os adicionais para o funcionário.

Os artigos 191 e 194 da CLT explicam em quais cenários é possível que a empresa deixe de pagar o adicional de insalubridade:

Art. 191 – A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá: (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977).

I – com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977).

II – com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977).

Art.194 – O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977).

Procurando um bom plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami

Uma outra maneira de demonstrar cuidado com os funcionários do seu negócio é oferecendo um plano de saúde de qualidade. Aqui na Sami, temos essa missão: oferecer saúde de qualidade e que cabe no bolso do empreendedor.

Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa Rede Credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com opções de hospitais, clínicas, maternidades e laboratórios de qualidade reconhecida, como Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde vai muito além da carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×