Início Artigos Gestão de conflitos no trabalho: qual a importância e o impacto na...

Gestão de conflitos no trabalho: qual a importância e o impacto na saúde dos colaboradores?

Autor

Data

Categoria

A gestão de conflitos é uma ferramenta essencial para manter a harmonia no ambiente de trabalho, dependendo principalmente da capacidade de liderança do gestor e inteligência organizacional e emocional para lidar com profissionais e suas demandas específicas. Ela é peça fundamental na promoção e manutenção da qualidade de vida no trabalho.

Nesta publicação, vamos falar sobre o que é a gestão de conflitos nas organizações e no ambiente de trabalho, explicar sua importância e o impacto na saúde dos colaboradores. Além de explicar também como fazer uma boa gestão de conflitos no ambiente organizacional.

Vamos falar sobre:

  1. O que é gestão de conflitos e qual a sua importância nas organizações?
  2. O que pode causar um conflito organizacional?
  3. Qual o impacto de uma boa gestão de conflitos na saúde dos colaboradores?
  4. Como fazer uma boa gestão de conflitos no ambiente de trabalho?
  5. Promova a saúde no ambiente de trabalho com um plano de saúde Sami

O que é gestão de conflitos e qual a sua importância nas organizações?

Ligada à área de gestão empresarial, a gestão de conflitos é responsável por conciliar pelo menos duas partes em um eventual problema a ser resolvido no trabalho, partindo de perspectivas com interesses diferentes. O objetivo da gestão de conflitos é que as partes envolvidas no problema alcancem uma solução que seja vantajosa para ambas.

Em uma empresa, o conflito surge a partir de ideias diferentes que entram em confronto. Em um ambiente organizacional bem liderado, essas ideias podem co-existir, se complementar ou servir de base para o surgimento de outras ideias ainda melhores. É importante  pensar no diálogo como embasador da inovação no ambiente de trabalho.

Para lidar com os conflitos de uma empresa, é preciso que o gestor tenha inteligência, inclusive emocional, para saber como proceder com situações diversas que possam acontecer na organização. Além disso, é necessário repertório quando se fala em lidar com diferentes perfis de pessoas. Cada profissional pode ter suas demandas específicas e o próprio jeito de lidar com elas, o que pede atenção diferenciada do líder.

O que pode causar um conflito organizacional?

O conflito pode surgir a partir da dificuldade de comunicação entre duas partes ou mais, o que pode ocasionar uma possível ruptura na harmonia do ambiente de trabalho e possíveis barreiras no relacionamento. É a partir da gestão de conflitos que um líder ou gestor, seja ele gestor de uma área ou alguém contratado para gerir um conflito, pode fazer uma intervenção para equilibrar os ânimos na organização.

Dentre os fatores que podem causar um conflito estão casos de competitividade negativa, cultura organizacional mal implementada, falta de comunicação na empresa, ausência de feedbacks contínuos e bem elaborados, falta de um plano de carreira ou de perspectiva de crescimento, lideranças ruins ou até mesmo a implementação de metas que não sejam possíveis de alcançar.

Qual o impacto de uma boa gestão de conflitos na saúde dos colaboradores?

A gestão de conflitos no ambiente de trabalho deve ser um processo de alinhamento entre o gestor e o setor de Recursos Humanos, tão importante nos processos internos de uma empresa. Uma boa gestão motiva uma equipe alinhada e engajada na busca de resultados, inclusive trabalhando coletivamente para isso. Como consequência desse trabalho vem a saúde organizacional e dos trabalhadores, que se veem confiantes na liderança e em um ambiente de trabalho saudável. 

Como fazer uma boa gestão de conflitos no ambiente de trabalho?

Para fazer uma boa gestão de conflitos no ambiente organizacional, é preciso observar uma série de fatores. O Great Place to Work (GPTW) considera que para se ter uma gestão de conflitos eficiente no trabalho, é preciso partir de quatro princípios: apuração, negociação, resolução e acompanhamento. 

O GPTW lista quatro etapas desse processo: a identificação da origem dos conflitos, incluindo há quanto tempo eles acontecem e quem são as pessoas envolvidas; negociação para soluções práticas, quando se abre diálogo com as partes; ter um prazo determinado para resolução dos conflitos; e a criação de uma comissão de gestão de conflitos, que pode ser útil na hora de mapear e trazer soluções para os conflitos em questão.

Nesta frente, assim como em muitas outras, é importante tomar decisões assertivas e, quando possível, baseadas em dados. Por isso, investir em tecnologias de People Analytics pode ser uma boa ideia no momento de gerir conflitos.

Ainda conforme o GPTW, é dos gestores o papel de ajudar a desenvolver técnicas que possam minimizar eventuais conflitos, incluindo a capacidade de ouvir os colaboradores, empatia, clareza nos feedbacks e tolerância para lidar com as diferenças. É fundamental também se posicionar de forma que passe segurança aos colaboradores, além de promover um employee experience positivo.

Promova a saúde no ambiente de trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Referências

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×