Início Bem-Estar 4 passos para construir relações de confiança e ambientes de Segurança Psicológica

4 passos para construir relações de confiança e ambientes de Segurança Psicológica

Autor

Data

Categoria

Seu trabalho invade e afeta a vida familiar? E a vida familiar? Invade e afeta a sua produtividade no trabalho?

Sim, certo? Muito sim. As fronteiras entre “vida profissional” e “vida pessoal” são cada vez menos claras. Existe uma vida só, onde tudo se mistura. E no fim das contas, tudo se resume a relacionamentos: consigo mesmo, com o outro e com o mundo. 

Como está a saúde dos seus relacionamentos? Eles foram construídos com base em franqueza e compartilhando erros e vulnerabilidades ou com receio de conflitos? 

Você já parou para pensar que o seu relacionamento com o trabalho é bem parecido com a sua relação com o(s) amor(es) da sua vida? Vocês passam muito tempo juntos, estão construindo algo juntos (produto ou família), encaram desafios diários e precisam, acima de tudo, querer estar juntos para dar certo no longo prazo.

Na Sami, temos um grande propósito, que junta as tradicionais missão e visão numa frase só: cuidar do ser humano construindo a confiança em todos os seus relacionamentos. Entendemos que criar relações de confiança é o começo de tudo: de um bom casamento, uma boa relação familiar, uma boa cultura organizacional, um bom produto e um bom relacionamento com o cliente.

Acreditamos em parcerias de verdade e na força do trabalho coletivo. Por isso, convidamos a Integrha, nossa parceira na gestão estratégica de pessoas, a produzir esse e-book sobre Segurança Psicológica, que além de explicar tudo o que você precisa saber, oferece 4 passos para você construir relações de confiança.

Segurança Psicológica, como você verá no e-book, é a base de todo bom relacionamento, seja com o amor da sua vida ou com o seu time de trabalho.

Quer dar uma espiada para ver se o conteúdo é pra você? Fizemos um resumo do e-book. Boa leitura!

O que é Segurança Psicológica

Segundo Amy Edmondson, professora da Harvard Business School, um ambiente psicologicamente seguro é aquele em que as pessoas se sentem seguras para compartilhar suas ideias, dúvidas, feedbacks (mesmo feedbacks negativos) e, principalmente, as vulnerabilidades e os erros, sem medo de represálias ou julgamentos.

O principal sinal de insegurança psicológica é o medo ou receio de discordar, de mostrar vulnerabilidade e, principalmente, de falar sobre erros.Muitas vezes é resultado de intimidação, bullying ou um alto nível de cobrança.

Leia tudo sobre Segurança Psicológica e a diferença para Inteligência Emocional no e-book Segurança Psicológica.

Como criar ambientes psicologicamente seguros

Podemos criar um ambiente seguro psicologicamente em todos os elos de nossa vida, a fim de termos relações mais sustentáveis. As dicas abaixo cabem tanto para vida a dois quanto para a profissional:

  • Escuta ostensiva
  • Participação igualitária nos diálogos
  • Autorresponsabilização
  • Vulnerabilidade é potência

Os 4 estágios da Segurança Psicológica

  1. Segurança na Inclusão
  2. Segurança na Aprendizagem
  3. Segurança na Contribuição
  4. Segurança em Desafiar

Leia tudo sobre as dicas e os 4 estágios no e-book Segurança Psicológica.

Princípios que a Sami persegue para criar ambientes seguros

  1. Escutamos o outro
  2. Somos francos
  3. Curtimos, compartilhamos e ajudamos
  4. Somos inconformados
  5. Somos velozes
  6. Melhoramos a cada dia

Entenda o que significa cada valor e seus papéis na construção do time Sami no e-book Segurança Psicológica.

e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça as 10 doenças respiratórias mais comuns no inverno

Tempo seco, maior tempo de permanência em lugares fechados e redução da ventilação dos ambientes – principalmente para evitar os ventos fortes...

O impacto de um bom plano de saúde na experiência do colaborador

Como você deve imaginar, a experiência do colaborador com a sua empresa impacta diretamente na produção da sua demanda. Logo, no seu...

Bronquite, sinusite e rinite: tudo sobre as “ites” do inverno

Bronquite, sinusite e rinite: essas doenças provocam inflamações em diferentes partes do sistema respiratório e podem ser causadas por vírus, bactérias ou alergias.

Gripe e resfriado: descubra a diferença entre os dois

Apesar de as duas doenças afetarem o sistema respiratório e terem forte incidência no inverno, elas possuem sintomas com intensidades diferentes. Você...

Hipertensão: as causas e consequências da pressão alta

Já pensou que, neste exato momento, o seu organismo pode estar sendo prejudicado por uma doença silenciosa? No mundo todo, cerca de...
e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero
×