Início Artigos Vitiligo tem cura? Saiba tudo sobre a doença

Vitiligo tem cura? Saiba tudo sobre a doença

Autor

Data

Categoria

Você sabia que o Dia Mundial do Vitiligo é celebrado em 25 de junho? De acordo com a Biblioteca Nacional em Saúde do Ministério da Saúde, em 2023, será o 13º ano em que essa data é comemorada. O objetivo é incentivar a população sobre a igualdade com pessoas que têm vitiligo, a fim de combater o preconceito que elas sofrem.

Além de não ser contagioso, o vitiligo não causa problemas físicos. Porém, as lesões podem prejudicar a autoestima e a qualidade de vida da pessoa. O Dia Mundial do Vitiligo também tem o intuito de alertar sobre a necessidade do acompanhamento e tratamento adequado da doença, que é caracterizada pelo surgimento de manchas claras com tamanhos variados na pele. 

As causas dessa condição ainda não foram estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais são fatores que desencadeiam ou agravam a doença. Quer entender melhor o que é vitiligo e quais são os sintomas e tratamentos da doença? Confira mais detalhes a seguir!

  1. O que é vitiligo?
  2. Quais são os sintomas do vitiligo?
  3. Diagnóstico para vitiligo
  4. Vitiligo tem cura?
  5. Como tratar vitiligo? 

O que é vitiligo?

Vitiligo é uma doença cutânea, ou seja, surge em toda a extensão da pele. É um diagnóstico que causa a perda gradativa da pigmentação do órgão, favorecendo o surgimento de manchas em qualquer região do corpo, até mesmo o interior da boca e dos olhos.

Os fatores que desencadeiam o vitiligo ainda não são conhecidos. No entanto, o que se sabe é que a doença acontece quando as células responsáveis pela formação de melanina morrem ou deixam de ser produzidas pelo organismo. Vale lembrar que a melanina é um pigmento de coloração marrom-escura que garante a cor da pele, olhos e cabelos.

Quais são os sintomas do vitiligo?

Você já sabe que o principal sintoma do vitiligo é a perda da pigmentação da pele, bem como manchas claras pelo corpo. Entretanto, a doença traz outros sinais, como: 

  • Perda da cor nos tecidos internos da boca e nariz;
  • Perda da pigmentação da sobrancelha, cilios, barba ou cilios;
  • Manchas na região das axilas, órgãos genitais e umbigo;
  • Alteração na cor da camada interna do globo ocular. 

Além disso, o vitiligo pode variar de intensidade, ou seja, as manchas podem surgir pelo corpo todo ou somente em uma parte – nesse caso, caracterizada como vitiligo focal. Geralmente é difícil prever se a doença vai progredir ou não. Porém, uma vez perdido a cor da pele, é difícil que ela volte à cor que tinha antes.

Diagnóstico para vitiligo

Na maioria dos casos, o diagnóstico de vitiligo é feito em três etapas. Conheça quais são:

  • Análise do histórico médico e exame físico: o primeiro passo que o profissional dá é fazer perguntas para entender o histórico médico e familiar, depois, acontece o exame físico, onde há o descarte de outras possíveis causas, como dermatite atópica.
  • Biopsia: a biopsia cutânea ajuda na detectação da doença, porém só é necessária quando há dúvidas no exame físico.
  • Exames: também podem ser solicitados pelo time de saúde, como, por exemplo, exame de sangue, quando é preciso procurar condições autoimunes subjacentes, como a anemia.

Vitiligo tem cura?

O vitiligo não tem cura. Os tratamentos evitam que a doença se agrave, auxiliando também na recuperação da pigmentação de algumas áreas da pele. Entretanto, a melhora da condição não depende somente do método terapêutico, mas sim da reação do organismo.  

Como tratar vitiligo?

Embora não tenha cura, a doença não apresenta risco para a vida do paciente. 

O tratamento de vitiligo varia de acordo com o quadro clínico do paciente, podendo envolver fotoproteção extra das áreas afetadas, medicamentos, terapias alternativas e até mesmo cirurgia. Mas uma coisa é certa: pessoas com vitiligo precisam ter um cuidado extra para se proteger do sol. Isso porque a pele com vitiligo tem mais chances de sofrer queimaduras solares. 

Sendo assim, o segredo é apostar em protetores solares específicos e roupas térmicas (principalmente ao ir a praia ou qualquer outra atividade ao ar livre com exposição solar direta). Manter um estilo de vida saudável também é fundamental para tratar e controlar a doença. 

Para isso, beba bastante água, tenha uma alimentação saudável, pratique atividade física e cuide bem da sua saúde mental. Como falamos anteriormente, o vitiligo pode ser desencadeado por fatores emocionais – nesse contexto, manter a mente saudável e livre de estresse é o melhor caminho para prevenir a progressão da doença.

O cuidado com a saúde mental também ajuda a tratar questões com a autoestima, que podem ser gatilho para surgimento de problemas psicológicos, como a depressão

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×