Início Alimentação Diferença entre nutricionista e nutrólogo: saiba quando procurar cada um deles

Diferença entre nutricionista e nutrólogo: saiba quando procurar cada um deles

Autor

Data

Categoria

Quando pensamos em melhorar a qualidade da alimentação, é normal ficar em dúvida sobre qual profissional procurar: nutrólogo ou nutricionista? 

Os dois profissionais atuam em frentes diferentes, apesar da base ser a nutrição. Ou seja, embora ambos desempenhem um papel crucial na orientação alimentar, eles possuem formações distintas e atuam em contextos específicos.

Para te ajudar a identificar qual deles deve procurar para o seu objetivo em específico, explicamos a seguir detalhadamente as funções de cada um. Confira:

  1. Diferenças entre um nutrólogo e um nutricionista
  2. Nutrologia
  3. Nutrólogo
  4. Nutricionista
  5. Quando procurar um nutrólogo

Diferenças entre um nutrólogo e um nutricionista

Enquanto o nutricionista é especialista em nutrição, os nutrólogos são formados em medicina e estudam os componentes dos alimentos, como os carboidratos, as gorduras, os minerais e as vitaminas.

O nutricionista estuda os diversos aspectos relacionados à alimentação, nutrição, fisiologia humana, ciências dos alimentos e outros. O trabalho de um nutricionista é voltado para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças por meio de uma alimentação saudável.

Além disso, é o nutricionista que realiza avaliações nutricionais com planos alimentares individualizados, bem como orienta escolhas alimentares e realiza a educação nutricional.

Já o nutrólogo é um médico especialista voltado para a nutrição e seus impactos na saúde. Seus estudos envolvem fisiologia, bioquímica, metabolismo e nutrição.

Ou seja, o nutrólogo traz uma abordagem direcionada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças já relacionadas à alimentação. Esse profissional também utiliza exames laboratoriais para identificar problemas e deficiências nutricionais e distúrbios metabólicos e, se necessário, prescreve planos alimentares e suplementação nutricional.

Agora você pode estar se perguntando: “Então, qual eu devo escolher?”. A resposta não é tão simples, já que a atuação de um não exclui a do outro. O nutrólogo complementa o nutricionista, por ambos trabalharem em conjunto para fornecer uma abordagem completa.

O nutricionista foca em orientação alimentar e promoção da saúde e o nutrólogo oferece uma ênfase ao diagnóstico médico, tratando de casos mais específicos e delicados.

Nutrologia

A nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Ela vem despertando o interesse de vários médicos atualmente.

Os profissionais da nutrologia se dedicam a estudar e tratar distúrbios nutricionais e seus efeitos no organismo. No Brasil, por exemplo, de acordo com dados recentes analisados pela pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 53 milhões de pessoas relatam sentir sintomas de desconforto após ingerirem produtos lácteos.

Essa parcela da população informada na pesquisa corresponde a 35% dos brasileiros acima de 16 anos. Mas por que isso acontece? Essa é uma das perguntas que um nutrólogo responde. Afinal, sua formação é focada em analisar e verificar o que acontece com os nutrientes dos alimentos e seus impactos do nascimento à velhice.

De acordo com a lei, apenas médicos podem prescrever medicamentos para tratar e corrigir problemas de saúde, tanto para promover o bem-estar do paciente quanto para prevenir doenças. 

Para se especializar em nutrologia é preciso, primeiro, cursar medicina. Portanto, um nutrólogo está apto para fornecer medicamentos necessários, assim como fazer o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças causadas pelo consumo de alimentos.

Com uma visão abrangente da saúde, como um clínico geral, o nutrologista também se relaciona com outras áreas, como gastroenterologia, cardiologia, ginecologia, medicina esportiva e endocrinologia.

Entre suas principais funções, podemos observar:

  • Definir alimentos, vitaminas e nutrientes que um paciente pode consumir;
  • Avaliar deficiências de nutrientes a partir de exames clínicos;
  • Diagnosticar e tratar doenças relacionadas à alimentação;
  • Prescrever medicações, inclusive intravenosas para pacientes graves;
  • Identificar hábitos e erros alimentares.

Nutricionista

O profissional nutricionista não pode prescrever medicamentos, mas ele está apto para desenvolver dietas que equilibrem nutrientes e calorias.

A função do nutricionista é orientar pacientes sobre a alimentação e indicar suplementações, quando for necessário. Esse profissional é ideal para auxiliar na prevenção de doenças e promover a qualidade de vida.

Além disso, é o nutricionista que avalia a condição do paciente e elabora um plano de educação alimentar para que ele tenha uma vida mais saudável.

Principais funções de um nutricionista:

  • Elaborar e coordenar programas de nutrição;
  • Prescrever dietas baseada no perfil de cada paciente;
  • Preparar cardápios para refeições;
  • Explicar a importância de uma boa alimentação;
  • Avaliar necessidades de saúde e dieta;
  • Controlar a quantidade de produtos e nutrientes.

Agora que entendemos a diferença de cada uma das profissões, qual é a hora de procurar um nutrólogo?

Consultar um nutrólogo é necessário em situações específicas: quando há a necessidade de um acompanhamento médico especializado e voltado para a alimentação e nutrição, como:

  • Doenças relacionadas à alimentação: foi diagnosticado com alguma condição médica que te limita a comer certos tipos de alimentos? Indivíduos com condições médicas que precisam de alimentação especializada, como pessoas com doenças cardíacas, diabetes, intolerância alimentar, alergia alimentar ou com problemas renais podem procurar um nutrólogo para gerenciar sua condição;
  • Acompanhamento pós-cirúrgico: pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica, por exemplo, podem procurar auxílio de um nutrólogo para adequar sua nova dieta e reeducação alimentar;
  • Dificuldades em alcançar objetivos nutricionais: já tentou de tudo, mas não consegue perder peso? Se você está enfrentando dificuldades para atingir suas metas relacionadas à alimentação, seja perder ou ganhar peso, um nutrólogo pode identificar obstáculos e condições médicas para driblar o problema com estratégias personalizadas. 

A escolha entre nutricionista e nutrólogo dependerá do seu objetivo e das circunstâncias específicas. Ambos desempenham papéis importantes na saúde e na nutrição, e se complementam em diagnósticos.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×