Início Saúde Cuidado humanizado: o que é e qual a relação com a atenção...

Cuidado humanizado: o que é e qual a relação com a atenção primária?

Autor

Data

Categoria

É tão bom quando vamos ao médico e nos sentimos acolhidos e ouvidos, não é verdade? O cuidado humanizado na saúde é aquele que vai além das especialidades técnicas, ele valoriza a qualidade do atendimento, acolhe e ouve o paciente com cuidado e atenção.

Temos visto muitos avanços na área da saúde, principalmente em relação a tecnologia. Novos exames, medicamentos, vacinas e testes foram descobertos e aprimorados para se tornarem cada vez mais eficazes no combate a doenças e promoção da saúde.

No entanto, não bastam apenas os avanços tecnológicos para a saúde ter um atendimento de qualidade. O cuidado humanizado também faz um papel fundamental no tratamento do paciente.

Vamos entender melhor sobre o que é o cuidado humanizado? E qual a relação dele com a atenção primária à saúde?

A atenção primária intervem de forma precoce e preventiva nas doenças e ajuda a manter a saúde de forma eficaz

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

O que é a atenção primária à saúde?

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é o cuidado humanizado?
  2. Por que ele é importante na saúde?
  3. Qual a relação entre o cuidado humanizado e a atenção primária à saúde?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida da sua saúde, não da sua doença

O que é o cuidado humanizado?

O atendimento humanizado está relacionado ao cuidado de ouvir e compreender as reclamações do paciente. Vale lembrar que é um momento delicado para o indivíduo que procura acolhimento em um hospital, clínica ou outro ponto de atendimento médico.

Esse cuidado leva em consideração não só a empatia da equipe médica, mas também do SAC, da recepção da clínica, dos funcionários do hospital, entre outros.

Além disso, o cuidado humanizado tem como característica construir relações. Afinal, um paciente que se sente acolhido em um momento de fraqueza retorna para onde se sente seguro caso aconteça algum imprevisto.

Entender a dor do paciente, tanto física como mental, é um dos pontos-chave para um cuidado humanizado. De acordo com estudos, os principais pontos de um cuidado humanizado estão relacionados a:

  • Tratar o paciente de modo individualizado e único;
  • Ter atenção e empatia com a situação, por menor que ela seja;
  • Transmitir segurança nas suas técnicas e estudos;
  • Esclarecer cada procedimento e passos a serem seguidos;
  • Chamar pelo nome, independente do estado em que o paciente se encontra (podendo ser em coma, sonolento, acordado, em estado grave, entre outros);
  • Levar em consideração o estado emocional do paciente.

Por que ele é importante na saúde?

Ao direcionar sua energia e empatia às reclamações do paciente, por menor que ela seja, o cuidado pode contribuir para a promoção da saúde e recuperação da doença. A possibilidade de o paciente responder melhor ao tratamento informado é maior e oferece resultados mais rápidos.

Imagine que você não entende muito o que está acontecendo com o seu corpo, mas não se sente bem em relação a algum problema. No entanto, o médico que atendeu você te explica de maneira clara e expõe o tratamento de maneira a fazer você compreender o porquê de cada remédio. Qual a possibilidade de você largar o tratamento? Agora, se imaginarmos o contrário: um profissional da saúde não se importa com o seu problema e só receita aquilo que acredita, sem explicar o motivo. Qual a possibilidade de você sair insatisfeito, procurar outro médico e, assim, atrasar o tratamento?

É fundamental entender que um paciente não procura apenas a solução dos seus problemas de saúde, mas também o alívio de alguém o entender e o conforto que isso gera.

A falta de empatia e cuidado com paciente pode gerar sofrimento, demora para ser atendido, desrespeito, padronização ineficaz do paciente e ausência de segurança.

Alguns profissionais da área de saúde, infelizmente, apenas enxergam o paciente como um conjunto de sintomas e desconsidera características sociais, econômicas, culturais e psicológicas.

Qual a relação entre o cuidado humanizado e a atenção primária à saúde?

O termo humanização na saúde indica a combinação de domínio tecnológico e cuidado especial aos detalhes do paciente, relacionados ao âmbito pessoal.

A Atenção Primária à Saúde tem como premissa levar atendimento humanizado para a população que atende, considerando fatores pessoais e específicos a cada paciente, além de dados socioeconômicos, culturais e regionais.

Assim como a atenção primária, o atendimento humanizado leva em conta compreender o sofrimento do paciente, sua satisfação, a individualização do paciente e o respeito às intimidades e às diferenças.

O cuidado humanizado gera um atendimento contínuo e de longo prazo, visto que o paciente retorna por se sentir acolhido pelos profissionais da saúde. A atenção primária à saúde (APS) defende que criar um relacionamento a longo prazo pode prevenir doenças e promover tratamentos.

Além disso, o cuidado humanizado, assim como a APS, também leva em consideração os familiares do paciente. Ou seja, ele envolve a família sobre o problema e como tratá-lo, de modo que todos consigam entender com clareza sobre a situação.

O cuidado humanizado e a APS entendem que a recuperação do paciente depende muito da companhia dos familiares e amigos, devido à saúde mental. Portanto, o cuidado humanizado compreende a importância do paciente em ter um acompanhamento contínuo da família. Assim, sua melhora tem a possibilidade de ser mais rápida e eficaz.

A Sami é o plano de saúde que cuida da sua saúde, não da sua doença

A Sami nasceu para ser sua aliada na saúde, com tratamento proativo e preventivo. Com os nossos planos você tem rede médica de referência e seu próprio Time de Saúde sem susto no bolso.

Com um plano da Sami, você conta com:

  • Time de Saúde: Composto por médico, enfermeiro e coordenador de saúde, uma equipe que te conhece e está sempre a postos para te ajudar no que for preciso. E você escolhe: atendimento presencial ou por telemedicina;
  • Atendimentos de emergência e internação: pronto-socorro adulto e infantil em hospitais de padrão internacional. No caso de internação, você tem opções de quarto individual ou coletivo;
  • Rede credenciada de alto nível: contamos com hospitais como Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, laboratórios Lavoisier e muitos outros;
  • Sem reembolsos e coparticipação: você sabe sempre o quanto vai pagar no seu plano;
  • Rede de Hábitos Saudáveis: porque saúde vai muito além dos cuidados clínicos. Nela você conta com o Gympass grátis por tempo limitado, tendo acesso a mais de 9 mil academias e 27 apps de bem-estar, nutrição e meditação, além de sessões com personal trainer, e a outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Com a Sami, você tem muito mais que um plano – e o melhor, cabe tudo no seu bolso! Veja essa simulação que fizemos abaixo:

Quer fazer parte dessa revolução na saúde? Vem pra Sami! Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×