Início Plano de Saúde Como um plano com atenção primária pode ajudar nos objetivos do seu...

Como um plano com atenção primária pode ajudar nos objetivos do seu negócio

Autor

Data

Categoria

Muitos empreendedores não sabem e, por isso, não investem, mas a atenção primária na saúde da sua empresa pode ajudar nos objetivos do seu negócio. Ela pode impactar diretamente no absenteísmo da empresa e no índice de sinistralidade.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 85% dos problemas de saúde poderiam ser evitados ou, até mesmo, resolvidos sem a necessidade de serviços de emergência.

Uma empresa que se compromete com a saúde de seus colaboradores consegue resolver ou prevenir a maioria dos problemas de saúde sem afetar demais a sinistralidade do plano. A estratégia focada na prevenção de doenças garante o bem-estar dos colaboradores, bem como a promoção da saúde.

No entanto, segundo uma pesquisa feita pela TM Jobs no início da pandemia com gestores de saúde e profissionais de Recursos Humanos de 155 empresas, apontou que a maioria cuida da saúde dos colaboradores de maneira reativa e não preventiva. Ou seja, só se preocupam quando algum problema aparece, levando em conta apenas a doença e não o indivíduo.

As vantagens são muitas, não é? E o melhor: você não precisa fazer sozinho. Já pensou se o seu plano de saúde empresarial pudesse ajudar com isso? Com a Sami você pode e vamos mostrar para você neste texto.

Vamos entender melhor sobre como a atenção primária funciona e quais as vantagens para o seu negócio? Veja os tópicos que vamos abordar abaixo:

  1. Qual as vantagens da atenção primária para empresas?
  2. Como a promoção da saúde pode ajudar no seu negócio?
  3. Como a coordenação do cuidado pode ajudar no seu negócio?
  4. Conheça a Sami, o plano de saúde empresarial com atenção primária e preço justo

Qual as vantagens da atenção primária para empresas?

Investir na atenção primária é cuidar da saúde dos colaboradores. Além disso, garante o sucesso da empresa com o aumento da produtividade.

A atenção primária à saúde é um sistema voltado para o cuidado de cada pessoa de acordo com seu contexto, família, comunidade, vontades. Diferente do cuidado fragmentado, você é visto como uma pessoa, não como um sintoma.

Nela, você tem maior proximidade com o médico de família e o time de enfermagem, que cuidam de você ao longo do tempo, além de indicarem e coordenarem o cuidado da sua saúde com os especialistas necessários. Além disso, ela foca na prevenção de doenças e na promoção de bons hábitos de saúde.

Cuidar da saúde é um ato pessoal. Alimentar-se bem, cuidados com a saúde mental, um bom sono, entre outras atitudes fazem parte das responsabilidades de cada colaborador. No entanto, sabemos que é possível incentivar e oferecer melhores meios para promover uma medicina preventiva.

Uma rede de hábitos saudáveis que promova a qualidade de vida e o bem-estar é um bom exemplo. Além disso, é possível facilitar o acesso à saúde mental, com programas que fornecem terapias para o colaborador.

Atualmente, é fundamental que gestores se preocupem em criar estratégias que implementam benefícios para os colaboradores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, promovendo assim um ambiente propício para um time engajado que cumpra os objetivos do negócio.

Além disso, entender que a atenção primária pode trazer uma vantagem competitiva através da atenção e retenção dos melhores talentos.

Entre as principais vantagens que a atenção primária pode oferecer para a sua empresa, estão:

Diminuição de faltas e licenças

Um funcionário ausente é prejuízo para a empresa. No entanto, é importante que ele se cuide e melhore sua saúde, quando debilitada. Porém existe um método eficaz que auxilia na redução de faltas e licenças e ainda promove a qualidade de vida do colaborador: um plano de saúde com atenção primária.

Com a atenção primária, por exemplo, é possível evitar um afastamento por dores causadas pela má postura, tendinite, estresse, entre outros. Ao preservar a saúde do seu colaborador, você também preserva a saúde da sua empresa.

Menor turnover

Pela lógica, você ficaria em uma empresa que não te valoriza? Funcionários que não se sentem satisfeitos com a empresa, a troca sem pensar duas vezes. E, como sabemos, a alta rotatividade não sai barato para a organização.

