Início Sami Saiba como promover o seu bem-estar com atividade física e vida saudável

Saiba como promover o seu bem-estar com atividade física e vida saudável

Autor

Data

Categoria

Você já deve ter ouvido falar na necessidade de manter a saúde em dia com a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Sabemos que nem treinos exaustivos, tão menos alimentação super restritiva garantem uma boa qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário praticar 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana, no mínimo. Para a promoção da saúde e prevenção de doenças, atividades físicas e alimentação regulada são a chave para um equilibrado bem-estar.

Neste mês, falaremos sobre bem-estar, saúde equilibrada e qualidade de vida. A Sami entende a importância dos cuidados diários com a saúde e queremos incentivar você a fazer mais pelo seu bem-estar! Vem com a gente?

Acompanhe o texto abaixo e aprenda como viver com mais energia. E se você é Membro Sami, trazemos dicas valiosas sobre como utilizar o seu plano para viver melhor!

Neste texto, falaremos sobre:

  1. O que é atividade física?
  2. Como começar a praticar atividades físicas?
  3. Qual o papel da alimentação saudável nisso tudo?
  4. O sono também é importante para uma vida saudável

O que é atividade física?

Parece óbvio entender o que é uma atividade física, mas será que sabemos o que realmente significa? Atividade física é todo movimento voluntário, no entanto é diferente de exercícios. Vamos entender melhor: levar o cachorro para passear, subir escada, caminhar para ir à padaria, fazer faxina… Tudo isso é relacionado à atividade física.

O exercício leva em conta uma finalidade específica e existem diversos, como cardiovascular, flexibilidade, força, equilíbrio, entre outros. Todo exercício também pode variar de acordo com a capacidade física da pessoa, e não se limita somente à força.

Manter uma vida ativa, traz impactos muito positivos: diminuem as chances de desenvolver transtornos de estresse, depressivos, dores, melhora qualidade do sono, a qualidade da digestão, os níveis de colesterol, triglicerídeos, e o funcionamento do corpo como um todo.

OsSedentarismo, por sua vez, aumenta os riscos de desenvolver diabetes, pressão alta e está associado à vários tipos de canceres. 

Uma pessoa que tem uma vida sedentária, tem maiores chances de chegar à terceira idade com diversas limitações físicas, tendo mais propensão à dores e a dependência para realizar as atividades cotidianas.

O Ministério da Saúde desenvolveu um guia de atividade física para a população brasileira, que traz tópicos de atividade física para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência. Para acessá-lo, é só clicar nesse link!

Então vamos começar? 

Você pode contar com seu Time de Saúde para te dar orientações sobre exercícios físicos e alimentação e hábitos saudáveis. Com ajuda profissional, fica mais fácil vencer os desafios que aparecem no caminho.

Como começar a praticar atividades físicas?

Primeiro é preciso ter em mente que não é possível virar um atleta de alta performance de um dia para a noite, já que o seu corpo precisa se acostumar e desenvolver suas capacidades. Por isso, ao praticar exercícios, dê pausas e descansos para seu corpo se recuperar. 

Seguindo o padrão correto definido pela OMS, de 150 minutos por semana de atividade física moderada, você pode consultar o guia de atividades físicas que o Ministério da Saúde indicou e começar até mesmo em casa!

Saiba que atividade física moderada quer dizer quando a pessoa tem dificuldades de falar enquanto está se exercitando. Por isso, se passar desse nível, já é atividade física intensa. Respeite seus limites, ok?

Outras dicas envolvem orientações de algum profissional. 

Personal Trainer pode ser um facilitador para a prática de exercícios, bem como para te incentivar. É muito comum termos preguiça de realizar atividades físicas e acabar desistindo antes mesmo de levantar da cama.

Os membros Sami têm acesso ao Gympass de forma gratuita, que conta com aulas de personal por vídeo, e com aplicativos de exercícios que podem orientar você.

