Início Plano de Saúde O que é QUALISS, o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços...

O que é QUALISS, o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde?

Autor

Data

Categoria

Em maio de 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instituiu, por meio da RN 405, o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde – QUALISS com dois objetivos.

O primeiro é estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde – como hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde -, por meio da participação voluntária no Programa.

O segundo é ampliar o poder dos beneficiários de planos de saúde e da sociedade em geral de avaliar e escolher os prestadores de serviços de saúde.

Para atingir esses objetivos, o QUALISS desenvolve as seguintes ações:

  • Estabelecimento de atributos de qualificação – que sejam relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços na saúde suplementar, bem como na forma pelos quais eles são obtidos;
  • Avaliação – da qualificação dos prestadores de serviços na Saúde Suplementar;
  • Divulgação – dos atributos de qualificação.

Vamos entender melhor sobre este tema? Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. Como a qualificação do QUALISS é realizada?
  2. Como consultar a Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde – QUALISS?
  3. Rede credenciada da Sami tem hospitais acreditados pelo QUALISS
  4. Procurando plano de saúde? Vem pra Sami

Como a qualificação do QUALISS é realizada?

A ANS conta com uma série de entidades responsáveis por elaborar os critérios de avaliação dos prestadores de saúde, coletar e interpretar os dados que irão gerar os indicadores. Podem participar as seguintes entidades:

  • Empresas com reconhecimento ou em processo de reconhecimento pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO ou pela The International Society For Quality in Health Care – ISQua para executar programas de acreditação de prestadores de serviços de saúde;
  • Institutos de pesquisa com experiência na área de avaliação da qualidade em saúde, vinculados a alguma instituição de ensino superior ou entidade científica;
  • Conselhos de profissionais da área da saúde;
  • Empresas com metodologia própria de certificação, que tenham experiência de pelo menos dois anos na área de avaliação da qualidade em saúde.

Confira a lista de entidades participantes do QUALISS

As entidades responsáveis pela qualificação do QUALISS avaliam uma série de indicadores, distribuídos em quatro frentes principais:

Estrutura – se refere ao espaço físico, recursos humanos, materiais e financeiros da instituição de saúde a ser analisada. Nessa categoria, estão inclusos os seguintes indicadores:

  • Proporção de profissionais de enfermagem por leito;
  • Uso de prontuário eletrônico.

Segurança – se refere ao conjunto de ações que têm como objetivo reduzir os danos ou riscos associados ao cuidado do paciente. Nessa categoria, são avaliados:

  • Conformidade com os padrões de identificação do paciente – se não há erros de entre o tratamento dado e o prontuário, por exemplo; 
  • Incidência de infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central nas UTIs adulto, pediátrica e neonatal;
  • Conformidade com os padrões de cirurgia segura.

Efetividade – estima o quanto a assistência e serviços de saúde da instituição atingem os resultados esperados. Os indicadores são:

  • Implantação de diretrizes e protocolos clínicos;
  • Tempo de espera do paciente na urgência e emergência;
  • Número de partos normais em relação ao total de partos;
  • Número de readmissões após 30 dias da alta hospitalar;
  • Mortalidade de recém-nascidos com médio ou baixo peso nas maternidades;
  • Percentual de altas hospitalares a partir da UTI;
  • Taxa de retorno não planejado para a cirurgia;
  • Tempo médio de permanência hospitalar.

Centralidade no paciente – avalia a percepção de satisfação do paciente, se há escuta atenta por parte dos profissionais da saúde e o quanto o paciente é envolvido nas decisões. O critério é medido com base nos indicativos:

  • Capacidade da instituição prestadora de serviço envolver o paciente nas decisões clínicas;
  • Capacidade de escuta e comunicação da instituição. 

Como consultar a Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde – QUALISS?

O buscador do QUALISS pode ser acessado no site da ANS e permite encontrar o prestador de serviço de saúde ao pesquisar pelos seguintes itens:

  • Nome;
  • Tipo de estabelecimento (hospital, hospital-dia, clínica ou Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia – SADT);
  • Estado;
  • Município.

Para pesquisar, preencha um campo pelo menos, deixando em branco os campos não selecionados. Quanto mais campos você preencher, mais específico o resultado será. A ferramenta contempla estabelecimentos acreditados em nível máximo pelas entidades responsáveis pela qualificação.

Além do buscador, também está disponível na mesma página do site da Anvisa o serviço Notivisa. Ele informa a relação de prestadores de serviços de saúde que notificaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a ocorrência de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços, ao menos uma vez nos últimos três meses.

Rede credenciada da Sami tem hospitais acreditados pelo QUALISS

A Beneficência Portuguesa de São Paulo unidade Paulista e o Hospital 9 de Julho unidade Vergueiro, que integram a rede credenciada da Sami, possuem a qualificação de segurança do paciente no QUALISS. O que significa que oferecem um atendimento seguro e de qualidade para o paciente, de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que visa promover:

  • A implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente, envolvendo os pacientes e familiares;
  • A ampliação do acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente.

Procurando plano de saúde? Vem pra Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Referências

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×