As empresas que oferecem plano de saúde coletivo empresarial para seus funcionários, que tenham ou não a participação financeira deles, podem fazer a migração de um ou mais beneficiários para um plano superior, sem que seja necessário fazer um novo contrato com a operadora.
Mas, é necessário que essa possibilidade esteja prevista no contrato. Continue a leitura para saber tudo o que é necessário para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Com a Sami, você responde todas as suas dúvidas sobre plano de saúde. Neste conteúdo, vamos falar sobre:
- Quais as regras para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial para um funcionário?
- Os beneficiários precisam cumprir novas carências após o upgrade do plano de saúde empresarial?
- É possível trocar plano de saúde empresarial durante a vigência?
- Como saber se a minha empresa pode fazer a troca de plano de saúde coletivo?
- É possível trocar o plano de saúde empresarial oferecido para os funcionários por outro inferior?
- Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami
Quais as regras para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial para um funcionário?
Os contratos que permitem fazer upgrade de plano de saúde empresarial devem listar as opções de planos para a migração, bem como as situações em que isso é permitido, que podem ser as seguintes:
Promoção do funcionário
De acordo com o cargo do beneficiário, o plano de saúde empresarial de uma determinada categoria pode dar acesso a redes assistenciais diferentes para a prestação dos serviços que deve oferecer.
Por exemplo, se um beneficiário assumir um cargo mais alto na empresa, ele passa a ter acesso a hospitais, laboratórios e especialistas de padrão maior e/ou ter mais opções de escolha na sua rede credenciada.
Como fazer o upgrade do plano de saúde – é necessário fazer a solicitação até 30 dias a partir da mudança de cargo do beneficiário e enviar documento que comprove isso.
Planos de saúde estão entre os 3 maiores desejos dos brasileiros. Baixe o guia prático e encontre tudo que você precisa saber sobre esse benefício.
Por opção do funcionário
A possibilidade de os funcionários mudarem livremente para uma categoria superior precisa estar prevista no contrato do plano de saúde empresarial para que isso possa acontecer.
Como fazer o upgrade do plano de saúde – a solicitação deve ser feita para a operadora dentro do prazo de 30 dias que antecedem o aniversário do contrato. Também é necessário enviar novamente documento comprovando que o vínculo com o empregador continua a existir.
Entretanto, mesmo que o contrato não tenha um plano superior, a empresa pode solicitar para a operadora a inclusão de um novo produto.
Quando isso acontece, a operadora avalia a quantidade de pessoas que serão beneficiadas pelo upgrade do plano de saúde empresarial e faz uma cotação do plano que será adicionado ao contrato em vigor para que a empresa aprove o acréscimo.
Mas atenção! O processo e as regras para upgrade do plano de saúde empresarial podem variar conforme a operadora e o produto. Por isso, avalie antes de contratar.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Os beneficiários precisam cumprir novas carências após o upgrade do plano de saúde empresarial?
O beneficiário de um plano de saúde empresarial pode aproveitar as carências já cumpridas para serem incorporadas a um plano novo de categoria superior ao primeiro.
É o que determina a Súmula Normativa no 21 da ANS, pois os prazos de carência já cumpridos não podem ser impostos novamente ao beneficiário após o upgrade do plano de saúde empresarial. Mas, isso só vale para coberturas idênticas em outro plano da mesma operadora.
A contagem de períodos de carência deve considerar os períodos de carência porventura já cumpridos pelo beneficiário total ou parcialmente no plano anterior.
Isso significa que é necessário cumprir novos períodos de carência quando, no novo plano, for garantido o acesso a profissionais, entidades ou serviços de assistência à saúde que não existiam no plano anterior, incluindo um padrão melhor de acomodação em internações. Mas só em relação a esses profissionais, entidades ou serviços de assistência à saúde acrescidos, ou apenas em relação a esse melhor padrão de acomodação.
Os prazos de carência estabelecidos em lei são os seguintes:
- Urgência e emergência – 24 horas;
- Parto – 300 dias, excluindo os prematuros e por causa de complicações;
- Consultas, exames, internações e cirurgias – 180 dias;
- Problemas de saúde pré-existentes – Cobertura Parcial Temporária de 24 meses.
É possível trocar plano de saúde empresarial durante a vigência?
