Não é novidade que o sedentarismo é comum à vida moderna. O aumento do home office, a falta de deslocamento para o trabalho e o pouco estímulo para atividades físicas estão agravando ainda mais o quadro de sedentarismo.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 47% dos brasileiros não se exercitam 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de atividade física moderada por semana, como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A taxa de sedentarismo se tornou ainda mais grave com a pandemia da Covid-19, que deixou todos isolados e com pouca necessidade para caminhadas, por exemplo. Você pratica algum exercício? Quanto tempo passa sentado na cadeira do computador ou no sofá com o notebook no colo?
Para você ter uma ideia, nesse período, o termo “dor nas costas” subiu cerca de 76% desde o início de 2020. Essa dor, muito provavelmente, é causada pelo sedentarismo, devido a baixa mobilidade que causa perda de resistência muscular.
Aliado ao sedentarismo, a falta de uma alimentação equilibrada também contribui para a perda da qualidade de vida. O mundo se tornou muito rápido, onde as informações chegam com uma frequência absurda. Empreendedores, principalmente, que desempenham diversas funções, têm deixado de lado a questão da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Até que ponto isso é prejudicial?
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Vamos entender melhor sobre o tema? Neste conteúdo, vamos falar sobre:
- O que é sedentarismo?
- Quais as consequências do sedentarismo para o corpo?
- Como o empreendedor pode evitar o sedentarismo?
- Cuide melhor da sua saúde com a Sami
O que é sedentarismo?
Para entender melhor, vamos direito ao ponto: o que é sedentarismo? Sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividades físicas. Com o passar do tempo e a modernidade sendo cada vez mais comum, é normal sermos cada vez mais sedentários: carros, escadas rolantes, trabalhos apenas com o auxílio de um computador, elevadores, excesso de televisão ou jogos.
Você sabia que crianças de dez anos têm expectativas de vida menores que a do seus pais por conta do sedentarismo? É o que concluiu a pesquisa Desenhado Para o Movimento, do PNUD Brasil, devido ao excesso de uso de celulares, tablets e internet durante o desenvolvimento infantil.
Com os dados alarmantes, é mais que necessário prestarmos atenção no nosso condicionamento físico e avaliar se na nossa rotina passamos muito tempo sentados e com a falta de exercícios físicos.
Em uma pesquisa feita no ano passado em 14 países, incluindo o Brasil, identificou que a prática de exercícios, como caminhadas e corridas, diminuíram 41% com a pandemia.
Quais as consequências do sedentarismo para o corpo?
Pode não parecer, mas o sedentarismo provoca mais estragos na nossa saúde do que possamos imaginar. E, como todo empreendedor sabe, para sobreviver aos dias atuais no mercado, precisamos estar com a saúde em dia.
O sedentarismo contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, infarto, hipertensão, entre outros. Pessoas sedentárias têm, em média, 54% de chances a mais de sofrer um infarto se comparado às pessoas que praticam o mínimo de atividade física por semana. Já o derrame cerebral, o número é 50% maior. Mortes súbitas também têm risco em grupos com sedentarismo extremo.
Junto ao sedentarismo, a perda de massa muscular, má postura e aumento de dores foram notadas. Isso porque a falta de atividades físicas impacta no sistema ortopédico do corpo humano, tendo como partes mais afetadas a lombar, a cervical e as articulações de carga, que são: quadris e joelhos.
Como o empreendedor pode evitar o sedentarismo?
Mesmo que não pareça fácil e que exija esforço cotidiano, existem algumas maneiras simples de evitar o sedentarismo. Vejamos:
Deixa as escadas rolantes e os elevadores de lado. Sabe quando precisa encontrar um cliente ou sair para um almoço de negócios? Evite usar as escadas rolantes dos shoppings e os elevadores. É bem comum ter escadas para exercícios de caminhadas. Caso sua empresa tenha elevadores, que tal evitá-los em andares próximos?
Descer e subir andares já é um exercício bom para fortalecer os músculos e os joelhos.
Faça exercícios físicos. Outra meta importante que precisa sair do papel é: frequentar academias. Que tal fazer convênios para os seus funcionários? Ou, então, tirar uma parte do dia para praticar exercícios? O bom da vida do empreendedor é fazer o seu próprio horário e isso pode ser um ponto positivo para pegar a academia mais vazia e ter mais disponibilidade para usar os equipamentos.
Tire pausas para alongar-se. Durante a jornada de trabalho, pare 15 minutos para se alongar. Alongue as costas, pescoço, braços e pernas. Voltamos para o trabalho até mais dispostos e produtivos, por reduzir o estresse e manter a calma.
Tenha uma alimentação saudável. Empreendedores sempre recorrem às praticidades, sabemos. O grande problema disso é que a praticidade está, na maioria das vezes, em produtos industrializados que não agregam em nada na nossa qualidade de vida.
Que tal tirar um tempo do seu dia a dia ou fim de semana para preparar suas próprias marmitas? Uma alimentação saudável ajuda a manter o corpo em bom funcionamento e evitar diversas doenças.
Cuide melhor da sua saúde com a Sami
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
O que é a Sami e quais nossas vantagens sobre os planos de saúde tradicionais
Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?
Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.
Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da plataforma de saúde mental Vitalk e da rede de academias Wellhub (antigo Gympass), além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Terezinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.
Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!