Início Saúde Team building: o que é e como o RH pode apoiar?

Team building: o que é e como o RH pode apoiar?

Autor

Data

Categoria

Desmotivação e cansaço no trabalho, infelizmente, é comum. E, para o profissional da área de Recursos Humanos, esse é um motivo de preocupação. Para uma organização funcionar com o gás total é fundamental funcionários engajados e produtivos, com uma boa qualidade de vida no trabalho.

Portanto, é importante estarmos atentos aos sintomas de uma rotina em baixa e trazer soluções criativas e certeiras para acabar ou amenizar o problema.

Sabemos que os nossos colaboradores são os nossos primeiros clientes e eles precisam ser fiéis a nossa marca, pois são eles que irão vender os nossos produtos. Para isso, uma peça chave é a sensação de pertencimento.

Seu colaborador precisa se sentir parte integrante da equipe e dos objetivos da empresa para se sentir produtivo e, assim, sentir-se como alguém importante para alavancar os resultados da empresa. Mas como manter o funcionário motivado?

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é o team building?
  2. Qual a importância do team building na promoção da saúde no trabalho?
  3. Como o RH pode apoiar neste processo?
  4. Promova a saúde no ambiente de trabalho com um plano de saúde Sami

O que é o team building?

Manter um colaborador motivado e dando o melhor de si é o objetivo de todo RH. Para isso, existem ferramentas que podem auxiliar o profissional a engajar a equipe e construir um novo cenário para a empresa.

O team building surgiu quando perceberam que mesmo quando encontros acontecem diariamente não é sinônimo de união. Perceberam, inclusive, que grupo e equipe não têm o mesmo significado. E agora?

Sabemos que para entregar bons resultados precisamos de um time, isso quer dizer uma equipe. Para isso, nossos colaboradores precisam se sentir parte de um objetivo maior. É necessário que eles, juntos, consigam atingir uma meta, por meio do comprometimento, sintonia e harmonia.

O team building tem como objetivo criar laços entre as pessoas, quebrando o gelo, motivando, trazendo entusiasmo e nova energia para os colaboradores. Suas aplicações podem ser variadas, com esportes, jogos e dinâmicas, mas são sempre descontraídas e desafiadoras.

As atividades visam praticar a união em equipe que resulte em bons resultados para o time. Desse modo, por meio da colaboração, é possível fortalecer o vínculo entre os trabalhadores e facilitar a comunicação com a demanda.

Como vantagem, o Team Building oferece, ainda, um aprimoramento da inteligência emocional entre as equipes.

Qual a importância do team building na promoção da saúde no trabalho?

Sabemos que cada funcionário tem uma personalidade e um modo de executar tarefas e que isso pode ser um grande desafio quando é necessário trabalhar em equipe. Cada funcionário tem a sua própria opinião e posicionamentos diferentes que, vez ou outra, podem entrar em conflito, deixando o clima organizacional nada agradável.

Pensando nisso, é importante ter um time alinhado e harmônico. O que não só traz benefícios para a corporação, como também na promoção da saúde no trabalho. Um relacionamento diversificado e equilibrado entre equipes gera o conhecimento de diferentes visões e culturas, tornando indivíduos mais flexíveis e tolerantes.

Mas o que realmente o team Building proporciona?

Uma melhor colaboração entre as equipes. A aplicação de técnicas de integração aproxima as pessoas, mesmo que de um diferente setor. Elas conseguem perceber como trabalhar melhor em cada situação e a entender como um colega de equipe trabalha, e assim respeitá-lo.

Assim, ele consegue se fazer disponível quando precisam de sua ajuda e entender melhor a função de cada membro da equipe, por ter mais empatia para com o outro.

Motivação de funcionários. Uma equipe unida e bem integrada se sente mais parte de um time, logo da organização. É o sentimento de pertencimento. Eles se sentem valorizados, pois sabem que seu trabalho é importante para os resultados da empresa.

Um melhor senso de responsabilidade. Não querer decepcionar alguém que você tem carinho e respeito é algo comum entre pessoas unidas. Portanto, funcionários que entendem o trabalho do colega de equipe, sabem que sua função faz parte de toda uma organização e um bom resultado. Ele sabe as suas responsabilidades e não abre mão delas, justamente para não prejudicar os objetivos da equipe que ele faz parte.

Aumento da produtividade. Com o Team Building, funcionários se sentem mais produtivos e qualificados para as suas tarefas. A ferramenta auxilia o gestor da equipe a estimular e valorizar cada peça do trabalho, demonstrando a importância de cada função que o colaborador exerce.

Um melhor ambiente de trabalho. Sentir-se bem no trabalho é fundamental para o funcionário não ir trabalhar desmotivado. Quando gostamos e nos sentimos valorizados com o que exercemos, vamos com mais gás para o ambiente organizacional. Se, aliado a isso, temos uma equipe integrada, ganhamos um ambiente de trabalho saudável, divertido e equilibrado.

Como o RH pode apoiar neste processo?

O RH é o principal setor que lida com os funcionários. É a porta de entrada para soluções, medidas e sugestões para e com os colaboradores. Por esse motivo, o RH tem um importante papel para apoiar o processo de Team Building na empresa. Mas como?

É importante estabelecer um propósito entre as equipes. Para quê eles estão se esforçando? Com um propósito, os funcionários vão saber qual caminho seguir e para onde estão indo. Assim, se sentem mais integrados com os objetivos da empresa e mais motivados para alcançar um resultado.

Assim como estabelecer um propósito é importante, devemos retroceder um passo e ensinar as equipes a trabalharem da melhor forma. Por isso, elaborar palestras, workshops e trazer treinamentos para a equipe pode ser um diferencial.

Vale lembrar também que uma boa equipe precisa de um bom líder. Os objetivos de um team Building são mais difíceis de serem alcançados sem um líder que chega junto. Ele precisa inspirar os membros e apoiá-los, ouvindo e aceitando as sugestões.

Mas para que o líder exerça uma boa liderança, é fundamental dar a importância necessária para a comunicação interna. Os membros de uma equipe precisam conversar e comunicar suas ações. Valorizar a cultura da comunicação aberta e transparente dentro da organização é primordial.

Desse modo, todos estarão na mesma página e integrados. É possível, ainda, que eles entendam os desafios de seus colegas e consigam ajudar um ao outro. 

Promova a saúde no ambiente de trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e o aplicativo de saúde mental Vitalk.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×