Início Saúde Acreditação hospitalar: o que é e qual a importância?

Acreditação hospitalar: o que é e qual a importância?

Autor

Data

Categoria

As expectativas do consumidor quanto à qualidade dos serviços de saúde são crescentes. Como forma de sinalizar ao público o compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança, cada vez mais os hospitais procuram se qualificar com o que, na área da saúde, se chama acreditação hospitalar. Existem organizações no Brasil e no mundo que conferem essas certificações, observando uma série de fatores e incentivando a melhoria constante do atendimento, ajudando a definir se um hospital é bom ou não.

Continue a leitura e entenda mais a fundo o que é a acreditação hospitalar e quais são seus benefícios, tanto do ponto de vista do paciente, quanto da instituição de saúde e dos colaboradores.

Veja, a seguir, os tópicos que vamos abordar nesse artigo:

  1. O que é acreditação hospitalar e como obtê-la?
  2. Quais são as vantagens da acreditação hospitalar?
  3. Quais os principais selos de acreditação hospitalar no Brasil?
  4. Procurando plano de saúde? Vem pra Sami

O que é acreditação hospitalar e como obtê-la?

As acreditações hospitalares são como selos que as organizações de saúde recebem ao comprovarem que seguem rígidas normas de qualidade. É importante esclarecer que não se tratam de um meio de inspeção, tampouco são obrigatórias. São os próprios hospitais que decidem se submeter à avaliação e, se cumprirem as exigências impostas pela instituição acreditadora, recebem a chancela.

No processo de certificação, uma equipe externa independente avalia a entidade de saúde como um todo, sempre focando na segurança do paciente e na qualidade no atendimento. Confira alguns aspectos analisados:

  • Acompanhamento dos pacientes antes, durante e após o tratamento;
  • Protocolos de higienização e esterilização de materiais;
  • Prevenção e controle de infecções hospitalares;
  • Confiabilidade em laudos e exames;
  • Segurança na estrutura predial;
  • Qualificação dos profissionais;
  • Planejamento de gestão;
  • Uso de tecnologia da informação.

Para que as certificações continuem vigentes, o hospital passa, periodicamente, por novas avaliações para manter o padrão de qualidade estabelecido pelas metodologias. Assim, investir em acreditações hospitalares também é uma forma de estimular o aperfeiçoamento contínuo na assistência à saúde.

Quais são as vantagens da acreditação hospitalar?

Conquistar uma acreditação hospitalar exige tempo, esforço e recursos da instituição de saúde. Entretanto, obter esse reconhecimento traz uma série de vantagens para o próprio hospital, para os colaboradores que trabalham nele e, ainda, para os pacientes. Conheça os principais benefícios gerados: 

Para pacientes – eles precisam ter certeza de que receberão cuidados seguros, eficazes e alinhados com as evidências clínicas mais recentes. A acreditação hospitalar é um instrumento importante para assegurar as boas práticas no processo de atendimento, transmitir confiabilidade aos pacientes e garantir maior satisfação com os serviços prestados. 

Para os colaboradores – os profissionais de saúde se sentem mais confiantes para realizar procedimentos em um hospital com processos certificados, onde há menos riscos de acidentes de trabalho e de erros médicos e maior integração entre os setores. O selo também contribui para a valorização do currículo desses profissionais, uma vez que trabalham em um local com certificação de qualidade.

Para o hospital – o processo de preparação para um programa de acreditação hospitalar dá à organização de saúde a oportunidade de identificar os pontos fortes e áreas de melhoria. Entre os benefícios para os hospitais também estão:

  • Adoção de padrões e melhores práticas do setor; 
  • Maior credibilidade e diferenciais competitivos;
  • Otimização dos processos de atendimento;
  • Estabelecimento de sistemas de gestão de desempenho;
  • Maior conhecimento e incorporação das ferramentas digitais disponíveis;
  • Redução de custos;
  • Busca contínua por excelência.

Quais os principais selos de acreditação hospitalar no Brasil?

Agora que você já sabe o que é acreditação hospitalar e quais são suas vantagens, conheça as principais acreditações em saúde, a nível nacional e internacional:

Organização Nacional de Acreditação (ONA) – por ser derivada do Ministério da Saúde, a ONA é considerada uma das acreditações mais importantes para instituições de saúde brasileiras. Apenas organizações credenciadas (IACs) podem emitir o selo, avaliando cada entidade pela metodologia ONA. Esse método é estruturado em três níveis, que exigem padrões crescentes de complexidade: 

  • Nível 1 (Acreditado) – a instituição cumpre todos os requisitos para garantir a segurança dos pacientes em todas as áreas de atividade. Validade de dois anos; 
  • Nível 2 (Acreditado pleno) – além de atender aos critérios do nível anterior, a instituição deve ter uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Validade de dois anos; 
  • Nível 3 (Acreditado com excelência) – é a excelência em gestão. A instituição atende aos níveis anteriores e, além disso, apresenta uma cultura organizacional de melhoria contínua. Validade de três anos.

Joint Commission International (JCI) uma das principais acreditadoras internacionais, a JCI é uma organização não governamental com sede nos Estados Unidos. Ao desenvolver padrões internacionais de cuidados de saúde e segurança do paciente, o órgão incentiva o nivelamento da alta qualidade dos hospitais. Os critérios de acreditação são atualizados periodicamente, o que garante o alinhamento com as mais elevadas técnicas e procedimentos.

Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)outra importante acreditação estadunidense, a HIMSS avalia o uso das ferramentas digitais no dia a dia do hospital. Para obter o selo, a instituição deve buscar por inovação e evolução tecnológica a fim de melhorar a assistência à saúde. É avaliado, por exemplo, o uso de prontuários eletrônicos, a digitalização de documentos e a certificação digital.

National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO)é uma acreditação norte-americana voltada para a segurança de infraestrutura e proteção do paciente, com regulamentações que minimizam riscos para o usuário do serviço de saúde e otimizam os resultados dos hospitais. A fim de ter aplicabilidade internacional, os requisitos da NIAHO foram adaptados às práticas e regulamentos de cada país, e foram credenciados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Brasil.

Qmentum Internationalé o modelo de avaliação da organização canadense Accreditation Canada, reconhecido mundialmente e muito utilizado no Brasil. Essa acreditação hospitalar assegura que as organizações atenderam aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Procurando plano de saúde? Vem pra Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Referências

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×