Início Empresa O impacto de um bom plano de saúde na experiência do colaborador

O impacto de um bom plano de saúde na experiência do colaborador

Autor

Data

Categoria

Como você deve imaginar, a experiência do colaborador com a sua empresa impacta diretamente na produção da sua demanda. Logo, no seu crescimento.

Experiências positivas promovem uma boa interação entre as equipes e um bem-estar geral. Enquanto as negativas podem ser as origens de presenteísmo, alta rotatividade e baixa produção.

Portanto, profissionais de recursos humanos, gestores e empreendedores que se preocupam com a experiência do seu empregado sabem da importância de oferecer benefícios e promover a qualidade de vida do trabalhador dentro e fora da organização.

Somando-se a isso, a experiência do colaborador, ou employee experience, é uma experiência completa, que acontece desde a entrevista. A animação ao entrar na empresa e contribuir para novos projetos é essencial para motivar a equipe, bem como manter esse entusiasmo com benefícios e plano de carreira.

Neste artigo você vai entender:

  1. Como a escolha do melhor plano de saúde impacta na experiência do colaborador?
  2. Por que se preocupar com a escolha de um bom plano de saúde?
  3. Como escolher um bom plano de saúde?
Plano de saúde é o 3º maior objeto de desejo do brasileiro, e 88% dos entrevistados enxergam maior valor em empresas que ofereciam um bom plano de saúde.

Como a escolha do melhor plano de saúde impacta na experiência do colaborador?

Não precisamos ir muito longe para entender a importância de um bom plano de saúde. Durante a pandemia do coronavírus, ficou nítida a importância de promover a saúde e prevenir doenças para o nosso bem-estar.

Mesmo com hospitais lotados, quem possuía um bom plano de saúde conseguiu usufruir de uma melhor estrutura do sistema, se comparada à experiência dos que precisaram enfrentar longas filas no Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos.

Antes mesmo da pandemia, a desejabilidade de um plano de saúde era alta: pesquisa IESS/Ibope Contar realizada em 2019 apontou que contar com um plano de saúde é o 3° maior desejo de consumo do brasileiro, atrás apenas de educação e da casa própria. No mesmo ano, pesquisa da National Business Group on Health (NBGH) mostrou que mais da metade dos empregadores pretendiam investir na expansão de benefícios médicos, visando reter e atrair novos talentos para a empresa.

A dor do reajuste nos planos de saúde empresariais: como enfrentar?

Como um plano com atenção primária pode ajudar nos objetivos do seu negócio

Depois do período do aumento de casos da Covid-19, de acordo com a pesquisa feita pela Fractl, houve um aumento considerável na necessidade dos entrevistados e já empregados de um bom plano de saúde. Cerca de 88% dos entrevistados passaram a enxergar maior valor em empresas que ofereciam um bom plano de saúde.

Além de planos de saúde, a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores precisa estar entre as pautas primordiais na sua empresa. Dados apontam que, em 2022, entre a lista de tendências de benefícios para os colaboradores está a promoção da saúde, com descontos em academias, centros de fisioterapia, terapia e yoga.

Por que se preocupar com a escolha de um bom plano de saúde?

Além das justificativas abordadas acima sobre a desejabilidade de um plano de saúde pelos seus funcionários, é importante entender que a empresa também sai ganhando ao fornecer uma boa assistência à saúde, como por exemplo:

Um diferencial competitivo

Prender-se apenas aos benefícios obrigatórios previstos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) não traz um diferencial a sua empresa. E isso acarreta na dificuldade em reter e atrair talentos.

Em uma entrevista, nunca se esqueça que a sua empresa também é, de certa forma, uma candidata: está também sendo avaliada pelo recruta. Dependendo dos benefícios que a organização possa oferecer, um talento pode optar por recusar a oferta. Perder bons funcionários não é nada bom, não é mesmo?

O ano de 2022, bem como a nova geração, trouxe novas tendências de mercado. Com isso, a necessidade de mudar a estratégia ao buscar novos talentos também precisa ser repensada. Qual o seu diferencial?

