Início Saúde Como empreender: guia sobre como começar sem descuidar da saúde

Como empreender: guia sobre como começar sem descuidar da saúde

Autor

Data

Categoria

Quer saber como empreender com sucesso sem deixar a saúde de lado?

Será que é preciso ter muito dinheiro ou dedicação total para tirar um projeto do papel?

Essas são dúvidas comuns entre os empreendedores de primeira viagem ou quem deseja abrir o próprio negócio.

Se esse é o seu caso, saiba que, com planejamento e disposição, dá para criar uma empresa sem investir grandes quantias ou sacrificar o bem-estar.

Embora o trabalho árduo seja indispensável, existem sim caminhos para empreender com qualidade de vida, e vamos mostrar como fazer isso nos próximos tópicos.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Boa leitura! Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Como empreender: oportunidades e desafios
  2. Primeiros passos: como começar a empreender
  3. Tem como empreender com pouco dinheiro?
  4. Como o empreendedorismo exige você no dia a dia
  5. Como empreender sem se descuidar da saúde física e mental
  6. A Sami te ajuda a adotar uma rotina saudável

Como empreender: oportunidades e desafios

Assumir o protagonismo na vida profissional, criar algo novo para a sociedade, ter autonomia, flexibilidade, maior controle sobre os ganhos mensais ou melhorar as condições de vida.

Estão aí alguns dos motivos para empreender, que se tornaram ainda mais importantes diante da crise econômica e de saúde pública desencadeada pela pandemia de covid-19.

O cenário instável aumentou a taxa de desemprego no país, levando muitos profissionais a rever suas prioridades e colocar o empreendedorismo em destaque.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ter o próprio negócio é o segundo maior sonho do brasileiro, perdendo apenas para viajar.

Para se ter uma ideia, a taxa de empreendedorismo potencial registrou crescimento de 75% em 2020, saltando de 30% (em 2019) para 53%.

Significa que 50 milhões de brasileiros afirmaram desejar empreender nos três anos seguintes após o levantamento.

Para realizar esse sonho, é preciso reunir hard skills (habilidades técnicas) e as soft skills (competências comportamentais), além de estar sempre pronto a aprender e ter uma rede de apoio.

Veja um passo a passo abaixo.

Primeiros passos: como começar a empreender

Empreender vai te dar mais liberdade, o que exige responsabilidade para colocar os planos em ação.

Comece seguindo o roteiro a seguir.

  • Conheça seu perfil empreendedor para investir num negócio alinhado às suas preferências: existem testes gratuitos para descobrir o seu perfil, como este, do Sebrae
  • Faça uma pesquisa de mercado para encontrar boas oportunidades ou lapidar sua ideia: nessa etapa, aproveite para colher dados sobre a concorrência
  • Monte um plano de negócio com essas informações, combinadas à estrutura financeira, operacional e marketing, além do seu fluxo de caixa
  • Amplie os conhecimentos de gestão para conduzir a empresa com sucesso
  • Caso seja necessário, capte investimento financeiro junto a sócios, investidores anjo, linhas de crédito, etc
  • Formalize seu negócio desde o início, obtendo um CNPJ como microempreendedor individual (MEI), micro ou pequeno empresário.

Tem como empreender com pouco dinheiro?

Sim, é possível empreender investindo pouco.

Claro que a falta de aporte financeiro vai exigir outros tipos de soluções criativas no dia a dia.

Por exemplo, trocar o escritório próprio por uma sala em coworking pode diminuir o custo fixo mensal da empresa, enxugando gastos com aluguel, água, luz e internet.

Vale também usar a tecnologia a seu favor, otimizando rotinas como o cadastro de clientes, envio de mensagens e e-mails através da automatização.

Quem está pensando em abrir um negócio deve ter em mente que existe um período de estruturação, em que raramente o empreendimento dará lucro.

Nesse cenário, a chave é a preparação, dispondo de uma reserva inicial para cobrir os gastos pessoais e os da empresa durante esse tempo.

Portanto, é inteligente captar valores junto a investidores ou sócios, vendendo sua ideia para conseguir apoio financeiro e levantar o negócio.

Vai ficar mais fácil obter essa ajuda formalizando sua empresa, pois existem facilidades nas linhas de crédito e outros tipos de aporte usando um CNPJ.

Outra dica é ter uma outra atividade principal enquanto dá os primeiros passos como empreendedor.

Em vez de se dedicar só ao novo negócio, vale deixar para sair do emprego ou largar os projetos atuais apenas quando sua empresa tomar fôlego e estiver dando lucro.

Assim, você garante a saúde financeira e a sustentabilidade do empreendimento em longo prazo.

Como o empreendedorismo exige você no dia a dia

São muitas as exigências que fazem parte da rotina do empreendedor.

Além de dar conta de tarefas técnicas e operacionais, entram na conta atividades referentes à gestão do negócio.

É por isso que fizemos questão de sugerir o aprimoramento nessa área entre os primeiros passos para começar a sua empresa.

