Início Saúde O que é saúde?

O que é saúde?

Autor

Data

Categoria

Você já parou para pensar o que é saúde? Parece uma pergunta um tanto quanto óbvia. Afinal, saúde é não estar doente, certo? Porém, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição vai muito mais além. Vamos entender melhor.

A verdade é que, certamente, a maioria dos indivíduos associam a saúde a estar saudável e sem algum tipo de doença. Mas, se pararmos para pensar, por exemplo, uma pessoa com diabetes controlada, que vai ao médico regularmente e tem uma boa qualidade de vida, não tem saúde? É aí que as coisas se confundem.

Pensando nisso, a OMS define a saúde como um estado completo de bem-estar, tanto físico, quanto mental e social, e não apenas a ausência de alguma doença ou problema, como um simples resfriado.

A atenção primária intervem de forma precoce e preventiva nas doenças e ajuda a manter a saúde de forma eficaz

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

O que é Atenção Primária à Saúde?

  1. Afinal, saúde é a ausência de doenças? Como identificar que estou bem?
  2. O que são os determinantes sociais de saúde?
  3. O que é saúde mental?
  4. O que é saúde coletiva?
  5. O que é saúde pública e qual a diferença para a saúde coletiva?
  6. Com a Sami, você tem um plano de saúde que cuida de você como um todo

Afinal, saúde é a ausência de doenças? Como identificar que estou bem?

Muitas pessoas vivem bem e com qualidade de vida mesmo sendo portadores de doenças crônicas. Portanto, é importante entender que a saúde está em conhecer os seus limites e ter o equilíbrio entre ser saudável e estar doente.

Entenda: tecnologia, relação familiar, moradia, água, trabalho, lazer, entre outros podem ser pontos determinantes para uma pessoa ser saudável ou não. Um trabalho estressante pode desencadear problemas mentais. Assim como a relação familiar desestruturada, a tecnologia em excesso, a água contaminada e por aí vai. Tudo sem equilíbrio pode determinar o bem-estar físico, mental e social de um ser humano.

No entanto, tudo depende do estilo de vida de cada um. Podemos identificar como estamos de saúde por meio do autoconhecimento e entendendo o seu equilíbrio, sabendo como os determinantes influenciam na sua qualidade de vida.

Com o passar dos anos, o conceito de doença foi mudando e evoluindo conforme a sociedade. Antigamente, as condições eram insalubres na maioria das moradias. Hoje, temos saneamento básico em grande parte do país. As doenças que eram comuns em séculos passados, atualmente, ou foram extintas ou já temos a cura.

O que são os determinantes sociais de saúde?

De acordo com a OMS, a definição se dá sobre como uma pessoa vive ou trabalha. São conhecidos como determinantes sociais de saúde: a igualdade, economia, cultura, sociedade, comportamento, fatores de risco, entre outros.

Existem diversos significados que explicam os determinantes sociais. Basicamente, determinantes sociais são a razão que leva uma pessoa a estar ou ser saudável. Por isso, é muito complicado avaliar a qualidade de vida somente se a pessoa está ou não doente. É necessário avaliar o individual e o coletivo em que o indivíduo está inserido.

Segundo a Lei Orgânica de Saúde, podemos ter como base os seguintes determinantes, porém não só: alimentação, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer, moradia, saneamento básico, acesso a serviços de saúde. Já para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, os tópicos observados são os fatores sociais, psicológicos, comportamentais, étnicos/raciais, culturais e econômicos. http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080.htm

Todos esses determinantes podem influenciar no aparecimento de riscos e doenças à população.

O que é saúde mental?

Agora que entendemos o que é saúde e seus determinantes sociais, vamos para os seus desdobramentos. Muito abordada, mas que ainda é tomada por dúvidas, está o tema da saúde mental.

De acordo com a OMS, a saúde mental pode ser definida como “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

Muitos associam a saúde mental com doenças mentais. À grosso modo não está errado, mas a saúde mental é muito mais abrangente. Afinal, todos têm suas limitações e seus problemas, seja ansiedades, estresses, tristezas e por aí vai.

É normal como ser humano vivenciar diversas emoções durante um único dia, como alegria, amor, raiva, tristeza, mágoa, preocupação, entre outras. Ter saúde mental não é sinônimo de não ter emoções, mesmo que negativas. É entender que elas fazem parte do nosso estado natural e saber, quando for necessário, procurar ajuda.

A ajuda de um especialista se faz necessária quando ocorre algum trauma, conflitos difíceis de lidar, transições importantes na vida ou grandes mudanças. Em tese, cada um tem a sua definição de saúde mental. Afinal, ela está diretamente relacionada à maneira de como reagimos às situações e como equilibramos o que queremos e precisamos.

A saúde mental abrange três pontos importantes, são eles: a integridade psicológica, social e emocional. Além disso, podemos definir que um indivíduo possui saúde mental quando:

  • Consegue lidar com os estresses, seja por trabalho, perdas ou dificuldade financeira;
  • Tem um bom relacionamento com a sociedade em geral;
  • Consegue fazer escolhas, desde as mais simples às mais complexas.

O que é saúde coletiva?

Agora que entendemos o que é saúde mental, vamos avançar para o próximo tópico: afinal, o que é saúde coletiva? É possível confundir saúde pública com a saúde coletiva, mas é importante ressaltar que são conceitos diferentes.

A saúde coletiva acontece por meio das interações entre as questões sociais e econômicas e a avaliação de condições de como uma sociedade vive em seu meio, como as questões sanitárias.

Resumidamente, a saúde coletiva tem o objetivo de analisar e investigar os determinantes sociais por trás de alguma doença. Após investigado, é possível combater a doença e prevenir novos casos.

Você já deve ter ouvido falar das políticas de saúde bucal, dos programas de atendimento às infecções sexualmente transmissíveis e das práticas sanitárias em comunidades carentes, certo? Todos esses programas fazem parte dos objetivos da saúde coletiva.

A saúde coletiva é fundamental para entender as origens e como se reproduzem socialmente algumas doenças.

O que é saúde pública e qual a diferença para a saúde coletiva?

A saúde pública e a coletiva são similares, mas têm definições distintas. Enquanto a saúde coletiva se restringe a entender as origens de doenças e como combatê-las na sociedade, a saúde pública está ligada ao diagnóstico e ao tratamento das doenças.

Ela tem como objetivo cuidar do indivíduo em sua comunidade ao mesmo tempo que considera seu padrão de vida e o ambiente em que vive. Por outro lado, a saúde coletiva não tem o intuito de tratar o indivíduo, mas prevenir que a doença atinja ainda mais pessoas.

No Brasil, a saúde pública está garantida pela Constituição Federal como um dever do Estado e um direito social. O grande exemplo da saúde pública no país é o Sistema Único de Saúde (SUS), que é formado por medidas diretas ou indiretas para melhorar a saúde do indivíduo dentro de uma sociedade.

Entre os princípios da saúde pública, estão:

  • Igualdade na assistência à saúde;
  • Direito à informação;
  • Integralidade de assistência;
  • Acesso à serviços em todos os níveis da saúde;
  • Participação da comunidade. 
Entenda o que é o médico de família

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Médico de Família: o que é e o que faz?

Com a Sami, você tem um plano de saúde que cuida de você como um todo

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×