Início Saúde Meditação: O que é, tipos e benefícios

Meditação: O que é, tipos e benefícios

Autor

Data

Categoria

Compromissos. Trânsito. Trabalho. Barulho. Mensagens não lidas. E-mails para responder. Parece impossível encontrarmos um pouquinho de paz para organizar a mente diante de tanta informação. Se é desse respiro que a sua cabeça precisa, a meditação é uma boa ideia.

A busca por bem-estar e qualidade de vida é um processo constante. É impossível ser “zen” do dia para a noite, mas dá para começar a caminhar nessa trajetória. Clicar neste texto já é o primeiro passo 🙂 

Neste artigo você vai conhecer os tipos de meditação, os benefícios da meditação para a saúde física e mental e até dicas de como começar a meditar.  Vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é meditação?
  2. Quais os tipos de meditação?
  3. Meditação faz bem? Quais os benefícios da prática?
  4. Meditação ajuda no controle da ansiedade?
  5. Meditação ajuda a dormir melhor?
  6. Como começar a fazer meditação?

O que é meditação?

A meditação nada mais é do que um treino para vigiar os pensamentos. O que isso quer dizer? A mente está em movimento o tempo inteiro e, se não tomarmos cuidado, vai para bem longe e se distancia do presente. Daí surge o perigo clássico de nos concentrarmos nas preocupações com o futuro e nos arrependimentos com o passado.

Estar em estado meditativo permite que você foque no presente e nas sensações daquele exato momento, sem deixar que a mente divague para outras direções. É um treino constante e que exige disciplina.

E não é de hoje que o ser humano se deu conta de que precisa ter mais cuidado com a mente. A meditação é uma prática milenar, com origem em religiões como o budismo, o hinduísmo e até o cristianismo. Com o avanço científico, pesquisas têm comprovado os benefícios e a prática tem sido recomendada na busca por qualidade de vida e até no tratamento de doenças.

Quais os tipos de meditação?

Como a meditação tem raízes em muitas culturas, também existem muitos tipos de meditação que você pode testar, conforme sua rotina e preferências.

Mindfulness: a premissa é levar o estado meditativo para além daquela pose tradicional, sentado e de olhos fechados. A ideia do mindfulness é estar com a atenção plena – sem distrações ou pensamentos paralelos – em qualquer atividade do dia a dia, como ao focar no caminho para o trabalho ou preparar o jantar.

Meditação espiritual: é quando o estado de contemplação envolve crenças e fé, com variações que dependem do tipo de credo. Caso você siga alguma religião, pode pesquisar qual é a prática meditativa que corresponde aos dogmas nos quais acredita.

Yoga: muitos estudiosos colocam o yoga como um tipo de meditação. Isso porque essa prática milenar sugere que, a cada posição que você coloca o seu corpo (os chamados “ásanas”), a atenção deve ser plena nas sensações despertadas por aquela determinada postura. O objetivo é estimular benefícios emocionais por meio das posições físicas.

Meditação Hoponopono: baseada em uma antiga prática havaiana, essa meditação tem como base o aprendizado da cura por meio da aceitação e da responsabilidade. A ideia central é perdoar e curar mágoas do passado e praticar a gratidão por meio de frases como “eu me perdoo”, “eu sou grato”, entre outras que vão nortear o seu tempo de meditação.

Meditação dinâmica: muitas práticas ocidentais misturam meditação a elementos como dança e corrida. A meta é aplicar o estado meditativo em exercícios de movimento, sem que a atenção plena se perca. Se você é do tipo que prefere mais dinamismo, talvez esse tipo de meditação seja uma boa ideia para incluir na rotina.

Meditação guiada: é uma prática meditativa conduzida por um instrutor. Pode ser realizada em grupos, individualmente ou até online. Já existem sites e aplicativos disponíveis para ajudar quem pretende meditar, mas tem dificuldade em se concentrar sozinho.

Meditação faz bem? Quais os benefícios da prática?