Para que a empresa possa fazer a troca de um plano de saúde coletivo durante a vigência dele é preciso averiguar o que o contrato diz a respeito e seguir as regras estabelecidas.
Em caso de dúvida, é melhor consultar a operadora para saber se isso é mesmo possível e, caso positivo, certificar-se sobre como proceder.
Como saber se a minha empresa pode fazer a troca de plano de saúde coletivo?
Em relação aos funcionários – a alteração unilateral do plano de saúde coletivo é um direito da empresa, uma vez que oferecer um plano para os funcionários não é obrigatório. Basta que o novo plano oferece uma cobertura semelhante ao anterior e a troca seja avisada com antecedência para os beneficiários.
Em relação à operadora – é preciso averiguar com ela se existe a possibilidade de trocar o plano e quais são as regras para isso. Mas, se intenção for rescindir o contrato para trocar de operadora, é preciso seguir as regras estabelecidas no contrato vigente para encerrá-lo.
É possível trocar o plano de saúde empresarial oferecido para os funcionários por outro inferior?
Assim como o upgrade de plano de saúde empresarial precisa estar previsto no contrato com a operadora para que ele possa ser feito, a mesma coisa acontece com o downgrade.
Entretanto, a possibilidade de trocar o plano de saúde oferecido para o funcionário por um de categoria inferior não faz parte da maioria dos contratos. Então, se existe a intenção de fazer o downgrade por algum motivo, é fundamental consultar antes a operadora para saber se isso é viável.
De qualquer forma, o novo plano de saúde empresarial deve oferecer coberturas equivalentes às do plano anterior se a alteração for feita por decisão unilateral do empregador.
Do contrário, a mudança pode ser considerada judicialmente lesiva ao trabalhador. Além disso, é preciso manter a mesma cobertura do plano de saúde anterior para funcionários que estejam em tratamento até que ele seja terminado, especialmente os que não podem ser interrompidos, como os oncológicos.
Para alterar o plano de saúde coletivo por outro, a empresa precisa comunicar o fato obrigatoriamente e com antecedência para os funcionários que são beneficiados por ele.
Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami
Aqui na Sami, temos a missão de oferecer saúde de qualidade por um preço justo. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por pessoa por mês.
Cada um de nossos membros tem acesso ao seu Time de Saúde, com médicos ou médicas e enfermeiros ou enfermeiras que conhecem você de verdade e que fazem a coordenação do cuidado com a sua saúde junto com você e os especialistas necessários.
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como o Hospital 9 de Julho, Hospital Leforte, Maternidade Santa Izildinha, laboratório Labi, entre outros.
Por fim, sabemos que saúde é muito mais que consultas e exames. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e o aplicativo de cuidados mentais Vitalk.
Descubra quais os primeiros passos que você, profissional de RH, precisa dar para estruturar um plano de saúde em sua empresa.
Referências
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9656.htm – acessado em 08/06/2021;
- http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/contratacao-e-troca-de-plano/dicas-para-escolher-um-plano/14-planos-de-saude-e-operadoras/contratacao-e-troca-de-plano/467-planos-coletivos – acessado em 08/06/2021;
- http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-da-operadora/48-planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/perguntas-frequentes/820-e-se-eu-quiser-trocar-de-plano-de-saude-vou-precisar-cumprir-novos-prazos-de-carencia-no-plano-novo – acessado em 08/06/2021;
- http://www.ans.gov.br/index2.php?option=com_legislacao&view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=1792 – acessado em 08/06/2021;
- https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=ALTERA%C3%87%C3%83O+UNILATERAL+(PLANO+DE+SA%C3%9ADE) – acessado em 08/06/2021;
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm – acessado em 08/06/2021;
- http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/contratacao-e-troca-de-plano/dicas-para-escolher-um-plano/14-planos-de-saude-e-operadoras/contratacao-e-troca-de-plano/467-planos-coletivos – acessado em 08/06/2021;
Índice
- 1 Quais as regras para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial para um funcionário?
- 2 Os beneficiários precisam cumprir novas carências após o upgrade do plano de saúde empresarial?
- 3 É possível trocar plano de saúde empresarial durante a vigência?
- 4 Como saber se a minha empresa pode fazer a troca de plano de saúde coletivo?
- 5 É possível trocar o plano de saúde empresarial oferecido para os funcionários por outro inferior?
- 6 Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami
- 7 Referências