Início Saúde Saúde no ambiente de trabalho: 10 dicas para promover o bem-estar entre...

Saúde no ambiente de trabalho: 10 dicas para promover o bem-estar entre os colaboradores

Autor

Data

Categoria

Proporcionar a saúde no ambiente de trabalho é o objetivo de grande parte das empresas. O bem-estar coletivo, afinal, tem efeito direto sobre as equipes e impacta positivamente nos resultados obtidos.

Alcançar esse objetivo, entretanto, não é tarefa fácil. São diversos os problemas encontrados no caminho, sendo os principais exemplos o estresse e a ergonomia. Em um mercado tão competitivo e já acostumado a antigos padrões, como mudar isso?

Promover ambientes corporativos mais saudáveis é mais do que uma questão de segurança ou responsabilidade social.

O tema deve ser tratado como um elemento estratégico, já que cada vez mais colaboradores são afastados por problemas relacionados à saúde, gerando problemas financeiros e produtivos.

Mas, afinal, como promover a saúde no ambiente de trabalho de forma efetiva? Que ações podem ser implementadas para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades de forma saudável e nas condições adequadas? Continue lendo esse texto que a gente vai falar melhor sobre isso.

10 dicas para aumentar a saúde no ambiente de trabalho

Diante da necessidade de aumentar a saúde no ambiente de trabalho é preciso criar um plano de ação para diminuir os problemas e promover uma melhora no ambiente corporativo como um todo. Com esse objetivo, confira dez dicas práticas que podem ser adotadas por qualquer empresa:

Ergonomia

Basta conversar com amigos e familiares para perceber que a grande maioria reclama de algum problema. Dor nas costas, tensão no pescoço, dificuldade de caminhar, braço dormente e pulsos doloridos são algumas das queixas mais comuns.

Todas essas situações têm uma possível causa em comum: a falta de cuidados relacionados à ergonomia no trabalho.

Resumidamente, podemos definir a ergonomia como a ciência que estuda a relação entre o homem e as máquinas.

A ergonomia contribui para melhorar a saúde no ambiente de trabalho
A escolha do mobiliário do escritório deve considerar não só a estética, mas os cuidados com a ergonomia também

Quando essa relação não é adequada, o corpo sente os efeitos desse desequilíbrio. Grande parte do problema se deve a cadeiras que não são próprias para a atividade realizada e também a fatores como postura inadequada ou mau posicionamento de equipamentos como monitores, computadores, mouses e teclados.

Por isso, investir em ergonomia é essencial para melhorar a saúde no ambiente de trabalho. O ideal é contar com um profissional especializado no assunto para detectar as medidas adequadas para cada situação.

Lembrando que cada pessoa e atividade têm necessidades distintas, sendo necessário realizar uma avaliação caso a caso de cada colaborador.

Além disso, a legislação trabalhista tem uma norma regulamentadora específica sobre o tema, a NR-17 e é importante que toda empresa siga o que ela determina.

Alongamento

Outro fator que afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas é a falta de alongamento. Em sua maioria, muitos adultos saudáveis não conseguem tocar seus pés — isso quando conseguem passar dos joelhos.

Esse é um típico exemplo de um dos problemas provocados pela falta de exercícios de alongamento, gerando perda de flexibilidade dos músculos. Com isso, surgem as dores musculares e os problemas nos ossos e na postura.

O alongamento é uma forma de ajudar a promoção da saúde no trabalho
Fazer alongamento durante o expediente é uma maneira simples e fácil de promover o bem-estar

Embora muitas pessoas pensem que somente devem se alongar antes de exercícios físicos, a verdade é outra. Mesmo as pessoas sedentárias devem fazer alongamento.

O ideal é que exercícios dessa natureza sejam feitos todos os dias, especialmente por quem fica muito tempo numa mesma posição e passa grande parte do dia sentado ou em pé, por exemplo.

Dessa forma, incentivar seus colaboradores a fazerem alongamento é um meio de promover diretamente a saúde no ambiente de trabalho sem precisar investir muito.

Além do relaxamento e do alívio das tensões musculares, alongar também proporciona o bem-estar físico e mental.

Comunicação

No parágrafo acima, há um trecho que fala sobre a ação mais importante de todas: incentivar seus colaboradores.

Isso vale para tudo que estamos listando, mas quando o assunto é comunicação, o incentivo é ainda mais importante para o sucesso das ações.

Isso acontece porque, em muitas situações, os colaboradores não se comunicam adequadamente por insegurança de serem compreendidos ou por medo de represálias.

A comunicação é fator essencial para criar um bom ambiente e promover a saúde no trabalho
A comunicação deve ser sempre incentivada no ambiente de trabalho

Logo, a comunicação entre a empresa e os funcionários é de suma importância na hora de promover a saúde no ambiente de trabalho.

Assim, muito mais do que simplesmente dizer “isso pode ser feito”, a empresa deve prover os meios necessários para que “seja feito”.

