Início Saúde Derrame: principais tipos e como identificar

Derrame: principais tipos e como identificar

Autor

Data

Categoria

O nosso corpo é repleto de vasos sanguíneos. Eles são responsáveis por transportar o sangue do coração para o restante do organismo, garantindo que todas as células recebam a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes para desempenharem suas funções.

Porém, quando há o rompimento desses vasos e o sangue se espalha, surge o derrame. Essa condição também pode ser caracterizada pelo acúmulo de líquido em alguma parte do organismo. 

O derrame pode ser provocado por diferentes fatores, e afeta cada parte do organismo de um jeito – do cérebro as articulações. Nos tópicos a seguir, listamos os principais tipos de derrame. Bora lá?

  1. Derrame cerebral 
  2. Derrame pleural
  3. Derrame articular 
  4. Derrame ocular

Derrame cerebral

O derrame cerebral, também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorre quando uma artéria do cérebro é rompida. Existem dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico. Somente o hemorrágico é considerado derrame, quando há o rompimento da artéria e o sangramento se espalha pelo cérebro. 

O outro tipo de AVC, o isquêmico, não é caracterizado como um derrame, já que nesse caso há o bloqueio da artéria, e não o rompimento dela.

Alguns fatores de risco aumentam as chances de ter um derrame cerebral, como idade avançada, histórico de doença vascular, tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade e colesterol alto. 

Sintomas de derrame cerebral

O derrame cerebral pode causar sintomas como:

  • Fraqueza ou formigamento em um lado do corpo, geralmente no rosto, no braço ou na perna;
  • Alteração ou dificuldade na fala; 
  • Alteração na visão dos dois olhos ou em apenas um;
  • Tontura;
  • Mudanças no equilíbrio, na coordenação ou na forma de andar;
  • Dores de cabeça fortes e intensas sem motivos aparentes.

Infelizmente, às vezes, esses sintomas podem não ser tão aparentes. Por isso, caso você desconfie que esteja sofrendo um AVC ou esteja perto de alguém com sintomas característicos, aplique a técnica SAMU, que consiste em:  

  • Sorriso – peça para a pessoa dar um sorriso bem grande. Se um dos lados do rosto parecer mais caído do que o outro, principalmente na região dos lábios e dos olhos, pode ser sinal de AVC;
  • Abraço – oriente a pessoa a levantar os braços. Sintomas como falta de força, formigamento e dificuldade para manter os dois braços erguidos são indicativos de derrame cerebral;
  • Mensagem – faça algumas perguntas simples para criar um pequeno diálogo com a pessoa. Caso ela apresente alteração na fala, incapacidade total de se comunicar ou dificuldade para entender o que lhe está sendo dito, fique de olho;
  • Urgência – por último, ao notar um dos sinais citados acima em alguém ou em si mesmo, ligue para o SAMU (192) imediatamente.

Derrame pleural

O derrame pleural é, basicamente, um acúmulo de líquidos no espaço entre as pleuras. Elas são duas membranas finas e úmidas que ficam no interior da caixa torácica e ajudam o pulmão a deslizar ao se expandir e ao se contrair, nos movimentos naturais da respiração.

O derrame pleural pode ser provocado por lesões no órgão ou por algumas doenças, como a embolia pulmonar, a tuberculose, a pneumonia, a pancreatite e a cirrose.

Sintomas de derrame pleural 

Os sintomas mais comuns de derrame pleural são:

  • Tosse;
  • Dor aguda no peito, que geralmente piora durante a respiração;
  • Falta de ar;
  • Febre (em alguns casos).

Derrame articular

O derrame articular é caracterizado pelo acúmulo de líquido (sangue, líquido sinovial ou pus) dentro de uma articulação. Essa condição pode surgir devido a pancadas, quedas, infecções, inflamações ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatóide e gota.

O derrame articular pode acometer qualquer articulação do corpo, como tornozelo, ombro, cotovelo ou quadril. Porém, é mais comum que ele atinja o joelho. Isso acontece porque utilizamos essa articulação com mais frequência, especialmente para correr ou caminhar. 

Sintomas de derrame articular

Os sintomas de derrame articular incluem:

  • Inchaço da articulação;
  • Dor na articulação, que piora ao movimentar;
  • Dificuldade em realizar movimentos;
  • Rigidez na articulação;
  • Vermelhidão na articulação;
  • Aumento da temperatura na articulação.

Dependendo da causa do derrame articular, podem aparecer sinais clínicos como febre, mal-estar, calafrios, sensação de fraqueza e até mesmo formação de caroço atrás do joelho.

Derrame ocular

Você sabia que existem diversos micro vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, uma película fina e transparente que recobre a parte branca dos olhos? Quando ocorre o rompimento de alguns desses vasos, surge o derrame ocular. Este tipo de derrame, também chamado de hiposfagma, é bastante comum e não costuma prejudicar a visão, pois não acomete a parte interna do olho. 

O derrame ocular pode ser causado por alergias, traumas (como coçar ou esfregar os olhos), esforços físicos intensos, tosse prolongada e espirros repetidos, usar muita força para evacuar e episódios recorrentes de vômitos. 

Infecções oculares graves, cirurgia no olho ou na pálpebra e uso de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea também podem provocar este tipo de derrame.

Sintomas de derrame ocular 

O principal sintoma de derrame ocular é uma mancha vermelha no olho, devido a um sangramento que atinge apenas a parte mais externa do olho. Geralmente, o derrame ocular se cura sozinho, sem precisar de tratamento.

De qualquer forma, ao notar alguns dos sintomas característicos dos tipos de derrame citados acima, converse com o seu Time de Saúde

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×