Início Plano de Saúde Existe tabela de preços de planos de saúde?

Existe tabela de preços de planos de saúde?

Autor

Data

Categoria

Certamente, você já procurou saber o quanto precisaria investir para ter uma saúde de qualidade (ou não estaria aqui, não é mesmo?). Essa não é uma resposta simples, embora muitas pessoas achem que encontrar uma tabela de preços de planos de saúde seja a solução deste problema.

É sobre isto que vamos falar neste conteúdo. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. Existe tabela de preços de plano de saúde?
  2. Por que os preços dos planos de saúde variam tanto?
  3. Quando os valores atualizam?
  4. Aprenda a escolher o melhor plano de saúde para você!

Existe tabela de preços de plano de saúde?

Embora você possa ter visto em outros lugares, não existe uma tabela única que permita comparar diferentes planos de diferentes operadoras com 100% de certeza.

É claro que é possível fazer cotações de convênios para saber quanto eles custam, isso em média. Porém, esse preço é bastante variável, porque depende muito do serviço que você pretende usar, das acomodações, da abrangência, rede credenciada, entre outros modelos que fazem parte do seu estilo de vida, ou seja, que atendem a sua necessidade.

Algumas dúvidas quanto aos preços dos convênios podem surgir, e é normal. A informação, em geral, não é de tão fácil acesso e nem todas as cotações são simples e intuitivas.

Pensando nisso, selecionamos as principais dúvidas que você pode ter na hora de escolher um plano de saúde. Vem com a gente!

Por que os preços dos planos de saúde variam tanto?

Essa é uma das principais dúvidas que surgem quando o assunto é em relação aos valores dos planos de saúde. Isso acontece porque não existe uma tabela fixa de preços fundamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Se você consultar mais de uma operadora de plano de saúde, notará que os valores sofrem muitas alterações. Além disso, ao comparar entre prestadoras de serviços diferentes, essas diferenças poderão ser ainda maiores.

Em caso de planos semelhantes, mas de operadoras diferentes, essa diferenciação nos preços acontece devido a maneira de administrar o serviço prestado. Sendo assim, a forma como um convênio opera pode baratear ou elevar os custos para o consumidor.

Um convênio que disponibiliza uma rede credenciada menor, com menos procedimentos ou que atende apenas em regiões fixas, como municípios ou um Estado, tende a ser mais barato se comparado a um serviço que oferece especialidades extras, atendimento nacional ou tipos mais exclusivos de acomodações.

Outro fator que tem bastante influência no preço é a idade: quanto mais velho for, mais caro o plano fica. Isso porque pessoas com idades mais avançadas, geralmente, demandam mais cuidados com a saúde.

A primeira faixa etária abrange pessoas de 0 a 18 anos de idade até a última, que chega a 59 anos ou mais. As variações entre essas faixas podem variar e ultrapassar até 400% de aumento nos preços dos convênios.

Quando os valores atualizam?

Outra informação que precisa ser considerada é em relação aos reajustes anuais dos planos de saúde. Todo ano, os preços das tabelas de convênios aumentam.

Os planos que estão voltados a pessoas físicas sofrem reajustes quando o contrato completa aniversário. A cada ano, a ANS estabelece um percentual máximo, o último estabelecido, que compreende dos dias de maio de 2020 a abril de 2021, foi de 8,14%.

Já os planos que são coletivos e empresariais também sofrem reajustes anuais, a diferença é que nesses casos não existe um limite determinado. Esse valor é decidido por meio de uma negociação entre as operadoras e as empresas.

É importante sempre estar atento aos reajustes dos planos de saúde e suas tabelas de preço por meio de notícias, pelo site da ANS ou até mesmo solicitando uma nova cotação no seu plano de saúde vigente para ter acesso aos valores atualizados.

Aprenda a escolher o melhor plano de saúde para você!

É difícil responder de prontidão qual o melhor plano de saúde no Brasil, até porque essa resposta exige vários critérios que precisam ser considerados antes de bater o martelo do plano ideal.

Você tem, pelo menos, 750 operadoras de plano de saúde que estão cadastradas no Brasil, de acordo com os dados na ANS. Para escolher entre esses planos qual o melhor para você, é necessário analisar alguns tópicos, além do preço: acomodação, atendimento, qualidade, carência, rede credenciada e localização atendida.

Vamos analisar alguns pontos importantes para entender qual plano de saúde tem o melhor custo-benefício para você – e também vamos mostrar porque a Sami é uma boa escolha!

