Sentir-se deslocado na empresa é um sentimento muito ruim para um colaborador, que chega cheio de expectativas para agregar à empresa. Ele não se sente integrado na equipe, tão menos aos resultados e atividades.
Assim como para o colaborador, para a empresa esse sentimento pode atrapalhar (e muito) os resultados: quanto menos integrados à cultura da empresa (ou seja, com menor fit cultural), menos identificados com os processos e por dentro dos rumos da empresa o seu funcionário estará.
Como organização, é essencial passar para o seu colaborador o sentimento de pertencimento aos valores, missão e visão da empresa. Devemos entender que é por meio do seu empregado que sua empresa é representada, é ele quem faz os projetos seguirem adiante. Pensando nisso, vale a pena motivá-lo e inspirá-lo promovendo a qualidade de vida no trabalho, fazendo sentir-se parte de um todo.
O senso de pertencimento vai muito além do ambiente profissional. Em uma sociedade, todo indivíduo quer ser aceito e incluído. É uma necessidade humana básica que precisa ser saciada. Se uma pessoa não se sente incluída em um ambiente, ela se retrai. Se pensarmos no ambiente de trabalho, esse empregado não terá voz ativa, muito menos vai contribuir com as inovações para a corporação.
Neste conteúdo, vamos falar sobre:
- Qual a importância do sentimento de pertencimento?
- Como o senso de pertencimento afeta a qualidade de vida no trabalho?
- Como o RH pode ajudar a promover o pertencimento nas organizações?
- Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami
Qual a importância do sentimento de pertencimento?
Ao se sentirem pertencentes a um lugar, as pessoas se sentem motivadas a serem o que elas são, logo, se destacam nas suas funções e se tornam mais engajados com os projetos. Portanto, podemos perceber que pertencimento e engajamento andam juntos e estão diretamente relacionados.
Fazer o funcionário se sentir motivado e engajado é tão fundamental quanto o pagamento ao fim do mês. Devemos priorizar esse ponto e conectá-lo com a equipe, o líder e a organização, por fazer bem positivamente para o funcionário e trazer bem-estar. Considere, por exemplo, investir em atividades de team building para maior integração do time.
Para se ter uma ideia, quando um colaborador não se sente ligado à equipe e menos engajado, ele não terá motivos para exercer bem o seu trabalho. Ele não se sente reconhecido, ouvido e tão menos valorizado. Com isso, as consequências podem ser grandes: absenteísmo, falta de iniciativa, alta rotatividade entre as equipes, baixo índice de qualidade de vida e bem-estar.
Todos esses problemas afetam negativamente o resultado da empresa e a produtividade de cada equipe.
Como o senso de pertencimento afeta a qualidade de vida no trabalho?
Como vimos, a falta do senso de pertencimento pode trazer diversos pontos negativos para um indivíduo no trabalho. No entanto, quando o senso de pertencimento existe, os benefícios são vistos claramente, entre eles, podemos observar:
Redução de conflitos. Quando uma equipe entende o seu propósito e se sente parte dele, ela se torna mais harmônica e engajada. Sendo assim, o próprio time faz a sua gestão de conflitos, pois cada um sabe o papel que precisa exercer e suas responsabilidades.
Mais engajamento. Assim como a redução de conflitos acontece, uma equipe com senso de pertencimento se torna mais engajada. Vimos que engajamento e pertencimento andam juntos, por isso, é necessário entender o que seu colaborador precisa e busca, bem como seus objetivos e necessidades.
Como consequência, ele se sente mais engajado e feliz dentro da empresa e a auxilia a buscar os melhores resultados.
Comunicação mais clara. Quando valorizamos cada indivíduo e entendemos o seu papel dentro da equipe, bem como a sua importância, a comunicação na empresa se torna mais transparente e fluida.
Bem-estar e qualidade de vida. Funcionários com senso de pertencimento se tornam mais satisfeitos com as suas funções, com isso, têm mais saúde mental e contam com relações amigáveis e firmes no ambiente de trabalho.
Como o RH pode ajudar a promover o pertencimento nas organizações?
Agora que vimos a importância do senso de pertencimento dentro de um ambiente profissional, nos perguntamos como promovê-lo nas organizações. Para isso, que tal algumas dicas?
Promovendo a participação dos colaboradores. Uma das melhores ferramentas para um funcionário se sentir parte da equipe é ouvi-lo. Para isso, demonstre a importância do seu colaborador ouvindo suas sugestões, ideias, críticas e opiniões. Que tal promover pesquisas de satisfação, reuniões 1:1, pesquisas de clima organizacional e avaliação de desempenho?
Tenha planos de carreira. Outro ponto importante para que o seu funcionário se sinta parte da empresa é traçar um plano de carreira em conjunto com ele. Se ele visa um futuro dentro da empresa, logo verá uma oportunidade de crescimento. Com isso, se sentirá motivado para atingir os melhores resultados.
Melhore os benefícios. Muitas vezes os funcionários falam do que precisam: de um melhor plano de saúde, de um melhor ambiente para trabalhar, de novos benefícios… Escute e ofereça as melhores opções possíveis.
Atente-se às necessidades de seus colaboradores. Com esses cuidados, demonstramos interesse no bem-estar dos funcionários e o quanto eles são importantes para a empresa.
Crie momentos de descontração. Happy hours são importantes para tirar a tensão dos trabalhos e os tornarem ainda mais produtivos. Integre as equipes e promova competições saudáveis para estabelecer uma rotina com menos estresse e pressão.
Seus funcionários não podem estar sobrecarregados ao exercerem suas funções. Isso traz estresse, brigas desnecessárias, alta rotatividade e muitos outros pontos negativos.
Promova o endomarketing. O endomarketing pode ser a sua principal ferramenta! Essa técnica consiste em trazer estratégias internas para as equipes para melhorar a imagem da empresa em relação aos seus colaboradores. Para isso:
- Promova mais flexibilidade na política de férias;
- Feedbacks para crescimento do colaborador;
- Mantenha seus funcionários à par das mudanças da empresa;
- Traga programas de incentivo ao bem-estar e à saúde mental.
Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
O que é a Sami e quais nossas vantagens sobre os planos de saúde tradicionais
Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.
Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.
Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.
Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.
Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por mês por pessoa.