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Indicadores hospitalares: o que são e para que servem?

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Avaliar, mensurar, controlar e acompanhar são as principais melhorias que os indicadores hospitalares trazem na prática. Indispensável para uma boa gestão, os indicadores hospitalares são recursos estratégicos para criar melhores formas de trabalho.

Eles facilitam a análise de um grande volume de dados de um sistema de saúde. E é por meio deles que o gestor consegue acessar dados que antes pareciam muito complexos de organizar e entender.

Pelo uso de sistemas de digitais integrados ao Business Intelligence (BI), promovemos melhores práticas, aprimoramos processos críticos e reduzimos custos. Além disso, também é possível aumentar a produtividade e a qualidade do atendimento aos pacientes.

Para se ter uma ideia, os hospitais brasileiros têm investido cada vez mais no sistema de indicadores hospitalares. De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), cerca de 82% dos hospitais investem em BI desde de 2019.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou o início dos testes do Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar, parte da iniciativa QUALISS de melhoria na qualificação das redes dos planos de saúde, que começou em janeiro deste ano. Com previsão de conclusão até junho de 2022, os hospitais serão classificados em cinco faixas de 14 indicadores que medem a qualidade hospitalar.

Vamos entender melhor o que são esses indicadores? Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. O que são indicadores hospitalares e para que eles são utilizados?
  2. O que a ANS diz sobre o tema?
  3. Como saber se um hospital é bom?
  4. Procurando um plano com bons hospitais? Vem pra Sami!

O que são indicadores hospitalares e para que eles são utilizados?

Os indicadores hospitalares são peças-chaves para analisar, acompanhar e aprimorar processos de qualquer setor de um hospital. São essas ferramentas que garantem uma boa informação ao gestor para que ele possa tomar as melhores decisões para a instituição de saúde.

Entendemos que quanto mais dados existirem, mais informações nós temos. Sendo assim, quanto mais indicadores de saúde um hospital possui, mais o seu gestor consegue tomar decisões assertivas, melhorando a saúde financeira, os processos e a qualidade no atendimento.

Esses indicadores são dispostos de modo interativo e em tempo real. Desse jeito, o gestor consegue, por exemplo, acompanhar a ocupação de leitos, utilização de salas cirúrgicas, quantidade de pacientes, pacientes graves e outros.

Para se ter acesso ao quadro situacional de um hospital, é fundamental o uso de indicadores. No entanto, devido à complexidade de um sistema como o da saúde, existem muitos indicadores mapeados. Vamos conhecer os principais?

Taxa de ocupação – Quando vemos em jornais que uma quantidade considerável de leitos foi ocupada, principalmente em momentos de pandemia, quer dizer que o hospital possui um indicador de taxa de ocupação.

Esse indicador informa o total de pacientes atendidos pela quantidade de leitos disponíveis por dia. Se a taxa de ocupação for pequena, explica que o hospital tem uma estrutura além da necessária. No entanto, se a taxa for maior que a capacidade total do hospital, é importante investir em uma expansão do local.

Tempo médio de permanência – Para entender esse cálculo, é preciso saber que o tempo de permanência leva em conta o tempo médio em altas, transferências e óbitos. É considerado o total de pessoas atendidas por dia, intervalo de tempo e número de pacientes.

No entanto, essa fórmula é mais usada em hospitais de curta permanência. Ou seja, hospitais que oferecem internações longas devem utilizar outro indicador mais apropriado.

Taxa de mortalidade – Essa taxa corresponde ao número de óbitos durante a internação hospitalar e por atos cirúrgicos.

O que a ANS diz sobre o tema?

Como vimos mais acima, a ANS lançou um sistema de indicadores hospitalares no começo deste ano. Segundo a agência, a plataforma coleta dados para acompanhar desempenhos e avaliar a qualidade dos hospitais.

Etapa do Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar, com o processo, a ANS incentiva a competição em qualidade no setor, de acordo com o Diretor de Desenvolvimento Setorial, Cesar Serra.

Segundo o diretor, a escolha de um plano de saúde passa pela percepção da qualidade de rede dos prestadores de serviços hospitalares, que traz empoderamento ao paciente que pode escolher o melhor hospital para seguir tratamento.

Como saber se um hospital é bom?

O Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss), da ANS, é um bom indicador de qualidade hospitalar. Ele foi desenvolvido justamente para nos ajudar a entender se um hospital atende os critérios importantes relacionados à qualidade assistencial, bem como clínicas, laboratórios e profissionais.

Ao se perguntar se um hospital é bom, vale a pena pesquisar no programa desenvolvido pela ANS, que você consegue acessar aqui. Lá, você também encontra clínicas e serviços de apoio ao diagnóstico e terapias.

Entre os requisitos mínimos estabelecidos não só pela ANS, mas por todas as entidades governamentais que contribuem para a sua qualificação, como Anvisa, INMetro, ONA e SBP, um hospital precisa:

  • Ter instalações físicas específicas para pacientes que poderão ficar mais de 24h internados;
  • Realizar o Censo Hospitalar Diário, de acordo com a Portaria n° 312/2002;
  • Ter no mínimo 20 leitos,
  • Possuir prontuário único;
  • Manter ativas as seguintes comissões:
  1. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar;
  2. Comissão de Ética Médica, se possuir mais de 10 médicos em seu corpo clínico;
  3. Comissão de Revisão de Prontuários; 
  4. Comissão de Revisão de Óbitos.

Na prática, precisamos observar os detalhes em relação às avaliações e estrutura do hospital. Como por exemplo:

O hospital oferece atendimento humano e especializado? Ou seja, você se sente ouvido quando vai a uma consulta? Foi bem atendido? Tenha em mente que um sistema humanizado acolhe o paciente em momento de desconforto.

A equipe é capacitada? Ao se consultar, busque saber no que o seu médico é especialista, no que ele pode ser essencial no diagnóstico.

O hospital preza pela segurança? Um dos indicadores principais nas avaliações é a segurança. Portanto, saber se o hospital segue os critérios de segurança estabelecidos para evitar propagação de doenças, por exemplo, é primordial.

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