Você sabia que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de saúde vai muito além de não estar doente? Saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Mas para que o pleno estado de saúde definido pela OMS aconteça, é necessário priorizar a busca pela qualidade de vida. E é aí que entra o importante papel da medicina preventiva. Vamos entender melhor?
- O que é saúde preventiva?
- Diferença entre medicina curativa e medicina preventiva
- Como cuidar da saúde de forma preventiva
- Benefícios da saúde preventiva
O que é saúde preventiva?
Ao longo dos anos, a expectativa de vida do ser humano vem aumentando. Para se ter uma ideia, segundo os dados mais recentes do IBGE, a expectativa atual de vida é de 77 anos, mas esse número pode variar de homens para mulheres.
No entanto, para chegar a essa idade ou até ultrapassá-la com qualidade de vida, a saúde preventiva precisa entrar em ação. Qual foi a última vez que você cuidou da sua saúde? É bem provável que você tenha respondido a última vez que falou com o Time de Saúde ou fez um check-up médico. Porém, a saúde preventiva vai muito além disso.
Basicamente, a saúde preventiva consiste em adotar hábitos saudáveis para adquirir uma vida longa e com qualidade. É cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Além disso, o autoconhecimento também tem um papel muito importante na saúde preventiva.
O ato de cuidar da saúde e cultivar cuidados antecipados para evitar o surgimento de doenças é o que define a medicina preventiva.
Diferença entre medicina curativa e medicina preventiva
Ambas têm a função de cuidar da saúde. No entanto, suas ações acontecem de pontos de partida diferentes. Vamos entender melhor.
Imagine que uma pessoa sente dor de cabeça frequentemente. Nesse caso, uma prática comum da medicina curativa seria medicar a pessoa e, assim, diminuir o desconforto dos sintomas. Já para a medicina preventiva, a intenção é entender quais são as origens dessa dor para conseguir trabalhar na raiz do problema.
Com a medicina preventiva, é possível investigar se a dor de cabeça está sendo causada por exposição prolongada a telas, má alimentação ou sinusite, por exemplo. Em todos os casos, a medicina preventiva irá adotar medidas essenciais para o tratamento do problema e não só das consequências.
A medicina preventiva é a evolução da saúde. Afinal, com o passar dos anos e com o avanço dos estudos, pesquisas e ciência, ficou comprovado que a prevenção de doenças era o melhor caminho para a qualidade de vida. Foi com essa constatação que a medicina preventiva surgiu.
Então quer dizer que a medicina curativa não é mais útil? Pelo contrário, só foi possível chegar à medicina preventiva porque antes tínhamos a medicina curativa. Isso sem levar em conta que as duas se complementam.
Como cuidar da saúde de forma preventiva
Cuidar da saúde de forma preventiva é agir previamente, e consiste em:
Prevenir doenças
Alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares são fundamentais para uma boa saúde. Ter um Time de Saúde preservando a sua qualidade de vida e o observando de perto também faz toda a diferença. São eles que analisam seu histórico médico e fortalecem a sua imunidade, entendendo qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Diagnosticar doenças previamente
Mesmo que cuidemos de nossa saúde e tomemos todas as medidas necessárias para preservá-la, ainda assim não estamos livres de problemas. Podemos ser acometidos por doenças hereditárias, por exemplo, das quais não temos controle.
Portanto, se seus pais ou avós apresentam doenças já existentes, como diabetes, hipertensão ou algum outro problema crônico, a atenção precisa ser redobrada. A boa notícia é que a medicina preventiva é a melhor ferramenta para investigar esses casos e saber como tratá-los.
Garantir mais qualidade de vida e longevidade
Quem não quer viver bem por longos anos? A medicina preventiva possibilita o aumento da expectativa e qualidade de vida. Cuidar e monitorar a sua saúde será seu grande aliado para acrescentar mais alguns anos a sua jornada, mesmo que existam variáveis.
Benefícios da saúde preventiva
A medicina preventiva também é excelente para empresas. Isso porque a adoção de ações que estimulam a prevenção de enfermidades reduz o número de faltas e afastamento por doenças. Além disso, melhora o clima organizacional, demonstrando que a empresa se preocupa com a saúde de seus colaboradores.
Já para o governo, os ganhos também são significativos. Para se ter uma ideia, o Brasil gasta, em média, quase R$ 4 por dia com saúde de cada habitante, de acordo com a pesquisa do Conselho Federal de Medicina.
Portanto, a prevenção de doenças promovida pela medicina preventiva traz benefícios para a saúde pública. Os custos com atendimento de emergência são reduzidos e médicos conseguem dar mais atenção a pacientes mais graves.