Experiência do colaborador e o bem-estar do seu funcionário

Para alguns, pode parecer bobeira. No entanto, profissionais atualizados com as mudanças do mercado sabem da importância de promover o bem-estar do time na estratégia de experiência do colaborador.

Afinal, eles são a alma do seu negócio. Colaboradores maltratados tratam mal os seus clientes e fazem um trabalho mediano ou ruim.

Sua organização precisa zelar pelo bem-estar físico e mental dos seus colaboradores, bem como, pela lei, oferecer segurança para exercer suas funções.

A redução do absenteísmo e presenteísmo

Funcionários desmotivados faltam mais e se dedicam menos (absenteísmo); ou, embora presentes, estão mentalmente longe e não têm a produtividade esperada (presenteísmo). De acordo com a empresa americana de pesquisa de opinião Gallup, 67% dos colaboradores não se sentem engajados com os processos da equipe.

Para piorar a situação, segundo a consultoria de gestão Bain & Company, um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo se comparados aqueles que estão inspirados. Na prática, isso resulta em um baixo crescimento, alta rotatividade e pouca produção.

A falta de um bom plano de saúde pode impactar o turnover?

Turnover por falta de benefícios: qual o impacto disso para a empresa?

A prevenção de doenças

Aquele ditado que diz que “prevenir é melhor do que remediar” não existe à toa. Ninguém quer ficar doente, mas, para isso, é preciso ser realista: cuidar da saúde é fundamental.

Prevenir doenças que são comuns aos funcionários pode evitar grandes dores de cabeça, por exemplo: doenças causadas pelo estresse, como ansiedade e depressão; doenças causadas pelo esforço repetitivo, como tendinite; ou doenças causadas por má postura, como dores crônicas na coluna.

O importante é não esperar que o seu colaborador adoeça, mas sim focar na promoção e prevenção da sua saúde.

Como escolher um bom plano de saúde?

A escolha do plano de saúde para a sua empresa precisa ser uma questão bem pensada. Além disso, é importante atender alguns pontos: oferecer atenção primária, telemedicina, preocupação com a saúde mental, promoção da saúde e, claro, baixo custo.

Com tantos pontos, parece difícil encontrar um plano que atenda a todas as questões, mas a verdade é que não é.

Na Sami, seu funcionário será atendido por uma equipe própria, formada por um médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem que o acompanharão por toda a vida, priorizando a atenção primária. Com o histórico do seu paciente em todas as consultas, o time de saúde avaliará o melhor meio de cuidar do problema, dando atenção ao paciente e não à doença.

Além disso, seu funcionário terá acesso à toda infraestrutura necessária para o atendimento na palma da mão, por meio da telemedicina. Ele não precisará se deslocar da sua casa em um momento frágil para ter acesso a um bom atendimento. Com poucos toques, terá uma equipe pronta para atendê-lo.

Sabendo da importância da promoção da saúde, a Sami também oferece a rede de hábitos saudáveis, com os benefícios do Gympass para acessos a academias, exercícios de meditação, terapias e muito mais.

Faça sua cotação!

e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça as 10 doenças respiratórias mais comuns no inverno

Tempo seco, maior tempo de permanência em lugares fechados e redução da ventilação dos ambientes – principalmente para evitar os ventos fortes...

O impacto de um bom plano de saúde na experiência do colaborador

Como você deve imaginar, a experiência do colaborador com a sua empresa impacta diretamente na produção da sua demanda. Logo, no seu...

Bronquite, sinusite e rinite: tudo sobre as “ites” do inverno

Bronquite, sinusite e rinite: essas doenças provocam inflamações em diferentes partes do sistema respiratório e podem ser causadas por vírus, bactérias ou alergias.

Gripe e resfriado: descubra a diferença entre os dois

Apesar de as duas doenças afetarem o sistema respiratório e terem forte incidência no inverno, elas possuem sintomas com intensidades diferentes. Você...

Hipertensão: as causas e consequências da pressão alta

Já pensou que, neste exato momento, o seu organismo pode estar sendo prejudicado por uma doença silenciosa? No mundo todo, cerca de...
e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero
×