Início Artigos Saúde mental: como cuidar e sintomas de que é preciso ajudar

Saúde mental: como cuidar e sintomas de que é preciso ajudar

Autor

Data

Categoria

Desde 1992, o dia 10 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Saúde Mental. A cada ano, este dia nos lembra da necessidade de cuidar desta parte da nossa saúde que ainda é tão negligenciada. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de transtorno mental. Os dados são ainda mais alarmantes quando o foco é o suicídio: ainda de acordo com a OMS, uma pessoa morre a cada 40 segundos.

  1. Qual a importância do Dia Mundial da Saúde?
  2. O que é saúde mental?
  3. Saúde mental no trabalho: como lidar?
  4. A importância da saúde mental
  5. Como cuidar da saúde mental?

Qual a importância do Dia Mundial da Saúde?

Parece ser uma data comum, mas o dia 10 de outubro marca um movimento importante na saúde. Conforme um artigo publicado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil possui mais de 12 milhões de pessoas com depressão.

E olha como os dados são contraditórios: enquanto a OMS considera a saúde mental como prioridade, a área é uma das mais negligenciadas no sistema de saúde pública mundial. 

É bem provável que você conheça alguém que nunca achou necessário buscar auxílio com um terapeuta, por exemplo, mas os exames de sangue estão em dia. Muitos visitam regularmente um cardiologista, mas esquecem que a saúde mental também dita (e muito) a nossa condição física.

Infelizmente, ainda existe muito tabu em relação à saúde mental. Alguns têm vergonha de admitir que precisam de um auxílio médico de um psiquiatra, outros de pedir ajuda à família por achar que serão apontados como fracos.

Para se ter uma ideia, muitos apontam o mal-estar físico a elementos externos ou outras condições de saúde. Não é incomum a chegada em pronto-socorro de pacientes que parecem estar infartando, mas é crise de ansiedade.

A OMS, inclusive, explica a importância de estar alerto aos sintomas que antecedem um problema mais grave, como o suicídio: alterações de sono, indisposição, apatia, dificuldade de interagir e preferência por isolamento.

Assim como o Setembro Amarelo, de foco na prevenção ao suicídio, o dia 10 de outubro serve como um lembrete para a importância dos cuidados à saúde mental. Não só no dia 10, mas em todo mês de outubro são abordados temas relacionados à medicação, saúde mental, psicoterapia e autoconhecimento.

O que é saúde mental?

De acordo com a Secretaria de Saúde, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à maneira como ela reage às situações na vida e como harmoniza suas ideias, ambições, capacidades e emoções.

Uma saúde mental equilibrada vai além da ausência de uma doença mental. Consiste em lidar com os problemas da vida sem desmoronar, mas sentindo e validando as emoções que são naturais ao ser humano.

Sentimentos de tristeza, medo, ansiedade são naturais e necessários, assim como a alegria e felicidade. 

Por isso, ter saúde mental não é só não se sentir triste ou não ter medo, mas estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as mudanças da vida, saber lidar com as emoções, mesmo que desagradáveis, e reconhecer os seus limites, bem como conseguir buscar ajuda quando necessário.

Saúde mental no trabalho: como lidar?

Para muitos, saúde mental e trabalho são antagonistas, não conversam entre si. Mas, de verdade, a lógica não é essa. Quando equilibrado, o trabalho é fonte de manutenção de autoestima e saúde.

O trabalho não precisa ser sinônimo do seu estresse. Em contrapartida, de acordo com o levantamento realizado pela plataforma digital voltada para a saúde mental, Vittude, 37% das pessoas sofrem com problemas severos de estresse.

Pelos números, vimos que é fundamental abordarmos sobre a saúde mental em todas as áreas da vida. Então, por que não no trabalho? De acordo com pesquisas, 49% dos brasileiros já tiveram crises de ansiedade decorrentes do trabalho.

A falta da saúde mental no ambiente corporativo acarreta muitos problemas no desempenho e equilíbrio emocional do empregado, como: desânimo na carreira, burnout, que é a síndrome do esgotamento profissional, absenteísmo, presenteísmo e muitas outras complicações.

Saiba mais sobre saúde mental no trabalho: https://blog.samisaude.com.br/janeiro-branco-precisamos-falar-de-saude-mental/

A importância da saúde mental

Como vimos, é fundamental estarmos atentos à nossa saúde mental, tanto na vida pessoal como no trabalho. Seu desequilíbrio pode causar:

  •  Sensação constante de mal-estar;
  •  Estresse;
  •  Cansaço físico e emocional;
  •  Atrasos;
  •  Depressão e ansiedade;
  • Desemprego;
  • Conflitos;
  •  Falta de autoconhecimento.

A desestabilização da saúde mental causa sofrimento para o indivíduo e, uma vez que não busque ajuda, pode levar à morte. Não é à toa que a depressão é considerada o “mal do século 21” e os índices de suicídios não são baixos.

É sempre importante repetir a necessidade de procurar ajuda no campo da saúde mental mesmo sem problema aparente. Sabe aquele estresse constante que você liga a agentes externos? Talvez seja a hora de procurar um pouco mais a fundo a sua causa e, assim, tratá-lo.

Como cuidar da saúde mental?

Com algumas medidas simples, é possível minimizar o problema e prevenir situações mais graves futuras. Colocar você como prioridade e dar a mesma importância a um problema emocional como dá a um problema cardíaco, por exemplo, pode salvar a sua vida.

Encontre pessoas que compreendam e te ajudem a lidar com situações, sem críticas. Busque uma rede de apoio e deixe de lado a vergonha. Além disso, estabeleça limites, mesmo quando eles forem difíceis de serem impostos, como: no trabalho, uma relação abusiva com um chefe, relacionamento conturbado, amizades tóxicas, entre outros.

Busque ajuda profissional. Caso você tenha medo de tomar medicações psiquiátricas, que muitos ainda têm preconceito, procure entender com um profissional sua importância. Mas saiba: não é porque você procurou um médico, que vai sair da consulta com uma receita controlada. Vá sem medo e faça isso por você!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×