Início Plano de Saúde Turnover por falta de benefícios: qual o impacto disso para a empresa?

Turnover por falta de benefícios: qual o impacto disso para a empresa?

Autor

Data

Categoria

Um dos principais desafios de qualquer empresa é administrar as taxas de turnover, termo usado para se referir à rotatividade de funcionários na empresa. No Brasil, isso não é diferente: dados da consultoria americana Robert Half indicam que esse índice aumentou em 82% entre as empresas nacionais desde 2010 – mais que o dobro da média mundial, que ficou em 38%. 

Falta de reconhecimento e remuneração abaixo da média são alguns dos fatores que estão levando talentos a buscar novas oportunidades – reforçando a importância que benefícios para funcionários como o plano de saúde empresarial têm em reter e motivar esses profissionais.

Continue a leitura para entender melhor os impactos do turnover na empresa e como reverter esse cenário. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é turnover?
  2. Quais os principais fatores que levam ao turnover alto? 
  3. Qual o impacto do turnover elevado para a companhia?
  4. Como os benefícios para funcionários podem reduzir o turnover e aumentar a produtividade da empresa? 
  5. Como o RH pode oferecer benefícios, como plano de saúde, com custo controlado?
  6. Como a Sami pode ajudar você com benefícios para evitar o turnover na sua empresa?

O que é turnover?

“Turnover” é o termo usado para designar a taxa de rotatividade de funcionários dentro de um período, geralmente de um ano. Toda empresa tem um número de funcionários que sai da companhia e isso é considerado saudável até certo ponto. No entanto, quanto essa taxa fica alta demais, pode indicar problemas como má gestão e baixa motivação no time. 

Os principais tipos de turnover que existem são: 

  • Voluntário – quando o funcionário decide sair da empresa por conta própria.
  • Involuntário – relacionado às demissões, planejadas ou não, feitas pela empresa.
  • Funcional – aqui, o critério de demissão é a baixa performance do funcionário.
  • Disfuncional – quando a organização perde um funcionário de alto desempenho e boa avaliação.

Quais os principais fatores que levam ao turnover alto? 

A baixa motivação dos funcionários é o principal fator que leva talentos a buscarem novas oportunidades de carreira. Essa falta de estímulo geralmente está ligada à falta de reconhecimento da organização e/ou dos líderes (especialmente os diretos), evidenciando a importância de se implementar uma gestão comportamental efetiva nos negócios. Outros fatores que motivam o turnover, pois criam um sentimento de desvalorização entre os funcionários, são:

  • Falta de feedback;
  • Ambiente estressante;
  • Ausência de plano de carreira;
  • Baixa remuneração;
  • Falta de pacote de benefícios para funcionários.

Qual o impacto do turnover elevado para a companhia?

Uma alta rotatividade de funcionários em uma companhia interfere não apenas no processo produtivo como também na estrutura e estratégia de negócios da companhia. Como consequência, o impacto financeiro é bastante significativo. Além disso, é importante lembrar que uma alta rotatividade implica também na necessidade de investir em processos de contratação, que costumam demandar tempo e recursos financeiros. 

De modo geral, os principais impactos do turnover elevado são: 

  • Custos com demissão (especialmente quando não for voluntária);
  • Custos com novas admissões;
  • Gastos com novos treinamentos;
  • Redução de produtividade na equipe;
  • Diminuição de resultados.

Como os benefícios para funcionários podem reduzir o turnover e aumentar a produtividade da empresa? 

De acordo com as pesquisas, clima organizacional e reconhecimento são os principais fatores que atraem talentos ou que mantém esses profissionais engajados e satisfeitos dentro de uma companhia. 

Nesse sentido, remuneração e pacote de benefícios para funcionários são ferramentas importantes para mostrar essa valorização e, assim, reduzir o turnover e manter a alta performance dentro das empresas. É o que indica uma pesquisa da Catho, que afirma que no mercado atual mais de 40% dos profissionais valorizam e se dizem atraídos por um bom pacote de benefícios

Dentro do pacote de benefícios, um dos mais valorizados é o plano de saúde. O convênio é visto por grande parte dos trabalhadores como um item motivador e determinante na escolha de uma posição. 

Como o RH pode oferecer benefícios, como plano de saúde, com custo controlado?

Ao mesmo tempo em que é um fator de atração e retenção de talentos importante, o convênio médico também é um desafio para as companhias por seu valor elevado: é o segundo maior custo para as empresas, só perdendo para a folha de pagamento.

Nesse sentido, uma das formas que áreas de recursos humanos têm encontrado para conseguir equilibrar a necessidade de um bom benefício com os custos da empresa é aderir à modalidade dos planos de saúde com coparticipação, que vem atraindo cada vez mais companhias. Nessa modalidade, os custos do plano de saúde empresarial são divididos com o colaborador, mantendo uma boa qualidade e variada rede credenciada sem que o valor pese tanto no bolso de todos os envolvidos.  

Além disso, é importante que a empresa conheça o perfil de seus funcionários para analisar o tema de forma assertiva. Operadoras regionais, por exemplo, costumam ter um custo menor em comparação às nacionais e podem atender à demanda de forma satisfatória em determinados setores. 

Como a Sami pode ajudar você com benefícios para evitar o turnover na sua empresa?

Aqui na Sami, temos a missão de ajudar a sua empresa a oferecer um plano de saúde de qualidade por um preço mais acessível, colaborando para que todos os funcionários se mantenham motivados e satisfeitos – além de saudáveis e bem cuidados. 

Por isso, nossa política inclui fazer reajustes menores para que empreendedores consigam pagar pelo serviço sem perder nada no atendimento. Entre nossa rede credenciada temos hospitais, maternidades, laboratórios e clínicas de excelência, como Hospital 9 de Julho, BP – A Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha e laboratórios Labi, entre outros.

Além disso, oferecemos também nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que dá acesso ao Gympass grátis com academias, aplicativos de bem-estar e meditação, alimentação saudável, saúde mental e outros. 

Com a Sami, seus funcionários têm acesso à saúde de qualidade e a programas de prevenção e incentivo de bons hábitos. Tudo para que eles vivam com mais qualidade de vida e mantenham-se motivados em suas funções. 

Se interessou? Saiba mais o que a Sami pode oferecer para sua empresa e seus colaboradores.

Referências

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×