Início Plano de Saúde Consulta de plano na ANS: como fazer?

Consulta de plano na ANS: como fazer?

Autor

Data

Categoria

Informações verificadas em 02/08/2021.

Já passou horas folheando um guia para descobrir se seu plano tem uma cobertura específica ou, então, já ficou um tempo considerável esperando a atendente responder pelo telefone? É bem provável que venha à sua mente aquela musiquinha de espera enquanto fica pendurado no telefone aguardando. 

Procurar modos mais fáceis de conseguir localizar uma informação sem precisar recorrer a guias enormes tem sido um hábito comum, em qualquer área, seja uma rua, uma loja, produtos ou, claro, uma operadora de convênios. Por que não?

Para tornar mais rápida e fácil o acesso às informações de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprimorou os seus sistemas e disponibilizou a consulta às operadoras e planos específicos pelo seu portal, que agora está alocado no site do Ministério da Saúde.

Por lá, existem notícias sobre as últimas atualizações dos planos de saúde, um espaço para o consumidor, operadoras e prestadores de serviços de saúde, podcasts, boletins, tira-dúvidas e muito mais. 

Em 2009 foi criada a primeira versão do Guia de Planos de Saúde pela ANS. Ao completar 18 anos, em 2018, a agência reformou o guia e vem aperfeiçoando com o passar do tempo. É importante ressaltar que todos os dados informados são disponibilizados e atualizados diariamente. 

Com o guia, você tem o poder da decisão na palma da mão. Com todo acesso à informação que precisa, é possível pesquisar e selecionar um plano de saúde antes de fechar o contrato, por exemplo. Além disso, se já tiver feito a sua escolha, verificar o status do seu plano atual ou procurar um que atenda melhor o seu padrão. 

Você pode, ainda, de acordo com o portal oficial, saber sobre a portabilidade de carências, ou seja, mudar de plano sem cumprir novos prazos.  

O guia oferecido pela ANS disponibiliza relatórios para adesão ou contratação, como também para a portabilidade de carências, o famoso relatório de compatibilidade. Para facilitar ainda mais, o portal emite um número de protocolo ao final da pesquisa que pode ser consultado pela própria operadora. 

O passo a passo para consultar um plano de saúde

Interessados e beneficiários podem adquirir um plano de saúde e decidir apenas com as informações oficiais do site da ANS, ainda mais por ser a ferramenta mais completa. É possível identificar suas principais características e produtos existentes no mercado. Para começar, basta você ingressar no site oficial e clicar em “Espaço do Consumidor”.

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Lá, tem todas as informações necessárias e um vídeo que pode te ajudar a entender como funciona a plataforma, que pode ser acessado no Caminho do Consumidor. Mas vamos para o nosso objetivo: realizar a consulta de operadoras.

Para fazer a consulta é bem simples. Logo no início do site, mais abaixo, você encontra a aba destaques:

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

O site, como informado, está em migração. Portanto, ainda estão passando por algumas melhorias. Em “Guia ANS de Planos de Saúde”, existem três opções, mas a que nos interessa agora é a primeira: Pesquisas de planos de saúde. 

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Ao clicar, você irá reparar que eles pedem algumas informações suas, como a data de nascimento e o estado ou município que deseja verificar os convênios.

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Ao inserir suas informações e clicar em “próximo”, o sistema irá perguntar qual o seu objetivo: pesquisar por operadora ou por plano. Na primeira opção, é possível consultar por nome fantasia ou número do registro. 

Caso já saiba o nome da operadora que deseja, basta inserir o nome. Se quiser analisar mais de uma, sem problemas! O sistema permite até três operadoras. Basta selecionar a operadora encontrada e ir para a próxima página.

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

O guia irá informar toda a informação sobre a operadora pesquisada e, para saber informações ainda mais completas, como índices de qualidade, monitoramento de relacionamento, informações sobre status, endereço, telefone e se está aprovada pela ANS, você pode clicar em “detalhes da operadora” e imprimir o resultado.

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Abaixo, na mesma página das informações dos filtros, você pode especificar o tipo de plano que você deseja, como: individual, coletivo por adesão ou empresarial, coberturas, abrangência geográfica, tipo de acomodação, preço que deseja investir, entre outros. 

Uma dica para quando não souber sobre um tópico, é entender sobre ele passando o mouse no ícone de interrogação, como abaixo:

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Nesta mesma página, selecione o que deseja em um plano. Caso tenha buscado mais de um, ele dará um comparativo entre eles. Já na página de resultados, ele dá acesso aos planos existentes com as opções que ativou e suas comparações. Basta selecionar até três das opções que mais gostou. 

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Assim aparecerão os resultados, seja ele apenas um ou uma lista:

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Informações como preço, tipo de acomodação, abrangência… Tudo especificado. Caso não tenha gostado de nenhuma das opções, basta refazer o filtro. 

Ao comparar cada plano, você terá uma lista de informações completas para verificar qual atende melhor a sua expectativa, bem como o que cabe no seu bolso. Veja o exemplo:

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Gostou de algum e deseja prosseguir com o plano? Basta selecionar o desejado e preencher os campos solicitados com suas informações. Assim, você confirma sua intenção de adesão ou contratação do plano. Não esqueça de gerar o relatório!

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.

Dicas importantes: 

  • Forneça um e-mail que você tenha acesso com facilidade e frequência. Este será o e-mail que a agência enviará, automaticamente, o protocolo e o relatório feito; 
  • A ANS não fará a mediação entre o consumidor e a operadora;
  • A geração do protocolo não é uma contratação ou garantia. Ela é apenas um guia. Você precisará entrar em contato com a operadora e informar o protocolo para ela ter acesso ao que deseja. 

É importante ressaltar que a pesquisa é válida para apenas cinco dias. Ou seja, caso tenha feito o relatório, mas só entrar em contato com a operadora daqui a um mês, o relatório não é mais válido. Preços e informações são atualizados constantemente, por isso o prazo é curto. Para garantir os benefícios e valores informados, não postergue a sua contratação. 

Ao final da consulta, o número de protocolo será gerado e pronto! Você atingiu seu objetivo.

Imagem do passo-a-passo de como consultar plano pelo site da ANS.
Exemplo de número de protocolo.

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justofeito na medida para facilitar sua vida.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×