Treinar novos candidatos, promover entrevistas cansativas e readaptação de equipe não são tarefas fáceis.

Funcionários que se sentem bem cuidados e acolhidos na sua empresa, dificilmente vão sair por qualquer nova oportunidade sem ponderar bem. E acolhimento e bom cuidado são preceitos da atenção primária. Assim, você evita o turnover e acolhe seus maiores talentos.

Maior produtividade

Do contrário, funcionários satisfeitos com a empresa ficam felizes em trabalhar, produzindo mais e melhor. Se sua empresa oferecer bons benefícios aos seus funcionários, eles certamente irão valorizar.

Além disso, continuarão exercendo suas tarefas com maior produtividade a fim de crescer cada vez mais na empresa.

Como a promoção da saúde pode ajudar no seu negócio?

Como visto acima, 85% dos problemas de saúde dos trabalhadores poderiam ser evitados com a promoção e prevenção da saúde, de acordo com a ANS. Vimos, ainda, que um funcionário ausente, seja por pouco ou muito tempo, é motivo do aumento de custos.

Uma medicina que não foca na prevenção de doenças e promoção de bons hábitos, apenas orienta o paciente a lidar com o problema e sua cura. Sem investigar os motivos para a doença ter acontecido e, assim, evitar novas idas a emergências.

Por mais que seja deixado um pouco de lado pelas empresas, a saúde mental dos colaboradores precisa ser um ponto de atenção. De acordo com o INSS, transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento das empresas. Colaboradores recorrem ao auxílio-doença para conseguirem se recuperar.

A saúde mental é um grande exemplo de uma boa medida preventiva que promove a saúde para evitar maiores problemas e, consequentemente, afastamentos por doenças. Sua organização precisa estar em alerta sobre o aumento de casos de transtornos psicológicos e implementar ações que promovam o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários.

Como a coordenação do cuidado pode ajudar no seu negócio?

O modelo de assistência à saúde atual, em sua maioria, tem falhas na comunicação e coordenação, com o cuidado fragmentado.

Grande parte dos planos de saúde não se preocupam com melhorias do seu sistema. Um paciente, como leigo, busca um atendimento para resolver o seu problema, porém não sabe qual médico seguir: é emergência? Clínico geral? Especialista? Mas qual especialista?

O cuidado coordenado à saúde é a bússola do seu colaborador, que mesmo perdido, consegue encontrar as melhores orientações para promover a sua saúde. Imagine que seu colaborador sinta dores no peito e, como de costume, pense ser um infarto. Procura a emergência e lá ele é indicado para um psiquiatra.

Como o cuidado coordenado, o paciente, seu colaborador, já seria guiado pelo médico de família e equipe que o acompanha a entender sobre suas crises de ansiedade, por exemplo, que causam desconfortos parecidos com o de um infarto. Não precisaria buscar a emergência e, provavelmente, não teria um episódio como esse, por já estar sendo cuidado.

O cuidado coordenado evita a perda de tempo, o estresse e o desgaste. Além disso, evita exames desnecessários e seus gastos, promove o cuidado com o paciente, seu colaborador, oferece um plano de saúde pautado na prevenção.

Conheça a Sami, o plano de saúde empresarial com atenção primária e preço justo

Agora que você conhece todas as vantagens da atenção primária, promoção da saúde e cuidado coordenado, você pode estar pensando: será que existe um plano de saúde que oferece tudo isso?

E a resposta é: sim, somos nós da Sami!

Com um plano Sami, seus colaboradores tem acesso a um Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhece cada membro e cuidam da saúde dele de forma integral, não somente dos sintomas e doenças.

Nosso Time de Saúde também faz o cuidado coordenado da saúde de cada membro, indicando especialistas sempre que necessário e acompanhando esse cuidado, garantindo o bem-estar e saúde de cada colaborado do seu negócio.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com hospitais, laboratórios, maternidades e clínicas de nível internacional, como a Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, laboratórios Femme e Lavoisier e mais.

Além disso, a Sami sabe que saúde vai muito além de consultas e exames. Por isso, criamos nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que dá acesso ao Gympass e a adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Somos muito mais que um plano de saúde: somos um pacote de benefícios e um parceiro da área de Recursos Humanos quando o assunto é saúde.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×