Início Bem-Estar 4 passos para construir relações de confiança e ambientes de Segurança Psicológica

4 passos para construir relações de confiança e ambientes de Segurança Psicológica

Autor

Data

Categoria

Seu trabalho invade e afeta a vida familiar? E a vida familiar? Invade e afeta a sua produtividade no trabalho?

Sim, certo? Muito sim. As fronteiras entre “vida profissional” e “vida pessoal” são cada vez menos claras. Existe uma vida só, onde tudo se mistura. E no fim das contas, tudo se resume a relacionamentos: consigo mesmo, com o outro e com o mundo. 

Como está a saúde dos seus relacionamentos? Eles foram construídos com base em franqueza e compartilhando erros e vulnerabilidades ou com receio de conflitos? 

Você já parou para pensar que o seu relacionamento com o trabalho é bem parecido com a sua relação com o(s) amor(es) da sua vida? Vocês passam muito tempo juntos, estão construindo algo juntos (produto ou família), encaram desafios diários e precisam, acima de tudo, querer estar juntos para dar certo no longo prazo.

Na Sami, temos um grande propósito, que junta as tradicionais missão e visão numa frase só: cuidar do ser humano construindo a confiança em todos os seus relacionamentos. Entendemos que criar relações de confiança é o começo de tudo: de um bom casamento, uma boa relação familiar, uma boa cultura organizacional, um bom produto e um bom relacionamento com o cliente.

Acreditamos em parcerias de verdade e na força do trabalho coletivo. Por isso, convidamos a Integrha, nossa parceira na gestão estratégica de pessoas, a produzir esse e-book sobre Segurança Psicológica, que além de explicar tudo o que você precisa saber, oferece 4 passos para você construir relações de confiança.

Segurança Psicológica, como você verá no e-book, é a base de todo bom relacionamento, seja com o amor da sua vida ou com o seu time de trabalho.

Quer dar uma espiada para ver se o conteúdo é pra você? Fizemos um resumo do e-book. Boa leitura!

O que é Segurança Psicológica

Segundo Amy Edmondson, professora da Harvard Business School, um ambiente psicologicamente seguro é aquele em que as pessoas se sentem seguras para compartilhar suas ideias, dúvidas, feedbacks (mesmo feedbacks negativos) e, principalmente, as vulnerabilidades e os erros, sem medo de represálias ou julgamentos.

O principal sinal de insegurança psicológica é o medo ou receio de discordar, de mostrar vulnerabilidade e, principalmente, de falar sobre erros.Muitas vezes é resultado de intimidação, bullying ou um alto nível de cobrança.

Leia tudo sobre Segurança Psicológica e a diferença para Inteligência Emocional no e-book Segurança Psicológica.

Como criar ambientes psicologicamente seguros

Podemos criar um ambiente seguro psicologicamente em todos os elos de nossa vida, a fim de termos relações mais sustentáveis. As dicas abaixo cabem tanto para vida a dois quanto para a profissional:

  • Escuta ostensiva
  • Participação igualitária nos diálogos
  • Autorresponsabilização
  • Vulnerabilidade é potência

Os 4 estágios da Segurança Psicológica

  1. Segurança na Inclusão
  2. Segurança na Aprendizagem
  3. Segurança na Contribuição
  4. Segurança em Desafiar

Leia tudo sobre as dicas e os 4 estágios no e-book Segurança Psicológica.

Princípios que a Sami persegue para criar ambientes seguros

  1. Escutamos o outro
  2. Somos francos
  3. Curtimos, compartilhamos e ajudamos
  4. Somos inconformados
  5. Somos velozes
  6. Melhoramos a cada dia

Entenda o que significa cada valor e seus papéis na construção do time Sami no e-book Segurança Psicológica.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×