Início Plano de Saúde Como trocar ou fazer upgrade de plano de saúde empresarial?

Como trocar ou fazer upgrade de plano de saúde empresarial?

Autor

Data

Categoria

As empresas que oferecem plano de saúde coletivo empresarial para seus funcionários, que tenham ou não a participação financeira deles, podem fazer a migração de um ou mais beneficiários para um plano superior, sem que seja necessário fazer um novo contrato com a operadora.

Mas, é necessário que essa possibilidade esteja prevista no contrato. Continue a leitura para saber tudo o que é necessário para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial.

Com a Sami, você responde todas as suas dúvidas sobre plano de saúde. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Quais as regras para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial para um funcionário?
  2. Os beneficiários precisam cumprir novas carências após o upgrade do plano de saúde empresarial?
  3. É possível trocar plano de saúde empresarial durante a vigência?
  4. Como saber se a minha empresa pode fazer a troca de plano de saúde coletivo?
  5. É possível trocar o plano de saúde empresarial oferecido para os funcionários por outro inferior?
  6. Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami

Quais as regras para fazer o upgrade de plano de saúde empresarial para um funcionário?

Os contratos que permitem fazer upgrade de plano de saúde empresarial devem listar as opções de planos para a migração, bem como as situações em que isso é permitido, que podem ser as seguintes:

Promoção do funcionário

De acordo com o cargo do beneficiário, o plano de saúde empresarial de uma determinada categoria pode dar acesso a redes assistenciais diferentes para a prestação dos serviços que deve oferecer.

Por exemplo, se um beneficiário assumir um cargo mais alto na empresa, ele passa a ter acesso a hospitais, laboratórios e especialistas de padrão maior e/ou ter mais opções de escolha na sua rede credenciada.

Como fazer o upgrade do plano de saúde – é necessário fazer a solicitação até 30 dias a partir da mudança de cargo do beneficiário e enviar documento que comprove isso.

Por opção do funcionário

A possibilidade de os funcionários mudarem livremente para uma categoria superior precisa estar prevista no contrato do plano de saúde empresarial para que isso possa acontecer.

Como fazer o upgrade do plano de saúde – a solicitação deve ser feita para a operadora dentro do prazo de 30 dias que antecedem o aniversário do contrato. Também é necessário enviar novamente documento comprovando que o vínculo com o empregador continua a existir.

Entretanto, mesmo que o contrato não tenha um plano superior, a empresa pode solicitar para a operadora a inclusão de um novo produto.

Quando isso acontece, a operadora avalia a quantidade de pessoas que serão beneficiadas pelo upgrade do plano de saúde empresarial e faz uma cotação do plano que será adicionado ao contrato em vigor para que a empresa aprove o acréscimo.

Mas atenção! O processo e as regras para upgrade do plano de saúde empresarial podem variar conforme a operadora e o produto. Por isso, avalie antes de contratar.

Imagem de homem e mulher andando de bicicletas juntos, representando o conceito de saúde no texto sobre como escolher o melhor plano de saúde, presente no blog da Sami

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como escolher o melhor plano de saúde?

Os beneficiários precisam cumprir novas carências após o upgrade do plano de saúde empresarial?

O beneficiário de um plano de saúde empresarial pode aproveitar as carências já cumpridas para serem incorporadas a um plano novo de categoria superior ao primeiro.

É o que determina a Súmula Normativa no 21 da ANS, pois os prazos de carência já cumpridos não podem ser impostos novamente ao beneficiário após o upgrade do plano de saúde empresarial. Mas, isso só vale para coberturas idênticas em outro plano da mesma operadora.

A contagem de períodos de carência deve considerar os períodos de carência porventura já cumpridos pelo beneficiário total ou parcialmente no plano anterior.

