Início Saúde Como saber se um hospital é bom?

Como saber se um hospital é bom?

Autor

Data

Categoria

Você já se perguntou se um hospital é bom?

É bem possível que você já tenha perguntado a alguém se tal hospital vale a pena ou qual hospital é melhor entre um ou outro. É comum querermos avaliações sobre um serviço, ainda mais quando se trata de plano de saúde.

Qual médico você indica? Esse hospital é o melhor da região? Qual laboratório eu posso fazer tal exame? São perguntas cotidianas nos consultórios médicos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss) que traz um relatório de hospitais, clínicas e até profissionais que atendem os critérios estabelecidos pela instituição em relação à qualidade de assistência.

Vamos entender melhor? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que faz um hospital ser bom?
  2. Como consultar se um hospital atende o padrão de qualidade?
  3. Conheça o Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar
  4. Dicas para a hora de escolher um hospital
  5. No que devo me atentar ao escolher o atendimento de um hospital?
  6. Top 10 melhores hospitais do país
  7. Com a Sami, você tem bons hospitais que cabem no seu bolso

O que faz um hospital ser bom?

De acordo com a ANS, a Qualiss estimula a qualificação dos prestadores de serviços em saúde, englobando profissionais à laboratórios. Além disso, ela oferece o fácil acesso à informação sobre a qualidade dos serviços prestados.

Com objetivo de ampliar a avaliação e dar o acesso a todos, o programa foi estabelecido em maio de 2016 e é avaliado por entidades governamentais que contribuem para a qualidade de vida da sociedade, como: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), Organização Nacional de Acreditação (ONA), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entre outras.

Como consultar se um hospital atende o padrão de qualidade?

A ANS, por meio da Qualiss, possibilita a busca por um prestador de serviço, como hospital, em estados ou municípios para verificar as avaliações. Essa ferramenta, segundo a agência, oferece prestadores acreditados em nível máximo por instituições acreditadoras de serviços de saúde no país; prestadores com Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa, além dos prestadores que participam de projetos de indução de qualidade da ANS (Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e Oncorede).

Para pesquisar é simples: basta preencher, pelo menos, um campo do que precisa procurar. Assim, ele fará a busca por você e mostrará os resultados compatíveis. Vale ressaltar que quanto maior o número de informações dadas, mais específico será o resultado.

No buscador, também está disponível o ícone Notivisa: ao clicar, qualquer ocorrência, como incidentes, queixas ou críticas construtivas, será notificada para a Anvisa.

Conheça o Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar

Desenvolvido pela ANS em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), este projeto é pioneiro na avaliação de desempenho de hospitais privados no Brasil.

Por meio de um sistema único, é possível saber a avaliação dos hospitais particulares e compará-los. Além disso, conseguimos identificar boas práticas e o que pode ser melhorado.

Para que funcione da maneira correta, o projeto ainda está em desenvolvimento e conta com 14 indicadores de qualidade e um conjunto de indicadores específicos relacionados a cinco linhas de cuidados mais comuns em internações hospitalares no país, são elas: acidente vascular cerebral, síndrome coronariana aguda, câncer de mama e próstata, artropatia de quadril e sepse.

Para esses cinco indicadores especiais, o programa já trouxe como resultado os melhores hospitais particulares para cada um deles, veja:

  • Acidente Vascular Cerebral: Hospital Moinhos de Vento;
  • Síndrome Coronariana Aguda: Hospital do Coração;
  • Câncer de mama e próstata: Hospital Sírio-Libanês;
  • Artropatia de quadril: Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
  • Sepse: Hospital Israelita Albert Einstein.

Como funciona a avaliação de atendimento?

Sabemos o quanto o feedback do consumidor é essencial para manter uma atividade ou serviço em alta. Avaliações ruins geram menos retorno e isso não seria diferente na saúde. Pensando nisso, manter uma gestão hospitalar fundamentada na avaliação feita por pacientes que usufruíram do serviço, pode ser um bom caminho.

Essa prática já é bastante conhecida e utilizada. Identificar o nível de satisfação dos pacientes com os médicos e coordenadores faz parte do processo de atendimento. Quantas vezes já ligou para pedir uma informação e ao final da ligação tinha uma pesquisa de nível de satisfação?

Essa pesquisa norteia a coordenação de um hospital ou serviço para aprimorar ainda mais o atendimento e a infraestrutura.

Portanto, um hospital que se preocupa em zelar pela qualidade do serviço prestado ouve e promove ações que melhoram o sistema e geram ainda mais satisfação para o paciente.

Dicas para a hora de escolher um hospital

Ainda assim, está com dúvidas sobre como avaliar se um hospital realmente é bom? Além das dicas acima, selecionamos dicas para você avaliar quando for procurar um serviço hospitalar:

Indicação: Alguém que você conheça e confie já foi no hospital que deseja saber mais informações? Se sim, saiba se ela indica o serviço, como se sentiu ao ser atendida, entre outros feedbacks importantes sobre a estrutura e atendimento do local.

Avaliações: Como vimos, as avaliações são o termômetro para indicar se um hospital é bom ou ruim. É possível colher essas avaliações pela própria ferramenta de pesquisas do Google. Além disso, olhar sites de avaliações e reclamações, como o Reclame Aqui, também é bastante eficaz.

Estrutura: Não basta o hospital ter um atendimento de qualidade se não atende o que necessita. Portanto, procure saber sobre as especialidades que o hospital oferece. Seu problema está localizado em uma região do corpo específica? Ele atende pediatria, caso tenha filhos?

No que devo me atentar ao escolher o atendimento de um hospital?

Na hora do aperto, é difícil nos atentarmos para tantos detalhes ou estarmos prontos para saber sobre indicações, estruturas e avaliações. Pensando nisso, entenda o que você deve estar atento ao ser atendido no hospital:

Ele preza pela segurança? 

O hospital precisa seguir os critérios de segurança corretos para evitar a propagação de doenças. Por isso prestar atenção se levam a sério os protocolos de higiene e segurança são fundamentais para permanecer usufruindo do serviço.

Oferece atendimento humanizado e personalizado?

Como você foi atendido? Foi ouvido? Se fizeram tudo no automático e não te trataram bem, vale ficar atento. Um serviço humanizado para quando estamos em uma situação delicada é fundamental para acolher e para entender por completo qualquer situação.

A equipe é capacitada? 

Procure saber qual é o médico que está tratando do seu caso, no que ele é especialista. Se atentar a cuidar da sua saúde deve ser primordial. 

Top 10 melhores hospitais do país

A cada ano, a Newsweek, em parceria com a Statista Inc, empresa global de pesquisa de dados, revela quais são os melhores hospitais do Brasil seguindo os critérios de avanço na medicina, cuidados da enfermagem, tecnologia de ponta e atendimento de primeira linha.

Em 2021, temos como destaque:

  1. Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo;
  2. Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre;
  3. Hospital Sírio Libanês, São Paulo;
  4. Hospital 9 de Julho, São Paulo;
  5. Hospital Santa Catarina, São Paulo;
  6. Hospital Mãe de Deus, Porto Alegre;
  7. Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, São Paulo;
  8. Hospital Samaritano, São Paulo;
  9. BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo;
  10. Hospital Mater dei Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Com a Sami, você tem bons hospitais que cabem no seu bolso

Já pensou um plano de saúde com acesso a hospitais desta lista acima e que cabe no seu bolso? É a Sami!

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Além disso, cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×