Faça pesquisas internas e grupos de discussão para mapear possíveis necessidades dos colaboradores. Crie também momentos de relaxamento ou espaços onde todos possam fazer pequenas pausas e interagir de forma descontraída.

Considere investir em cursos sobre o tema, como por exemplo o de Comunicação Não Violenta (CNV).

Aproximar as equipes e criar vínculos entre as pessoas beneficia a comunicação como um todo. Assim, compartilhe ideias e atividades que possam ser realizadas para melhorar o bem-estar e a interação.

Ações assim impactam positivamente no equilíbrio emocional de todos e auxiliam a criar espírito de equipe.

Suporte

Porém, de nada adianta incentivar determinadas ações se a empresa não der o suporte para que elas sejam realizadas.

Por isso, é interessante que seus colaboradores recebam o auxílio necessário para se manterem ativos e saudáveis.

Oferecer acesso à academias e estúdios de ginástica aos colaboradores ajuda a promover a saúde no trabalho
Quando a empresa oferece o acesso à academias de ginástica, até o relacionamento entre colaboradores pode ser beneficiado

Promover a prática de atividades físicas é uma ideia que já vem sendo aplicada em diversas companhias e fazem sucesso em empresas dos mais diversos setores e tamanhos.

Isso pode ser feito através de benefícios (como descontos e parcerias com academias de saúde, por exemplo) ou promovendo atividades internas, como aulas de ginástica laboral.

Por fim, também é indicado oferecer à equipe materiais que auxiliem na saúde no ambiente de trabalho. Um bom exemplo disso é a distribuição de álcool em gel para todos os colaboradores.

Alimentação

Outro ponto que merece destaque é a alimentação dos colaboradores. Em muitos casos, a equipe não se alimenta na empresa, fazendo suas refeições em restaurantes ou em casa. Assim, é natural entender que a companhia não tem o que fazer nessa situação, certo?

saúde no ambiente de trabalho
Disponibilizar alimentos saudáveis para consumo dos colaboradores também ajuda a promover o bem-estar

Errado. A verdade é a empresa pode e deve promover ações para melhorar esse aspecto também.

Uma boa maneira de fazer isso e incentivar a saúde no ambiente de trabalho é disponibilizar frutas para consumo dos colaboradores.

Na hora daquele lanche da tarde, é muito mais benéfico comer uma banana ou uma maçã do que uma bolacha, alimentos processados ou salgadinhos.

Estresse

Cada vez mais, o estresse e a ansiedade são apontados como os principais motivos para afastamentos do trabalho. Aqui no Brasil, alguns números recentes indicam que 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem com alguma sequela ocasionada pelo estresse.

O fato é que o foco total no trabalho faz parte da rotina de grande parte das pessoas no mundo inteiro. Com isso, elas reservam pouco tempo para o descanso e para atividades que não tenham relação com o campo profissional.

Combater o estresse deve ser uma prioridade para empresas que se preocupam com a saúde no trabalho
O estresse é uma das principais causas do afastamento de colaboradores

O resultado disso é que cada vez mais pessoas apresentam a chamada “Síndrome de Burnout“.

Segundo o Ministério da Saúde, o Burnout é caracterizado como “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”.

O problema é tão grave que, em 2019, a Síndrome de Burnout foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença.

Por isso, buscar formas de promover a saúde mental de toda a equipe é de extrema importância. A pressão sempre vai existir, mas quando começa a afetar a saúde no ambiente de trabalho, algo está errado.

Por isso, é preciso implementar ações que possam minimizar o problema. Organizar palestras ou contratar um profissional de saúde que possa conversar periodicamente com seus colaboradores pode ser uma boa ideia.

Outra ação importante e com custos relativamente baixos é criar um canal de comunicação interna onde a equipe possa dar feedback e apontar questões que estejam causando desgaste emocional.

As pessoas nem sempre ficam à vontade para falar abertamente sobre problemas, mas podem se sentir mais acolhidas em desabafar em fóruns com essa finalidade (e pode ser desde uma pesquisa interna até um e-mail específico para essas questões).

Ambiente

Um fator que pode resultar ou agravar ainda mais a situação de estresse é o ambiente de trabalho. E isso diz respeito não só ao “clima” entre as pessoas, mas à infraestrutura também.

Aspectos como a iluminação e até a temperatura do escritório podem incidir diretamente na queda de rendimento e afetar a saúde no ambiente de trabalho.

O ambiente de trabalho organizado e limpo ajuda a promover a saúde no trabalho
Um ambiente de trabalho com boa infraestrutura é um elemento essencial para o bem-estar dos colaboradores

Por isso, se faz necessário que as empresas invistam tempo, dinheiro e esforços na melhoria de seus espaços. A iluminação adequada, por exemplo, permite que o colaborador não desgaste sua visão e, consequentemente, evita problemas dessa natureza.