O que também pode funcionar é encontrar amigos que compartilhem dos mesmos objetivos que você. Ir treinar sozinho é mais desanimador que treinar acompanhado. Além disso, você pode traçar metas inteligentes (meta smart): uma meta atingível. Ou seja: 25 minutos de caminhada. Não tente já impor duas horas de academia logo no início, as chances de falhar são grandes.

Qual o papel da alimentação saudável nisso tudo?

A alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir uma boa saúde. O Ministério da Saúde disponibilizou um guia alimentar para a população brasileira com diversas dicas, desde a melhor escolha dos alimentos ao seu consumo correto.

Que tal fugir de alimentos ultraprocessados e optar por alimentos naturais sempre que conseguir? Pra te ajudar a entender melhor: alimentos ultraprocessados são aqueles que você não consegue identificar qual é a origem, exemplo: biscoitos, salgadinhos, balas, entre outros. Já alimentos naturais, como o nome já diz, são alimentos retirados da natureza e comidos em seguida, como frutas e legumes. Já os processados têm adição de conservantes, como peixe enlatado e tomate em conserva, por exemplo.

Quantas vezes você já foi ao mercado e analisou os rótulos dos alimentos? Essa é uma prática pouco comum, mas muito importante. Existe uma regra básica: se tem muitos nomes esquisitos, fuja! Alimentos ultra-processados alteram o funcionamento do organismo, por mais saudáveis e nutritivos que a embalagem faça parecer.

Se atente às cores presentes no seu prato: quanto mais colorido, melhor! Ah, e não se esqueça de beber água!

Através do Gympass, você pode encontrar aplicativos que ajudam você a escolher melhor os alimentos. Conte também com o seu Time de Saúde para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema!

O sono também é importante para uma vida saudável

O sono também é um importante regulador do estresse, equilibra o corpo e da mente. Nosso rendimento diário depende do nosso sono. Você sabia que a falta de memória, mudanças de humor, fixação de informação e aprendizado podem ter a ver com a qualidade do sono?

A média recomendada para se ter um sono reparador é de 7h a 9h por dia. Sendo tolerável de 6h a 10h. No entanto, é importante ressaltar que de nada adianta hoje dormir 4 horas e no fim de semana 10h, ok? Mantenha a rotina do sono equilibrada durante todos os dias.

Ao dormir mal, você pode ganhar peso, aumentar o risco de problemas no coração, mais dores e, favorecer o aparecimento de novas doenças.

Para manter um sono equilibrado é importante fazer a higiene do sono, nosso cérebro gosta de uma rotina, quanto mais programada sua vida for, melhor.

  • Tente ir dormir e acordar todos os dias nos mesmos horários.
  • Faça sua última refeição até 2 horas antes de ir dormir.
  • Desligar as telas 2 horas antes de ir dormir.
  • Mantenha o quarto escuro e numa temperatura adequada.
  • Um chá de camomila ajuda a relaxar.
  • Uma boa dica é aproveitar os benefícios calmantes de uma meditação guiada.

Conte também com o Time de Saúde da Sami para ajudar você a ter melhor qualidade de sono!

e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Diabetes gestacional: causa, sintomas e riscos para o bebê

A hiperglicemia durante a gestação surge a partir de alterações hormonais, e pode provocar diversas complicações à saúde da gestante e do feto

Do rim à visão: veja 10 complicações causadas pelo diabetes

O diabetes é um grande problema de saúde pública, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), de 2021....

 Pré-diabetes: o que é, quais são as causas e como prevenir

Cerca de 15 milhões de pessoas têm pré-diabetes no Brasil, segundo uma pesquisa do International Diabetes Federation. Pré-diabetes é o termo usado...

Diabetes tipo 1 e tipo 2: você sabe qual é a diferença?

Se você não é diabético, provavelmente conhece alguém que tenha diabetes. De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de...

Diabetes: saiba quais são as causas, sintomas e como tratar

O diabetes é efeito de uma baixa ou ausência de produção de insulina, causada por fatores genéticos ou hábitos de vida prejudiciais...
e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero
×