Marcou uma consulta e, quando chegou no lugar, a atendente informou que seu plano de saúde não estava ativo?
Isso é mais comum do que imagina e tão estressante quanto pensa. Como ficará a consulta? Será que terei que pagar pelo particular? Será que não paguei a última parcela? Ou cancelaram seu plano? E por quê?
Muitas coisas podem estar acontecendo neste momento, e por isso é importante ter informações sobre como consultar tanto através dos canais da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quanto com a sua operadora, além de já saber de antemão quais pontos podem interferir na cobertura do seu plano estar ativa ou não. E é isso que vamos tratar neste conteúdo aqui.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Plano de Saúde: Tudo o que você precisa saber antes de contratar
Portanto, vamos direto ao ponto: como saber se meu plano de saúde está ativo? Veja abaixo os tópicos que vamos tratar neste conteúdo.
- Como verificar se meu plano está ativo na ANS?
- Como consultar se o meu plano está ativo com a operadora?
- O que é vigência e o que ela tem a ver com a ativação do plano de saúde?
- Mas e a carência, preciso me preocupar com ela?
- Descobri que meu plano foi cancelado, e agora?
- Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami
Como verificar se meu plano está ativo na ANS?
Antes de mais nada, é importante pensar que plano de saúde ativo pode ter dois significados.
- O primeiro deles é se o seu plano está legalizado, registrado e ativo do ponto de vista da ANS.
- O segundo é se o seu plano está ativo para utilização, isto é, se está no período de vigência e você está coberto.
Para começar, vamos falar deste primeiro ponto.
O site da ANS tem passado por algumas mudanças visando melhorar a transparência em relação aos dados e notícias sobre a saúde. Por lá, você tem acesso a um portal de notícias confiável, um guia completo sobre planos, seus direitos, protocolos e, claro, como saber sobre a situação do seu plano atual.
No site da agência, procure por “Planos de Saúde” e, logo depois, vá para a guia “Emitir certidão de situação cadastral de plano de saúde”. Para facilitar, inserimos o link aqui.
Nesse link, você receberá uma certidão atual da situação cadastral do seu plano, caso precise provar. Essa certidão mostra a regularidade do plano e seu status, se está ativo, suspenso ou cancelado.
É um serviço gratuito pela ANS, mas atenção: para emitir o certificado, o serviço pode demorar de dois a sete dias corridos. Portanto, não deixe para cima da hora!
Como consultar o registro de um plano na ANS?
O registro da ANS é exigido para todas as empresas que oferecem planos de saúde. Portanto, ela precisa ter um número disponibilizado para consultas quando desejar. Assim, você tem a transparência do que está usufruindo ou desejando usufruir.
Mais simples e rápido, é possível consultar as informações da operadora pelo seu número de registro. Ou, caso não tenha, basta pesquisar pelo nome do plano na aba ao lado “Por Plano” e preencher as informações solicitadas: nome do plano, comercialização, tipo de contrato, cobertura e abrangência. Já na aba “Por Operadora” tenha em mãos o registro da ANS, a razão social, o CNPJ e o nome fantasia.
Basta clicar aqui e inserir os dados solicitados. O sistema irá gerar uma lista com as informações solicitadas, bem como sua comercialização, se está liberada, suspensa a pedido da Operadora do próprio convênio ou pela ANS. Ao clicar no link gerado pelo número de registro, você tem informações ainda mais completas, como a abrangência, se nacional e os municípios cobertos.
Outro modo de verificar as informações do seu plano é pelo aplicativo desenvolvido pela agência. A ANS lançou o ANS Móvel, um aplicativo que reúne todas as informações sobre coberturas, reajustes, dados cadastrais, entre outros, de um modo simples e intuitivo.
Disponível para Android, segundo o Guia disponibilizado pela autarquia, e está disponível de modo gratuito e sem qualquer custo posterior.
Basta baixar o aplicativo pelo Google Play Store ou na App Store e escolher o que deseja verificar: consultar a cobertura, operadoras ou reajustes. Além disso, você também pode buscar por procedimentos e seus critérios para utilizar o convênio. Por fim, o aplicativo tem o disque rápido da ANS e acesso ao portal da agência.
Como consultar se o meu plano está ativo com a operadora?
Agora, vamos falar do segundo ponto, isto é, se o seu plano de saúde está ativo do ponto de vista da operadora e pronto para utilização.
Em linhas gerais, neste momento sempre faz sentido você entrar em contato com a sua operadora através dos canais de atendimento, através de telefone, e-mail ou chat, para confirmar se o seu plano está ativo caso você tenha esta dúvida.
Uma dica valiosa é ter sempre a mão o aplicativo da sua operadora para rápida consulta. Aplicativos hoje são uma mão na roda, não podemos negar. Enquanto as abas do navegador se perdem, pelo aplicativo podemos ter acesso a todo momento e na palma da mão.
A informação sobre seu plano estar ativo ou não geralmente pode ser consultada rapidamente através dos aplicativos da sua operadora.
Caso você não consiga utilizar o seu plano, ele geralmente tem um desses três problemas: ele não está no seu período de vigência, você está no período de carência ou o seu plano foi cancelado. Vamos falar do primeiro ponto agora.
O que é vigência e o que ela tem a ver com a ativação do plano de saúde?
Um ponto importante ao qual você precisa estar atento em relação a ativação do seu plano: a data de vigência. Ou seja, a data de ativação do contrato do plano. Tem um post completo sobre isso aqui no blog da Sami, clicando no link abaixo.
Ele sinaliza quando começa a valer a oferta de serviço prestado para a operadora, bem como o fim dos serviços, sua data de validade. Portanto, para entender, também, o motivo do seu plano não estar ativo, é importante verificar a data de vigência.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Vigência de plano de saúde: o que é e no que você deve se atentar
Mas e a carência, preciso me preocupar com ela?
A carência também pode impedir a utilização do plano.
Vamos entender melhor: a data de vigência para alguns procedimentos começam a valer assim que o contrato é assinado, porém, para alguns outros, como uma cirurgia, existe um tempo determinado para usufruir do serviço, mesmo após a data de vigência.
Além disso, no caso de doenças ou lesões pré-existentes, aplica-se um período de Cobertura Parcial Temporária para atendimentos ligados a estas doenças.
Portanto, é importante entender esses dois conceitos que se relacionam para saber o motivo do seu plano não estar ativo, se for o caso. Veja abaixo diversos links que explicam mais sobre a carência do plano de saúde.
Descobri que meu plano foi cancelado, e agora?
A suspensão ou cancelamento de um plano de saúde pode acontecer por alguns motivos, mas o principal deles é por falta de pagamento por mais de 60 dias e fraude do consumidor. É importante ressaltar que não basta ser apenas 60 dias consecutivos, mas, sim, dentro do período de um ano. Por isso, evite atrasar o pagamento da sua fatura.
No entanto, outro ponto importante é que se seu pagamento atrasou e você não foi notificado no 50º dia de falta, a operadora ainda não pode cancelar seu plano.
Infelizmente, o motivo certo do seu plano ter sido cancelado ou suspenso não é avisado pelo aplicativo ou site da ANS. Será necessário entrar em contato com a sua operadora para entender o problema.
Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami
Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.
Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.
Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.
Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por mês por pessoa.
Índice
- 1 Como verificar se meu plano está ativo na ANS?
- 2 Como consultar se o meu plano está ativo com a operadora?
- 3 O que é vigência e o que ela tem a ver com a ativação do plano de saúde?
- 4 Mas e a carência, preciso me preocupar com ela?
- 5 Descobri que meu plano foi cancelado, e agora?
- 6 Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami