Início Saúde Carga horária de trabalho: como afeta a saúde dos colaboradores?

Carga horária de trabalho: como afeta a saúde dos colaboradores?

Autor

Data

Categoria

Fazer horas extras. Chegar cedo e sair tarde. Ficar até depois do horário ou trabalhar aos fins de semana pode ser bem visto pelo chefe que coordena uma equipe, mas será que é o certo?

“Deus ajuda quem cedo madruga”, não é esse o dito popular? Pois bem. O trabalho excessivo, principalmente enquanto enfrentamos a pandemia causada pelo coronavírus, a Covid-19, tornou-se algo comum e muito praticado.

Em abril de 2020, uma pesquisa feita pelo LinkedIn indicou que 68% dos profissionais em home office entrevistados trabalham pelo menos uma hora a mais por dia. O estudo ainda mostra que 62% ainda estão mais estressados que antes da pandemia, quando tinham horário mais regrado.

O home office passou a ser sinônimo de trabalho às 22h, do chefe ligando às 7h e a jornada a cumprir sem horário definido. O trabalho de forma contínua e sem pausas, quando parece que vivemos para o trabalho, pode causar sérios danos à saúde física e mental. E para aquele que acha importante cumprir horas extras é essencial para ser promovido na empresa, se atente a realidade: o excesso de trabalho prejudica a produtividade.

Como gestores, líderes e profissionais de RH, ainda mais no período que estamos vivendo, é essencial avaliarmos a jornada de trabalho dos nossos colaboradores. Nos atentar se eles estão cumprindo uma jornada exaustiva. Sabemos que o bem-estar do funcionário é a chave para o sucesso de uma organização.

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é a carga horária de trabalho?
  2. Como isso afeta a saúde do colaborador?
  3. O que o RH pode fazer para promover jornadas saudáveis de trabalho?
  4. Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é a carga horária de trabalho?

Atualmente, devido a alta competitividade e o mercado de trabalho atual, ficar depois do horário é bem visto por alguns gestores. No entanto, não podemos deixar de lado a legislação trabalhista, que determina diversos limites em relação à jornada de trabalho e em como elas devem ser administradas.

A Consolidação das Leis de Trabalho aceita horas extras, mas impõe limites: duas horas diárias a mais, não mais que isso. Além disso, de acordo com o artigo 58 da CLT, o período de trabalho deve equivaler a 8 horas por dia e 44 horas por semana no máximo.

Mais adiante, no artigo 59, aponta que a jornada poderá ter acréscimo de 2 horas se apontada em acordo com o trabalhador e o empregador.

O trabalho excessivo está relacionado à jornadas superiores àquelas apontadas pela CLT, o que pode causar um desgaste físico e mental e refletir diretamente no dia a dia da empresa.

Como isso afeta a saúde do colaborador?

Para se ter uma ideia, o excesso da jornada de trabalho pode trazer consequências físicas e mentais na saúde e bem-estar do colaborador. De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro Para o Crescimento Equitativo, em Washington, horários instáveis podem elevar o nível de estresse dos funcionários.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), jornadas de trabalho maiores que 55 horas semanais aumentam em 17% as chances de ataque cardíaco e 35% o risco de morte por AVC. Por conta dos dados, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) elaborou um manual com práticas para criar um ambiente saudável no trabalho, que você acessa no link acima.

Mas não só a saúde física é afetada. Existem danos que não são tão visíveis quanto um ataque cardíaco e um AVC, são as chamadas doenças mentais, que necessitam de cuidados psicológicos e psiquiátricos. Entre os transtornos mais comuns, estão a ansiedade, o estresse e a síndrome de burnout.

Crises de ansiedade podem resultar em alimentação compulsiva, alterações da pressão, angústia, choros, tremedeiras, baixa produtividade, desânimo e excesso de preocupação. Já altos níveis de estresse deixam pessoas com alta irritabilidade.

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a síndrome de burnout acontece pelo excesso de carga de trabalho e pode causar cansaço físico e mental, dores de cabeça e batimentos cardíacos acelerados.

Ao afetar a saúde física e mental do colaborador, o problema traz desvantagens para ambos os lados. Para o trabalhador, além dos citados, a produtividade cai, as entregas atrasam e não tem muita qualidade no trabalho prestado.

Já para a empresa, os atrasos trazem problemas nos resultados, a rotatividade de funcionários aumenta, acontece o absenteísmo e aumento de atestado, bem como ações judiciais.

O que o RH pode fazer para promover jornadas saudáveis de trabalho?

O RH, ao lado dos gestores, consegue promover a organização e jornadas mais saudáveis para os colaboradores. Como, delegar funções e tarefas, criar um cronograma para seguir uma jornada de trabalho, promover treinamento e delimitar tarefas.

Além disso, é possível fazer um acompanhamento, incentivar a prática de exercícios, explicar a importância do cuidado com a saúde mental, investir em melhores tecnologias e ferramentas.

É fundamental também ouvir as sugestões dos colaboradores, como eles se sentem com a jornada de trabalho e o que a empresa poderia fazer para melhorar o ambiente. 

Criar uma cultura de respeito mútuo também pode ser uma ferramenta importante para a melhora do bem-estar da equipe. Nesse caso, os líderes têm um papel fundamental: criar laços e relações respeitosas e transparentes. 

Promover atividades colaborativas também é importante. Para se ter uma ideia, todas as melhores empresas para trabalhar compartilham seu propósito com os colaboradores. Pratique, ainda, a flexibilidade. Horários rígidos não são saudáveis. Que tal ajustar um horário ideal com o seu funcionário?

Dê atenção a quem precisa de aumento e promoções. Valorize o seu empregado e lembre-se que ele é o seu primeiro cliente. 

Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com os serviços de academias e wellness do Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×