Da mesma forma, empresas que utilizam do ar condicionado devem sempre verificar se a temperatura está de acordo.

Se muito baixa, pode agravar os casos de rinite alérgica e gripes. Se muito alta, pode causar queda da pressão ou indisposição em algumas das pessoas da equipe.

Limpeza

Seguindo essa lógica, outro ponto que deve ter total atenção dos gestores é a limpeza dos escritórios. Um ambiente limpo é um dos motivos que mais influenciam na saúde no ambiente de trabalho.

limpeza do escritório
Um ambiente de trabalho limpo e organizado contribui para gerar sensação de bem-estar

O primeiro deles, e mais óbvio, diz respeito ao risco causado por acúmulo de sujeira e pó. Alergias, rinite e outras enfermidades são algumas das doenças que podem ser agravadas por causa de uma limpeza inadequada.

Por outro lado, é preciso também pensar no bem-estar dos colaboradores. Ambientes organizados e limpos fazem a equipe ficar mais motivada e satisfeita.

Um boa opção para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é adotar o método japonês conhecido como 5S.

O método tem esse nome porque contempla cinco aspectos:

  1. Seiri (senso de utilização);
  2. Seiton (senso de organização);
  3. Seiso (senso de limpeza);
  4. Seiketsu (senso de normalização);
  5. Shitsuke (senso de disciplina).

Capacitação

De nada adiantará tomar todas essas providências se os funcionários não estiverem cientes da importância das ações adotadas ou não souberem o que fazer para minimizar os riscos.

Pensando assim, é preciso ter certeza que as informações estejam ao acesso de todos e que haja um entendimento coletivo.

Promover treinamentos com foco na saúde do trabalho ajuda a conscientizar os colaboradores sobre o tema
Promover treinamentos com foco na saúde do trabalho é uma medida importante para conscientizar colaboradores

Um passo essencial desse plano de ação já foi citado aqui: a comunicação. Mas somente ela não garante a conscientização adequada, nem garante que as informações sejam adequadamente fixadas.

Dessa forma, também é importante investir em treinamentos que tenham a saúde no ambiente de trabalho como foco.

Este investimento gera inúmeros benefícios aos colaboradores e está diretamente relacionado à maneira como eles enxergam a empresa, ajudando a aumentar não só o bem-estar geral como também o sentimento de valorização da equipe.

Exames periódicos

Por último, mas definitivamente não menos importante, estão os exames periódicos promovidos pela própria empresa.

A realização do exame periódico é uma obrigação legal, prevista no artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e regulamentada pela Norma Regulamentadora 7 (NR7), que aborda o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

exames periódicos corporativos
Acompanhar a saúde dos colaboradores com regularidade é uma ação que também traz benefícios para as empresas

Além disso, o ideal é garantir que os colaboradores tenham um acompanhamento médico regularmente. Neste caso, oferecer um bom plano de saúde empresarial também ajuda e muito.

Por que se preocupar com a saúde no ambiente de trabalho?

Não faltam exemplos de como o bem-estar dos colaboradores pode ser elevado a partir de ações realizadas pelas empresas.

E investir em saúde no ambiente de trabalho beneficia não somente a equipe, mas também a companhia como um todo.

Além disso, essa é uma ótima forma de gerar conexões com as pessoas e mostrar que elas são valorizadas. Muito mais do que colaboradores, é importante demonstrar que elas são cuidadas e vistas com respeito pelo empregador.

Parceria Certa na área da Saúde

Independente do tamanho da empresa, cuidar da saúde dos colaboradores é fundamental. Para isso, é preciso ter parceiros que possibilitem o investimento de forma certeira e eficiente.

A Sami é uma startup que tem como foco utilizar a tecnologia para descomplicar a saúde e torná-la acessível a todos.

A Sami Saúde oferece plano de saúde empresarial de qualidade com preço justo. Tire suas dúvidas sobre a Sami e saiba mais sobre nós!

Sami Plano de Saúde Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Onboarding: o que é e como utilizar para promover a saúde dentro do negócio

Onboarding é um termo do inglês que pode ser traduzido livremente como “embarcando”,  “entrando a bordo” ou “integração”, para aderir a um...

#CuidarDaFala: O que é capacitismo e como remover expressões capacitistas da sua fala

"Ele é maluco"; "Mas você é cego?";  "Está surda?".  São frases comuns no...

O que é a licença luto? O que o RH deve saber sobre o tema

A licença luto é o período de afastamento das atividades em que um trabalhador tem direito quando uma pessoa da família morre....

Employee experience: o que é e a importância para a saúde dos colaboradores

Employee experience é a soma das experiências de um colaborador, de acordo com a conexão que ele tem com aquela entidade, formada...

Janeiro Branco: precisamos falar de Saúde Mental

O chamado “calendário colorido da Saúde” elege meses e cores para conscientizar a população sobre questões de saúde. Algumas dessas campanhas -...
Sami Plano de Saúde Empresarial