Tornar a meditação um hábito diário traz benefícios para a saúde física e mental. Para começar, a prática tem impacto em coisas básicas do dia a dia. Quando você decide se alimentar com atenção plena em vez de ficar zapeando nas redes sociais enquanto devora um prato de comida, isso vai fazer bem para a sua digestão. 

Cientistas das Universidades de Clemson e da Geórgia, ambas nos Estados Unidos, concluíram que a meditação pode ajudar na diminuição da pressão sanguínea e, consequentemente, no risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

É que, ao respirar calmamente, todos os processos do nosso organismo acabam baixando o ritmo. Isso inclui o coração, que bate num compasso mais devagar, e os vasos sanguíneos, que ficam mais relaxados e sem aquela tensão que eleva a pressão arterial.

Outros benefícios da meditação na saúde e bem-estar incluem:

  • Aumentar o foco e a presença nas atividades, sejam elas de trabalho, estudos ou lazer;
  • Baixar o estresse, o que ajuda a lidar com as situações adversas do dia a dia. Um estudo publicado pela Universidade de Nova York, por exemplo, mostrou que a meditação diária diminui o estado negativo de humor e melhora a atenção e a memória;
  • Aliviar a irritabilidade, ou seja, você cria maior percepção das situações e ganha mais controle sobre suas emoções (em outras palavras, te ajuda a não perder a cabeça);
  • Melhorar a qualidade do sono. E as pesquisas já nos dizem que o sono é um dos grandes pilares da saúde física e mental;
  • Auxiliar na inteligência emocional em geral, já que promove maior sensação de pertencimento e de conexão com as situações e pessoas ao redor.

Meditação ajuda no controle da ansiedade?

Como a meditação atua no relaxamento e trabalha o foco nas sensações do momento presente, é possível vigiar os sinais de ansiedade e aprender a compreender os gatilhos que fazem com que apareçam.

É importante lembrar que os transtornos de ansiedade se diferem da ansiedade natural. A ansiedade comum é uma forma de a mente defender a nossa sobrevivência com pensamentos de alerta, como: “será que pegar estrada hoje, com todas as condições do clima, é uma boa decisão?”. Mas, quando as preocupações se tornam excessivas, surge o risco de ser um transtorno.

Apenas a meditação pode não ser o suficiente para tratar um quadro de ansiedade. Procurar orientação do time de saúde é essencial para alinhar o melhor caminho, que pode envolver medicamentos, terapia, atividades físicas etc.

Meditação ajuda a dormir melhor?

As práticas meditativas despertam relaxamento profundo. Há, inclusive, meditações guiadas para se preparar para dormir, uma boa ideia para quem está com problemas de sono. O ideal, no entanto, é que a meditação aconteça diariamente e com fluidez, sem esperar resultados pontuais e rápidos.

O Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos fez um compilado sobre pesquisas que atrelam meditação ao sono e mapeou muitos estudos que demonstram que há melhora na qualidade do sono com a prática rotineira de mindfulness.

Como começar a fazer meditação?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre meditação, separe um período do dia em que se sinta mais tranquilo e disposto a treinar a mente. Segue um tutorial bem básico para você degustar. 

  • Encontre um local silencioso e confortável;
  • Adote uma postura que se sinta bem, pode ser de pernas cruzadas, ou até mesmo deitado no chão;
  • Esvazie a mente e se permita observar os pensamentos que passam por ela, sem julgamentos ou pressão;
  • Respire profundamente;
  • Relaxe o corpo de qualquer tensão nos músculos;
  • Foque na prática e esqueça dos compromissos.

No início, é normal a mente divagar, e não há problema nenhum nisso. Conforme você treina, a capacidade de concentração aumenta. Comece conforme seu tempo e sua capacidade: podem ser dois minutos, o importante é estar pleno e engajado na atividade.

Caso sinta dificuldade em praticar sozinho, pode procurar instrutores, aplicativos e até grupos de meditação. Mesmo que o começo seja difícil, não desista. A prática da meditação requer disciplina e muita repetição, mas os bons resultados são comprovados cientificamente.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×