O feedback é o retorno que um profissional recebe sobre o trabalho realizado em uma empresa. Nessa espécie de avaliação, o gestor também fala sobre o comportamento e/ou atitudes de um colaborador na organização. Nesta publicação, explicamos o que é o feedback negativo, por que é importante dar um feedback negativo para os funcionários e como fazer isso sem afetar negativamente a saúde do colaborador e promovendo a qualidade de vida no trabalho.
Neste conteúdo, vamos falar sobre:
- O que é feedback negativo?
- Por que é importante dar um feedback negativo quando necessário?
- Como dar feedback negativo sem afetar negativamente a saúde do colaborador?
- Exemplo de feedback negativo feito corretamente
- Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami
O que é feedback negativo?
O colaborador de uma empresa que trabalha com o público está sujeito a receber todo tipo de crítica, nem sempre positiva ou construtiva. No ambiente institucional, internamente, as críticas negativas ou construtivas também chegam, mas há formas de se trabalhar o feedback negativo. Mas do que se trata o feedback? É esse retorno que um profissional recebe a respeito do seu trabalho, comportamento ou de atitudes específicas dentro de uma empresa que formam o feedback negativo.
O feedback, ou retorno, nada mais é que um termo usado para designar um ponto de vista ou opinião a respeito de algo de alguma prática. É, por exemplo, uma forma usada para avaliar um trabalho ou atividade, dentro ou fora do ambiente institucional. Há quem diga que o feedback existe desde a Revolução Industrial, mas que só chegou próximo ao molde como conhecemos após a Segunda Guerra Mundial, quando a cultura de consumo como conhecemos começou a ganhar força.
Por que é importante dar um feedback negativo quando necessário?
Em uma empresa, o desempenho de um colaborador é essencial para determinar o sucesso de uma atividade ou cargo específico. Por isso é tão importante acompanhar e retribuir esse desempenho com informações que possam ajudar a melhorá-lo. O feedback negativo é essencial quando se fala em gestão de pessoas. É a partir dele que um gestor vai poder contribuir com os pontos que precisam ser melhorados ou até mesmo reforçados.
O feedback negativo acaba sendo uma ferramenta de desenvolvimento do colaborador e mudança para melhor dentro de uma organização. Na gestão de pessoas, é algo que faz parte do processo de treinamento, desenvolvimento e ascensão dentro de uma estratégia já traçada previamente ou estratégia a ser definida. É importante pensar no feedback como parte também do desempenho para alcançar um resultado. Afinal, a avaliação do desempenho é chave no processo de desenvolvimento, principalmente quando se pensa na qualificação de um profissional.
Como dar feedback negativo sem afetar negativamente a saúde do colaborador?
Há uma expectativa negativa quando se fala em feedback negativo. Apesar do nome, no entanto, ele é algo bom e relevante para qualquer empresa e definidor. O feedback negativo, com o perdão do clichê, pode ser um divisor de águas para um colaborador. Embora a aura negativa exista em torno disso, a verdade é que existem diferentes formas de transmitir esse feedback. E, sim, ele pode ser feito sem influenciar negativamente a percepção de um trabalhador sobre uma empresa ou sem afetar a saúde mental desse colaborador.
Mas afinal, como dar feedback negativo? O primeiro passo é administrar a informação para que ela seja transmitida no momento e na medida certa. Isso pode ser feito em uma conversa pessoalmente, previamente marcada, e/ou em doses menores. É importante considerar que o colaborador não deve ficar sobrecarregado com o feedback negativo, que precisa ser dado de forma que o trabalhador se sinta confortável com isso. Outra forma é falar o feedback em tempo real, de forma direta e sem impessoalidade, mas com cuidado.
É fundamental que o feedback negativo venha com uma solução. Se o colaborador fez algo de forma errada, o gestor deve apresentar o caminho correto para aquela atividade. Isso pode evitar que erros se repitam e que ajuda para que o trabalhador sinta mais segurança no que está fazendo.
Exemplo de feedback negativo feito corretamente
Certifique-se de que o feedback negativo será apresentado em uma conversa a sós. Um bom exemplo de feedback feito corretamente é aquele que começa pelos pontos positivos mais importantes porque o reconhecimento é fundamental na manutenção do sentimento de segurança de um colaborador. Ele precisa saber o que está dando certo antes de entrar nos pontos mais sensíveis. Depois, é hora de explicar o motivo da conversa – feedback negativo – seguido da solução que deve ser apresentada. Para encerrar, é importante conferir se o colaborador entendeu o apontamento e pedir também o feedback dele.
Um exemplo de feedback negativo:
“Parabéns pela proatividade em entender o que o cliente queria e principalmente o que ele precisava naquele momento. Isso nos ajudou a fortalecer o laço com ele e trouxe um resultado positivo para a empresa. É de ações como essa que precisamos. No entanto, é preciso lembrar da importância de continuar o atendimento no pós-venda. Peço que dedique sempre um tempo para acompanhar a curto prazo nossos clientes para verificar como está sendo a experiência e se eles precisam de algo mais da nossa parte. Podemos ir por esse caminho?”
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