Início Plano de Saúde É possível contratar plano de saúde no débito automático?

É possível contratar plano de saúde no débito automático?

Autor

Data

Categoria

Já recebeu alguma notificação do seu banco pedindo para cadastrar o pagamento pelo débito automático? Esse serviço é oferecido pela maioria dos bancos para evitar filas em caixas e atraso no pagamento de contas. É um processo simples, automatizado e que não nos traz dor de cabeça.

Contas de luz, água, telefone, faturas, entre outras podem ser descontadas automaticamente todo mês direto da sua conta-corrente. Como, na maioria das vezes, estamos com pressa, parar e perder tempo para pagar várias contas mês a mês talvez não seja uma alternativa tão boa, já que temos um processo disponível e que faz tudo por nós.

Assim como as contas cotidianas que estamos acostumados a pagar mensalmente, por que não incluir a conta do plano de saúde na mesma forma de pagamento? Afinal, atrasar uma parcela pode gerar problemas que atrapalham nosso bem-estar e qualidade de vida. Imagina, chegar ao hospital e não poder ser atendido porque esqueceu de pagar a mensalidade do plano de saúde, mesmo tendo dinheiro?

Para não se preocupar com situações como essas, que podem ser evitadas, saiba que é possível contratar plano de saúde no débito automático. Veja os tópicos que vamos abordar abaixo:

  1. Como funciona o débito automático?
  2. O que acontece se eu não tiver saldo suficiente para debitar?
  3. Por que pagar o plano de saúde no débito automático?
  4. Como colocar o plano de saúde em débito automático?
  5. O que levar em conta ao contratar um plano de saúde?
  6. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami

Como funciona o débito automático?

Sendo titular da sua conta, é bem simples a autorização do débito automático. Em bancos totalmente virtuais essas funcionalidades são encontradas no próprio aplicativo. No entanto, há bancos que solicitam ir até à agência e cadastrar a função.

Para que o serviço funcione corretamente, é importante sempre manter o dinheiro na conta. Uma dica é colocar o vencimento das faturas próximo à data de pagamento mensal do seu trabalho. Além disso, tenha sempre em mãos o extrato de lançamentos futuros para não deixar de ter o controle sobre o seu dinheiro de saída.

Algumas contas ainda chegam como cartas enviadas pelo Correios, por isso, tenha em mente as que solicitou o pagamento por débito automático para não acabar pagando a mesma fatura mais de uma vez.

Em contas com opções de cheque especial, a atenção precisa ser redobrada. Ao não ter dinheiro suficiente para pagar a conta do débito automático, o banco pode descontar diretamente do seu cheque especial, deixando sua conta no negativo, o que pode acarretar juros.

O segredo para aderir a essa funcionalidade simples e prática sem dores de cabeça é apenas um: organização.

O que acontece se eu não tiver saldo suficiente para debitar?

Caso você não tenha saldo suficiente na conta quando o vencimento de sua fatura, como a do plano de saúde, chegar, a conta ficará pendente. O banco não vai arcar e nem se responsabilizar pelo valor. É como deixar de pagar uma conta que não esteja em débito automático, poderá ter juros ou ter o seu serviço cancelado.

Para evitar problemas assim, tenha sempre em mãos os lançamentos futuros e procure no seu banco a opção de cancelar ou suspender a função automática.

É importante ressaltar que, por mais que seja uma funcionalidade que só traga benefícios, os bancos não podem obrigar os clientes a usarem o débito automático, por desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor, bem como ser prática abusiva pelo Procon.

Por que pagar o plano de saúde no débito automático?

Muitas operadoras estão oferecendo essa função para facilitar a vida de seus clientes e evitar transtornos de atrasos e filas. Entre em contato com o seu plano de saúde e verifique se é possível transferir o pagamento para o débito em conta.

Nos dias atuais em que enfrentamos uma pandemia causada pela Covid-19, sair de casa já não é uma boa opção, ainda mais aglomerar desnecessariamente em filas para pagar a conta que chegou pelos correios. Por isso, uma das vantagens em pagar o plano de saúde pelo débito automático é a praticidade.

Outra grande vantagem, levando ou não em conta os problemas causados pela pandemia, é enfrentar hospitais e não poder usar o benefício de ter uma melhor qualidade para cuidar da saúde por ter deixado de pagar a conta do convênio. Esquecimentos são comuns e podem ser evitados, trazendo segurança e conforto para você e sua família.

Além disso, outra vantagem do débito automático é correr dos juros. Toda conta atrasada gera juros altos e multas por atraso por cada dia que passa sem o pagamento. Evite estresse e economize pagando apenas pelo serviço que vai usufruir.

Use o tempo que tirava para pagar suas contas para ter mais qualidade de vida. Estresse e falta de tempo podem gerar ansiedade. E, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em primeiro lugar do mundo com pessoas que apresentam transtornos de ansiedade. Já que podemos evitar, por que não?

Como colocar o plano de saúde em débito automático?

Agora que você já sabe os benefícios e vantagens de ter a conta do plano de saúde no débito automático, deve estar se perguntando: e como eu faço isso?

Se o seu banco já possui um aplicativo que te permita fazer tudo por ele, é bem simples. Basta procurar a opção de débito automático e solicitar o pagamento pelo boleto do plano de saúde. Caso você precise ir à uma agência, vá com o boleto da operadora em mãos e solicite ao gerente a inclusão do débito em conta.

O que levar em conta ao contratar um plano de saúde?

Assim como o débito automático se torna um dos fatores primordiais para contratar um serviço para algumas pessoas, existem outras considerações que devemos levar em conta ao contratar um plano de saúde.

Basicamente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define cinco tipos de cobertura, sendo elas: ambulatorial, obstetrícia, hospitalar, referência e odontológico. Você consegue saber mais sobre elas aqui.

Para escolher o seu plano de saúde, você precisa levar em conta seu estilo de vida. Você viaja muito e acha que precisará de uma cobertura nacional? Ou é mais caseiro e os hospitais por perto te atendem bem? Pretende ter filhos? Algumas perguntas são cruciais na hora de definir o seu estilo pessoal e de seus dependentes, se tiver.

Outro ponto que você precisa levar em consideração é a carência. A ANS exige o cumprimento de alguns prazos antes de determinados procedimentos. Por exemplo: para casos de urgência ou emergência, a carência é de 24 horas, já para partos e demais atendimentos, o período pode se estender de 180 a 300 dias.

Sobre os reajustes, a ANS regula dois tipos para planos individuais e familiares, sendo: por idade ou anual. Já os coletivos são regulados por faixa etária e uso do serviço. Tenha em mãos a base de cálculo familiar que você gasta por mês para entender o quanto pode ser investido em uma saúde de qualidade.

É preciso entender, ainda, que quanto mais serviços o seu plano de saúde oferecer, bem como maior rede credenciada, mais caro o plano se torna. Existe uma lista de consultas, exames e tratamentos exigidos pela ANS, chamada de Rol de Procedimentos. Todo plano é obrigado a fornecer o Rol definido pela agência, seguindo, é claro, cada tipo de plano.

Portanto, tenha em mãos o que deseja para você e sua família e entenda as suas necessidades. Não deixe de pesquisar e se informar nas próprias operadoras e fique sempre atento às suas opções. Tenha como base o site oficial da ANS, que agora está alocado dentro do site do Ministério da Saúde. 

Imagem de homem e mulher andando de bicicletas juntos, representando o conceito de saúde no texto sobre como escolher o melhor plano de saúde, presente no blog da Sami

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como escolher o melhor plano de saúde?

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo. Atualmente nossas formas de pagamento são boleto bancário e cartão de crédito.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×