Saber se o plano de saúde cobre vasectomia é importante para fazer o planejamento familiar.
Principalmente quando o casal tem dificuldades para se adaptar a outros métodos contraceptivos, mas não quer ter filhos.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Plano de Saúde: Tudo o que você precisa saber antes de contratar
O ideal é que você possa fazer o procedimento de esterilização masculina dentro da rede credenciada do seu convênio, com profissionais que já conhece e confia, concorda?
Para ajudar você nessa tarefa, criamos este texto cheio de detalhes sobre a cobertura para vasectomia, o que diz a lei e como reverter uma negativa por parte da operadora do seu plano de saúde.
- Plano de saúde cobre vasectomia?
- E a cirurgia de reversão de vasectomia, o plano cobre?
- O que diz a ANS sobre cobertura de vasectomia
- Como saber se um plano cobre vasectomia
- O que fazer quando o plano de saúde nega cobertura?
- Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami
Boa leitura! Neste conteúdo, vamos falar sobre:
Plano de saúde cobre vasectomia?
A resposta é sim, plano de saúde cobre vasectomia.
Essa intervenção cirúrgica consta no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para determinar as coberturas de cada tipo de convênio médico e odontológico.
A vasectomia é considerada de baixo risco, rápida e não exige internação, podendo ser realizada no consultório médico ou ambulatório.
Após aplicação de anestesia local, o urologista tira uma pequena parte dos canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis, impedindo que sejam liberados durante a ejaculação.
E a cirurgia de reversão de vasectomia, o plano cobre?
Esse tipo de procedimento não se enquadra no Rol da ANS, o que significa que o plano de saúde não cobre reversão de vasectomia.
Por isso, é preciso cautela antes de decidir pela cirurgia de esterilização masculina.
Embora seja possível reverter a vasectomia, o convênio não é obrigado a custear a operação ou viabilizar sua realização dentro da rede credenciada.
O serviço terá de ser feito na modalidade particular, em uma clínica ou hospital especializado.
O que diz a ANS sobre cobertura de vasectomia
A ANS adicionou a cirurgia ao seu Rol de Procedimentos em 2009, estabelecendo que o plano de saúde cobre vasectomia.
A agência também emitiu uma Diretriz de Utilização (DUT nº 12, que integra o Anexo II da RN 465/2021) para orientar sobre os casos em que a cirurgia de esterilização masculina pode ser indicada.
O candidato à vasectomia deve preencher todos os requisitos abaixo:
- Ter capacidade civil plena;
- Ser maior de vinte e cinco anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos;
- Seja observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico para os devidos aconselhamentos e informações;
- Seja apresentado documento escrito e firmado, com a expressa manifestação da vontade da pessoa, após receber informações a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes;
- Para casais, deve haver consentimento de ambos os cônjuges expresso em documento escrito e firmado;
- Que o procedimento seja realizado por profissional habilitado para proceder a sua reversão.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Como saber se um plano cobre vasectomia
Para encontrar em um plano de saúde que cobre vasectomia, esteja atento à segmentação assistencial, que determina o tipo de cobertura do convênio.
Como o procedimento consiste em intervenção cirúrgica, o mais recomendado é que você escolha por uma segmentação que englobe operações e internação, preferindo as coberturas Hospitalar, Hospitalar com Obstetrícia ou Referência.
Vale, ainda, conferir a situação cadastral da operadora no site da ANS para saber se está tudo ok com o plano e analisar os detalhes do contrato de prestação de serviços.
A lei determina que as coberturas precisam estar descritas no contrato.
Não se esqueça de verificar o tempo de carência para fazer a vasectomia usando a rede credenciada do convênio médico.
Assim, seu planejamento fica mais simples.
O que fazer quando o plano de saúde nega cobertura?
Caso o procedimento esteja no contrato e no Rol da ANS, a operadora deve dar cobertura.
Diante de uma negativa, siga nosso roteiro:
- Acione a ouvidoria da sua operadora e conteste a negativa. Guarde o protocolo de atendimento
- Se não conseguir a autorização, acesse os canais de atendimento ao consumidor da ANS e faça uma reclamação, informando o número do protocolo
- Caso a negativa se mantenha, procure a ajuda de um advogado para acionar a Justiça.
Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami
Procurando um bom plano de saúde para você e sua família? Vem pra Sami. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por mês por pessoa.
Cada um de nossos membros tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem a coordenação da sua saúde com você e os especialistas necessários.
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi e mais.
Além disso, sabemos que a sua saúde é muito mais que a carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.
Clique no botão abaixo e faça uma cotação.