Área geográfica

Você, seus dependentes ou, em caso de empresas maiores, funcionários viajam com frequência? Questione-se para conseguir determinar melhor a região de acesso ao plano de saúde de acordo com a sua necessidade. Caso você precise viajar, talvez um plano com abrangência nacional te atenda melhor. Assim, pode se consultar sem problemas em qualquer Estado do país ou em qualquer país, em caso de coberturas internacionais.

Outro fator importante em relação à área geográfica é quanto ao acesso aos hospitais. Seu local de trabalho ou casa está perto de algum hospital que seu plano atenda? Entenda que quanto mais longe o convênio disponibilizar o atendimento para você, maior será o custo.

Planos de saúde com menor abrangência costumam sair mais em conta. Logo, se você ou sua equipe não precisa de viagens frequentes, talvez seja melhor optar por um plano com abrangência municipal ou estadual.

Se você é de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão ou do ABC, a Sami pode ser uma ótima opção para você! Com o nosso plano você tem acesso ao seu Time de Saúde além consultas, exames, partos, internações e cirurgias na nossa rede de padrão internacional, bem como pronto-socorro adulto e infantil.

Diferenciais

Consultas diferenciadas deixam um plano de saúde mais caro? Dependendo, sim. Isso vai de encontro ao que o plano oferece. Mas porque deixar de investir em algo que julga ser essencial?

Alguns planos oferecem ambulância por valores extras, já outros fornecem descontos em farmácias ou atendimento por telemedicina (consultas por videoconferência). Tudo isso pode afetar um valor final no plano de saúde.

Nós, da Sami, oferecemos um Time de Saúde composto por médico, enfermeiro e coordenador de saúde que estão aptos para atender você a qualquer momento. Além disso, eles conhecem o seu histórico e acompanham você para o que precisar. Também oferecemos para os nossos clientes a Rede de Hábitos Saudáveis com Gympass e Vitalk, afinal, precisamos cuidar da sua saúde em qualquer momento e não só na hora do aperto.

Quarto ou enfermaria: qual acomodação escolher?

Segundo o Instituto de Estudos e Saúde Suplementar (IESS), o plano de saúde é o terceiro maior desejo do brasileiro e só perde para a casa própria e a educação.

Com isso, é importante ressaltar que cada detalhe faz a diferença na hora da negociação de valores. Para muitos, o tipo de acomodação não interfere tanto, mas para outros é essencial na hora de escolher o plano.

E para você: quer pagar uma mensalidade mais cara por um quarto apenas seu e médicos exclusivos ou prefere uma enfermaria com banheiro único? Pense bem sobre isso.

Com a Sami, você tem a liberdade de escolher o tipo de acomodação: quarto coletivo, que chamamos de enfermaria, ou o quarto individual, que chamamos de apartamento.

Rede credenciada, qual te atende melhor?

A rede credenciada tem relação com o que você poderá usufruir enquanto existir contrato com o plano: clínicas, consultórios, exames, hospitais, laboratórios e etc. Geralmente, pensamos que quanto maior a rede credenciada, melhor. Mas não é bem assim.

A verdade aqui é que precisamos pensar mais na qualidade do que na quantidade. Do que vale vários hospitais se nenhum é bom o suficiente para você? Procure bem sobre a rede credenciada ao cotar um plano e veja se atende o que você necessita.

Nossos parceiros clínicos incluem hospitais de São Paulo com mais de 100 anos de existência e de referências em diversas especialidades, como Cardiologia, Neurologia e Oncologia, como o Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro) e Beneficência Portuguesa, maternidade bem-equipadas e referência, serviços médicos de pronto-atendimento e consulta com especialistas, redes de laboratórios e muito mais! 

Sami Plano de Saúde Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Plano de saúde com coparticipação vale a pena?

Avaliar se o plano de saúde com coparticipação vale a pena é um dos desafios de pessoas físicas, MEI, empresários e profissionais...

O que fazer quando o plano de saúde não cobre exame?

Muitas pessoas pagam o plano de saúde a vida inteira, porém quando mais precisam não podem contar com a cobertura da operadora....

Plano de saúde nacional vale a pena?

Na hora de selecionar o convênio médico, é normal ter dúvidas sobre o plano de saúde nacional. Com ampla...

Sobrevivi ao Covid-19. E agora?

Não sabe se tem Covid ou não? Veja este conteúdo no blog da Sami: Como saber se eu peguei Covid-19?

Estou com Covid-19. E agora?

Não sabe ainda se está com Covid-19 ou não? Veja este conteúdo do blog da Sami: Como saber se eu peguei Covid-19?...
Sami Plano de Saúde Empresarial