Isso significa que é necessário cumprir novos períodos de carência quando, no novo plano, for garantido o acesso a profissionais, entidades ou serviços de assistência à saúde que não existiam no plano anterior, incluindo um padrão melhor de acomodação em internações. Mas só em relação a esses profissionais, entidades ou serviços de assistência à saúde acrescidos, ou apenas em relação a esse melhor padrão de acomodação.

Os prazos de carência estabelecidos em lei são os seguintes:

É possível trocar plano de saúde empresarial durante a vigência?

Para que a empresa possa fazer a troca de um plano de saúde coletivo durante a vigência dele é preciso averiguar o que o contrato diz a respeito e seguir as regras estabelecidas.

Em caso de dúvida, é melhor consultar a operadora para saber se isso é mesmo possível e, caso positivo, certificar-se sobre como proceder.

Como saber se a minha empresa pode fazer a troca de plano de saúde coletivo?

Em relação aos funcionários – a alteração unilateral do plano de saúde coletivo é um direito da empresa, uma vez que oferecer um plano para os funcionários não é obrigatório. Basta que o novo plano oferece uma cobertura semelhante ao anterior e a troca seja avisada com antecedência para os beneficiários.

Em relação à operadora – é preciso averiguar com ela se existe a possibilidade de trocar o plano e quais são as regras para isso. Mas, se intenção for rescindir o contrato para trocar de operadora, é preciso seguir as regras estabelecidas no contrato vigente para encerrá-lo.

É possível trocar o plano de saúde empresarial oferecido para os funcionários por outro inferior?

Assim como o upgrade de plano de saúde empresarial precisa estar previsto no contrato com a operadora para que ele possa ser feito, a mesma coisa acontece com o downgrade.

Entretanto, a possibilidade de trocar o plano de saúde oferecido para o funcionário por um de categoria inferior não faz parte da maioria dos contratos. Então, se existe a intenção de fazer o downgrade por algum motivo, é fundamental consultar antes a operadora para saber se isso é viável.

De qualquer forma, o novo plano de saúde empresarial deve oferecer coberturas equivalentes às do plano anterior se a alteração for feita por decisão unilateral do empregador.

Do contrário, a mudança pode ser considerada judicialmente lesiva ao trabalhador. Além disso, é preciso manter a mesma cobertura do plano de saúde anterior para funcionários que estejam em tratamento até que ele seja terminado, especialmente os que não podem ser interrompidos, como os oncológicos.

Para alterar o plano de saúde coletivo por outro, a empresa precisa comunicar o fato obrigatoriamente e com antecedência para os funcionários que são beneficiados por ele.

Procurando plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami

Aqui na Sami, temos a missão de oferecer saúde de qualidade por um preço justo. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por pessoa por mês.

Cada um de nossos membros tem acesso ao seu Time de Saúde, com médicos ou médicas e enfermeiros ou enfermeiras que conhecem você de verdade e que fazem a coordenação do cuidado com a sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como o Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha, clínica Davita, laboratório Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que consultas e exames. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e o aplicativo de cuidados mentais Vitalk.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Referências

Sami Plano de Saúde Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Demissão: como realizar preservando a saúde do colaborador

A demissão é uma realidade que faz parte de qualquer empresa e carreira. Seja motivada pela corporação ou pelo...

Corretor de plano de saúde: você sabe o que é e o que ele faz?

Contar com um plano de saúde está entre os maiores desejos dos brasileiros. Perde apenas...

Empreendedorismo e depressão: como prevenir e como cuidar

A relação entre empreendedorismo e depressão vem ganhando evidência nos últimos anos. E não é por acaso, afinal, a...

Terapia e empreendedorismo: quando é indicada?

Empreender não é uma tarefa fácil e muitas vezes pode ser solitária. Todo empreendedor está preocupado com os rumos da empresa, afinal...

Síndrome do impostor: o que é e como prevenir-se como empreendedor?

Não sei como isso deu certo. Eu nem acho que fiz muito. Agradeço o elogio, mas acho que não mereço tanto. Sinto...
Sami Plano de Saúde Empresarial