No entanto, mesmo quem tem esses conhecimentos, precisa se dedicar a uma série de demandas diariamente, atendendo a questões legislativas, jurídicas, administrativas

Em pouco tempo, fica aquela impressão de que você não vai dar conta de tudo, o que te faz estender a jornada por 12, 16 ou até mais horas.

Assim, falta tempo para o lazer, descanso, encontro com amigos, organização da casa, cuidados com a família e consigo mesmo.

Quem vive essa rotina dificilmente consegue se exercitar, dormir bem ou adotar uma alimentação balanceada para reforçar a imunidade e a disposição, o que pode custar caro para a saúde e o empreendimento.

Logo haverá queda na produtividade, pois o cérebro precisa estar motivado e bem nutrido para processar informações e ter agilidade na execução de tarefas.

Junto à sobrecarga de trabalho, o isolamento, falta de descanso e de momentos prazerosos são um veneno para a mente, elevando o nível de estresse.

Aumenta também o risco de sofrer com transtornos como burnout, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Esse comprometimento da saúde mental também se manifesta através de sintomas físicos como alergias, dores de cabeça e musculares, cansaço crônico e queda de cabelo.

Daí a importância de priorizar a qualidade de vida ao empreender, separando momentos de autocuidado para diminuir as preocupações.

Como empreender sem se descuidar da saúde física e mental

Viver e empreender com saúde pede que o bem-estar esteja entre as prioridades.

Afinal, o adoecimento físico e mental acaba com a motivação, autoestima e produtividade, gerando impactos negativos também para os negócios.

Fica claro que deixar a saúde de lado é prejudicial para todos, principalmente para o empreendedor, que perde clientes e receitas.

Pensando nisso, reunimos abaixo 6 boas práticas para você não cair nessa armadilha.

Confira!

1. Comece pelo planejamento

Empresas que iniciam as operações a partir de um plano de negócios completo têm menores chances de fracassar, pois diferentes cenários são previstos nesse documento.

Sabendo quais passos dar, o empreendedor ganha tranquilidade e confiança para vencer os desafios diários, diminuindo a ansiedade e o temor em relação ao futuro.

Então, comece cada mês e semana com um planejamento básico, elencando as tarefas por ordem de prioridade para organizar o que deve ser feito primeiro.

2. Programe suas folgas

É durante os períodos de descanso que a mente fixa as memórias, adquire repertório, se torna mais criativa e recupera a energia.

Portanto, programar folgas é um investimento no capital humano e intelectual da sua empresa.

Inclua no mínimo um dia de descanso por semana e não se esqueça das férias anuais, com pelo menos 10 dias consecutivos.

3. Faça pausas

Durante a jornada de trabalho, as pausas servem para se desconectar das preocupações e reduzir o estresse.

Seja para tomar um cafezinho, dar uma volta no parque ou conversar com um colega, tirar alguns minutos para pausas vai aumentar sua concentração e a capacidade de solucionar problemas.

Além de permitir a inserção de exercícios rápidos e o consumo de lanches saudáveis, como frutas e iogurte natural.

4. Tenha uma rede de apoio

Ninguém vai muito longe sem ajuda.

Por isso, manter relacionamentos saudáveis com as pessoas ao seu redor é primordial.

São elas que dão apoio nas horas difíceis, te ajudam a sair das crises e a pensar fora da caixa para resolver demandas que parecem não ter solução.

Valorize e mantenha por perto aquele familiar ou amigo que te ouve depois de um dia complicado e dá conselhos sábios.

Assim como o seu mentor, parceiro ou sócio que orienta sobre os rumos da empresa.

Peça ajuda a essas pessoas quando estiver se sentindo sozinho e achando que não dá conta do trabalho.

5. Limite as atividades profissionais

Procure separar a pessoa física da jurídica, colocando limites para se dedicar a cada esfera da vida.

Ainda que sempre haja tarefas relacionadas ao negócio, o ideal é se desligar delas durante as horas de lazer, repouso ou até para cultivar um hobby.

6. Invista em prevenção

Adotar hábitos saudáveis é uma boa maneira de evitar o adoecimento mental e físico.

Coloque na agenda o seu compromisso com a alimentação nutritiva, exercício físico ao menos três vezes por semana e boas noites de sono.

Para completar, mantenha o acompanhamento médico em dia com consultas e exames de rotina – o que fica mais fácil se você tiver um bom plano de saúde.

A Sami te ajuda a adotar uma rotina saudável

Unindo tecnologia e bem-estar, a Sami tem o plano de saúde ideal para você e sua equipe.

Cada um terá seu próprio Time de Saúde, com médico e profissionais de enfermagem para cuidar de você sempre que você precisar de atendimento clínico, além de atuar junto com você na prevenção de doenças e criação de bons hábitos.

Também vai ficar mais fácil incorporar comportamentos saudáveis com acesso às academias Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar, tudo em nossa Rede de Hábitos Saudáveis.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo.

Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×