Início Empresa O impacto de um bom plano de saúde na experiência do colaborador

O impacto de um bom plano de saúde na experiência do colaborador

Autor

Data

Categoria

Como você deve imaginar, a experiência do colaborador com a sua empresa impacta diretamente na produção da sua demanda. Logo, no seu crescimento.

Experiências positivas promovem uma boa interação entre as equipes e um bem-estar geral. Enquanto as negativas podem ser as origens de presenteísmo, alta rotatividade e baixa produção.

Portanto, profissionais de recursos humanos, gestores e empreendedores que se preocupam com a experiência do seu empregado sabem da importância de oferecer benefícios e promover a qualidade de vida do trabalhador dentro e fora da organização.

Somando-se a isso, a experiência do colaborador, ou employee experience, é uma experiência completa, que acontece desde a entrevista. A animação ao entrar na empresa e contribuir para novos projetos é essencial para motivar a equipe, bem como manter esse entusiasmo com benefícios e plano de carreira.

Neste artigo você vai entender:

  1. Como a escolha do melhor plano de saúde impacta na experiência do colaborador?
  2. Por que se preocupar com a escolha de um bom plano de saúde?
  3. Como escolher um bom plano de saúde?
Plano de saúde é o 3º maior objeto de desejo do brasileiro, e 88% dos entrevistados enxergam maior valor em empresas que ofereciam um bom plano de saúde.

Como a escolha do melhor plano de saúde impacta na experiência do colaborador?

Não precisamos ir muito longe para entender a importância de um bom plano de saúde. Durante a pandemia do coronavírus, ficou nítida a importância de promover a saúde e prevenir doenças para o nosso bem-estar.

Mesmo com hospitais lotados, quem possuía um bom plano de saúde conseguiu usufruir de uma melhor estrutura do sistema, se comparada à experiência dos que precisaram enfrentar longas filas no Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos.

Antes mesmo da pandemia, a desejabilidade de um plano de saúde era alta: pesquisa IESS/Ibope Contar realizada em 2019 apontou que contar com um plano de saúde é o 3° maior desejo de consumo do brasileiro, atrás apenas de educação e da casa própria. No mesmo ano, pesquisa da National Business Group on Health (NBGH) mostrou que mais da metade dos empregadores pretendiam investir na expansão de benefícios médicos, visando reter e atrair novos talentos para a empresa.

A dor do reajuste nos planos de saúde empresariais: como enfrentar?

Como um plano com atenção primária pode ajudar nos objetivos do seu negócio

Depois do período do aumento de casos da Covid-19, de acordo com a pesquisa feita pela Fractl, houve um aumento considerável na necessidade dos entrevistados e já empregados de um bom plano de saúde. Cerca de 88% dos entrevistados passaram a enxergar maior valor em empresas que ofereciam um bom plano de saúde.

Além de planos de saúde, a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores precisa estar entre as pautas primordiais na sua empresa. Dados apontam que, em 2022, entre a lista de tendências de benefícios para os colaboradores está a promoção da saúde, com descontos em academias, centros de fisioterapia, terapia e yoga.

Por que se preocupar com a escolha de um bom plano de saúde?

Além das justificativas abordadas acima sobre a desejabilidade de um plano de saúde pelos seus funcionários, é importante entender que a empresa também sai ganhando ao fornecer uma boa assistência à saúde, como por exemplo:

Um diferencial competitivo

Prender-se apenas aos benefícios obrigatórios previstos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) não traz um diferencial a sua empresa. E isso acarreta na dificuldade em reter e atrair talentos.

Em uma entrevista, nunca se esqueça que a sua empresa também é, de certa forma, uma candidata: está também sendo avaliada pelo recruta. Dependendo dos benefícios que a organização possa oferecer, um talento pode optar por recusar a oferta. Perder bons funcionários não é nada bom, não é mesmo?

O ano de 2022, bem como a nova geração, trouxe novas tendências de mercado. Com isso, a necessidade de mudar a estratégia ao buscar novos talentos também precisa ser repensada. Qual o seu diferencial?

Experiência do colaborador e o bem-estar do seu funcionário

Para alguns, pode parecer bobeira. No entanto, profissionais atualizados com as mudanças do mercado sabem da importância de promover o bem-estar do time na estratégia de experiência do colaborador.

Afinal, eles são a alma do seu negócio. Colaboradores maltratados tratam mal os seus clientes e fazem um trabalho mediano ou ruim.

Sua organização precisa zelar pelo bem-estar físico e mental dos seus colaboradores, bem como, pela lei, oferecer segurança para exercer suas funções.

A redução do absenteísmo e presenteísmo

Funcionários desmotivados faltam mais e se dedicam menos (absenteísmo); ou, embora presentes, estão mentalmente longe e não têm a produtividade esperada (presenteísmo). De acordo com a empresa americana de pesquisa de opinião Gallup, 67% dos colaboradores não se sentem engajados com os processos da equipe.

Para piorar a situação, segundo a consultoria de gestão Bain & Company, um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo se comparados aqueles que estão inspirados. Na prática, isso resulta em um baixo crescimento, alta rotatividade e pouca produção.

A falta de um bom plano de saúde pode impactar o turnover?

Turnover por falta de benefícios: qual o impacto disso para a empresa?

A prevenção de doenças

Aquele ditado que diz que “prevenir é melhor do que remediar” não existe à toa. Ninguém quer ficar doente, mas, para isso, é preciso ser realista: cuidar da saúde é fundamental.

Prevenir doenças que são comuns aos funcionários pode evitar grandes dores de cabeça, por exemplo: doenças causadas pelo estresse, como ansiedade e depressão; doenças causadas pelo esforço repetitivo, como tendinite; ou doenças causadas por má postura, como dores crônicas na coluna.

O importante é não esperar que o seu colaborador adoeça, mas sim focar na promoção e prevenção da sua saúde.

Como escolher um bom plano de saúde?

A escolha do plano de saúde para a sua empresa precisa ser uma questão bem pensada. Além disso, é importante atender alguns pontos: oferecer atenção primária, telemedicina, preocupação com a saúde mental, promoção da saúde e, claro, baixo custo.

Com tantos pontos, parece difícil encontrar um plano que atenda a todas as questões, mas a verdade é que não é.

Na Sami, seu funcionário será atendido por uma equipe própria, formada por um médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem que o acompanharão por toda a vida, priorizando a atenção primária. Com o histórico do seu paciente em todas as consultas, o time de saúde avaliará o melhor meio de cuidar do problema, dando atenção ao paciente e não à doença.

Além disso, seu funcionário terá acesso à toda infraestrutura necessária para o atendimento na palma da mão, por meio da telemedicina. Ele não precisará se deslocar da sua casa em um momento frágil para ter acesso a um bom atendimento. Com poucos toques, terá uma equipe pronta para atendê-lo.

Sabendo da importância da promoção da saúde, a Sami também oferece a rede de hábitos saudáveis, com os benefícios do Gympass para acessos a academias, exercícios de meditação, terapias e muito mais.

Faça sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.

O que é ambidestria organizacional e quais são os benefícios

A ambidestria organizacional é uma abordagem que tem como objetivo equilibrar-se em dois focos sem perder a eficiência de suas operações.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×