Início Saúde Treinamento de segurança: o que o RH deve conhecer sobre o tema?

Treinamento de segurança: o que o RH deve conhecer sobre o tema?

Autor

Data

Categoria

O profissional de Recursos Humanos tem funções fundamentais por toda a empresa, desde ouvir o colaborador a garantir sua segurança. No entanto, o que muitos não sabem é que o RH não se limita apenas a contratação e o que envolve a saída do funcionário da empresa, mas garantir de modo amplo a produtividade das equipes da organização.

Entre os recursos humanos, é claro que a segurança precisa estar envolvida, afinal é ela quem garante o bem-estar do funcionário que irá produzir para a empresa. Portanto, é o RH que preza pela qualidade de vida do colaborador.

A segurança no ambiente de trabalho é uma norma que precisa ser cumprida, principalmente se a empresa emprega trabalhadores no regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que, caso não cumpra, tem a possibilidade de sofrer multas.

Entre muitos assuntos relacionados à segurança, vamos focar no treinamento de segurança do trabalho e como é essencial que o RH entenda e conheça sobre o tema. Afinal, é um dos primeiros passos. Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. O que é um treinamento de segurança no trabalho?
  2. Toda empresa deve realizar este tipo de treinamento?
  3. O que a legislação diz sobre o tema?
  4. Quais outros pontos práticos o RH deve conhecer sobre o tema?
  5. Promova saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é um treinamento de segurança no trabalho?

Esse tipo de treinamento precisa ser priorizado pela empresa, bem como seguir as normas estabelecidas pela legislação do trabalho. É importante entender que a melhor maneira de evitar acidentes de trabalho é manter um ambiente o quão livre possível de riscos para os funcionários, além de administrar bem os riscos inevitáveis. Mas, indo além, como prevenir esse tipo de evento no seu negócio?

Um treinamento de segurança consiste em orientar os colaboradores para que eles exerçam as suas funções de maneira segura, evitando, assim, acidentes. Esses treinamentos podem acontecer de diversas maneiras: workshops, treinamentos formais, práticos, compartilhando conteúdos e por aí vai.

Como sabemos, o treinamento de segurança no trabalho envolve as Normas Regulatórias, que estabelece padrões de condições de trabalho com foco na prevenção de riscos e promoção da saúde.

Infelizmente, alguns profissionais de RH ou gestores ainda acreditam que treinamentos e normas de seguranças são apenas para cumprir as exigências da CLT e não passam de uma burocracia. No entanto, profissionais atualizados e com o entendimento da promoção da saúde e sua importância para o trabalho entendem que são fundamentais para garantir a segurança de seus empregados e, assim, trazer bons resultados para a empresa.

Entre os benefícios dos treinamentos de segurança do trabalho, podemos apontar:

Melhora do bem-estar no ambiente de trabalho. Trabalhar em um ambiente que oferece riscos e estar alerta em tudo que envolve a sua função não é uma tarefa fácil. Pior, tira toda a concentração e produtividade do colaborador para aquilo que ele realmente deveria se preocupar: realizar a sua função.

Evita faltas por afastamento. Quando negligenciamos as normas de segurança, é provável que mais acidentes aconteçam. Logo, atrasos nos projetos irão ocorrer, bem como a perda de qualidade no resultado final com o aumento do absenteísmo.

Aprimora processos. Quando o profissional se sente seguro no ambiente em que exerce a sua função, ele melhora a qualidade do seu trabalho, resultando em um aumento da produtividade e melhores entregas.

Confiança ao executar a tarefa. O profissional precisa se preocupar apenas no seu trabalho e garantir sua atenção 100% naquilo que exerce. Para isso, ele precisa confiar que a sua segurança está em boas mãos.

Toda empresa deve realizar este tipo de treinamento?

Precisamos ter em mente que a não realização de treinamentos de segurança gera riscos e acidentes de trabalho. Portanto, a saúde e a vida do seu colaborador ficam em risco, bem como a empresa, que se torna diretamente ameaçada.

É fundamental que toda empresa realize treinamentos de segurança. Afinal, além dos prejuízos citados acima, deixar de capacitar seus colaboradores pode resultar em autuação pela fiscalização das leis de trabalho.

Além disso, a imagem da sua empresa fica comprometida, uma vez que ela sempre estará relacionada ao descaso dos colaboradores. Como contratar e reter talentos dessa forma? A busca fica muito mais árdua e quase impossível.

O que a legislação diz sobre o tema?

A CLT tem uma preocupação muito grande relacionada a Segurança e Medicina do Trabalho. Dispostos no Capítulo V, de modo geral, as normas têm como objetivo garantir a proteção e a integridade física e mental do colaborador.

Portanto, as obrigações da CLT servem de base para regulamentações, entre elas a exigência de treinamentos de segurança para profissionais, de empresas públicas ou privadas, funcionários próprios ou terceiros e que praticam atividades que envolvam risco de acidente.

Essas normas regulamentadoras baseadas nas obrigações da CLT garantem a proteção física e mental do colaborador, como por exemplo:

  • NR 6, que exige a utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e treinamentos sobre a utilização correta;
  • NR 10 exige curso para profissionais que realizam funções relacionadas a intervenções elétricas;
  • NR 12 exige treinamento para operadores de máquinas;
  • NR 33 exige treinamento para trabalhadores que exercem funções em espaços confinados.

Quais outros pontos práticos o RH deve conhecer sobre o tema?

Por serem muitos treinamentos e normas para manter os funcionários saudáveis e promover a saúde, ainda podemos ficar perdidos em relação aos tipos de treinamentos. Para isso, selecionamos os mais importantes e práticos que você precisa conhecer:

  • Treinamento de integração: quando um novo funcionário chega na sua empresa, o RH precisa efetivar um treinamento sobre o uso dos seus equipamentos, bem como explicar o ambiente de trabalho e seus riscos.
  • Treinamento de Conscientização: como deve imaginar, este treinamento conscientiza funcionários sobre a importância de seguir as normas. Que tal espalhar cartazes, tirar dúvidas e promover workshops?
  • Treinamento de análise de riscos: observar o espaço de trabalho e evidenciar riscos, bem como prevenir os possíveis acidentes.
  • Segurança online: engana-se quem pensa que riscos acontecem somente no presencial. Atualmente, ataques cibernéticos e golpes têm crescido com o uso das redes sociais. Portanto, oferecer treinamentos sobre o uso correto das ferramentas digitais é essencial para equipes que precisam do meio para trabalhar.
  • Ergonomia: explicar o manuseio de equipamentos, bem como seu uso correto, como manda a NR-17. Além disso, envolve a correta postura física durante o trabalho. Para profissionais que trabalham com o meio digital, por exemplo, a postura correta ao sentar para escrever. É um treinamento muito funcional e que evita Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) e Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Promova saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e o aplicativo de saúde mental Vitalk.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×