Início Plano de Saúde Plano de saúde cobre vasectomia?

Plano de saúde cobre vasectomia?

Autor

Data

Categoria

Saber se o plano de saúde cobre vasectomia é importante para fazer o planejamento familiar

Principalmente quando o casal tem dificuldades para se adaptar a outros métodos contraceptivos, mas não quer ter filhos.

O ideal é que você possa fazer o procedimento de esterilização masculina dentro da rede credenciada do seu convênio, com profissionais que já conhece e confia, concorda?

Para ajudar você nessa tarefa, criamos este texto cheio de detalhes sobre a cobertura para vasectomia, o que diz a lei e como reverter uma negativa por parte da operadora do seu plano de saúde. 

  1. Plano de saúde cobre vasectomia?
  2. E a cirurgia de reversão de vasectomia, o plano cobre?
  3. O que diz a ANS sobre cobertura de vasectomia
  4. Como saber se um plano cobre vasectomia
  5. O que fazer quando o plano de saúde nega cobertura?
  6. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami

Boa leitura! Neste conteúdo, vamos falar sobre:

Plano de saúde cobre vasectomia?

A resposta é sim, plano de saúde cobre vasectomia

Essa intervenção cirúrgica consta no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para determinar as coberturas de cada tipo de convênio médico e odontológico.

A vasectomia é considerada de baixo risco, rápida e não exige internação, podendo ser realizada no consultório médico ou ambulatório.

Após aplicação de anestesia local, o urologista tira uma pequena parte dos canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis, impedindo que sejam liberados durante a ejaculação.

E a cirurgia de reversão de vasectomia, o plano cobre?

Esse tipo de procedimento não se enquadra no Rol da ANS, o que significa que o plano de saúde não cobre reversão de vasectomia

Por isso, é preciso cautela antes de decidir pela cirurgia de esterilização masculina.

Embora seja possível reverter a vasectomia, o convênio não é obrigado a custear a operação ou viabilizar sua realização dentro da rede credenciada

O serviço terá de ser feito na modalidade particular, em uma clínica ou hospital especializado.

O que diz a ANS sobre cobertura de vasectomia

A ANS adicionou a cirurgia ao seu Rol de Procedimentos em 2009, estabelecendo que o plano de saúde cobre vasectomia. 

A agência também emitiu uma Diretriz de Utilização (DUT nº 12, que integra o Anexo II da RN 465/2021) para orientar sobre os casos em que a cirurgia de esterilização masculina pode ser indicada.

O candidato à vasectomia deve preencher todos os requisitos abaixo:

  • Ter capacidade civil plena;
  • Ser maior de vinte e cinco anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos;
  • Seja observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico para os devidos aconselhamentos e informações;
  • Seja apresentado documento escrito e firmado, com a expressa manifestação da vontade da pessoa, após receber informações a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes;
  • Para casais, deve haver consentimento de ambos os cônjuges expresso em documento escrito e firmado;
  • Que o procedimento seja realizado por profissional habilitado para proceder a sua reversão.

Como saber se um plano cobre vasectomia

Para encontrar em um plano de saúde que cobre vasectomia, esteja atento à segmentação assistencial, que determina o tipo de cobertura do convênio. 

Como o procedimento consiste em intervenção cirúrgica, o mais recomendado é que você escolha por uma segmentação que englobe operações e internação, preferindo as coberturas Hospitalar, Hospitalar com Obstetrícia ou Referência.

Vale, ainda, conferir a situação cadastral da operadora no site da ANS para saber se está tudo ok com o plano e analisar os detalhes do contrato de prestação de serviços. 

A lei determina que as coberturas precisam estar descritas no contrato.

Não se esqueça de verificar o tempo de carência para fazer a vasectomia usando a rede credenciada do convênio médico

Assim, seu planejamento fica mais simples.

O que fazer quando o plano de saúde nega cobertura?

Caso o procedimento esteja no contrato e no Rol da ANS, a operadora deve dar cobertura. 

Diante de uma negativa, siga nosso roteiro:

  1. Acione a ouvidoria da sua operadora e conteste a negativa. Guarde o protocolo de atendimento
  2. Se não conseguir a autorização, acesse os canais de atendimento ao consumidor da ANS e faça uma reclamação, informando o número do protocolo
  3. Caso a negativa se mantenha, procure a ajuda de um advogado para acionar a Justiça.

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami

Procurando um bom plano de saúde para você e sua família? Vem pra Sami. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Cada um de nossos membros tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem a coordenação da sua saúde com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi e mais.

Além disso, sabemos que a sua saúde é muito mais que a carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×