Início Saúde Mindfulness: o que é e como pode ajudar o empreendedor?

Mindfulness: o que é e como pode ajudar o empreendedor?

Autor

Data

Categoria

Você tem dificuldade para se concentrar? Com a vida cada vez mais agitada e o grande número de informações que temos sem, ao menos, pedir, ter foco em uma tarefa parece ser cada vez mais complicado.

Quantas vezes ao dia você já precisou dar 100% de si em uma demanda, mas uma notificação te distraiu, uma notícia chegou ou você lembrou de algo importante? O número de pessoas estressadas e com falta de equilíbrio e foco tem crescido cada vez mais.

A habilidade de focar precisa ser deixada como um talento e passar a fazer parte da nossa rotina. Mas como conseguir uma atenção plena? Como o mindfulness pode ajudar a empreender com mais qualidade de vida? É sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Veja os tópicos que vamos abordar:

  1. O que é mindfulness?
  2. Quais os impactos dessa prática na saúde física e mental?
  3. Como o empreendedor pode colocar em prática princípios de mindfulness?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida de você por inteiro

O que é mindfulness?

Desde a década de 70, a meditação passou a ser uma prática mais comum no ocidente. Aprender a acalmar o barulho da nossa mente e focar em um objetivo é fundamental para o nosso sucesso.

O mindfulness, ou, como também conhecido, atenção plena, começou a ser popular por aqui depois de provado seus benefícios: melhora na produtividade, qualidade de vida, diminuição do estresse, entre outros.

Apesar do nome ser um pouco diferente do que estamos acostumados, não precisamos de muito para praticar a técnica. Tudo que o mindfulness pede para a prática, nós já temos: a habilidade humana básica de ser e estar presente no momento.

Apesar de ser básica, para muitos, estar presente não é uma tarefa básica. Nossa cabeça voa por preocupações, distrações, planos, projetos, telas e por aí vai.

Estar presente, nada mais é que estar consciente daquilo que está fazendo. É trazer a mente para o objetivo, sem deixar se interromper por situações paralelas.

Grandes empresas, como a Google, têm adotado a prática do mindfulness na rotina de seus funcionários e percebido uma melhora na qualidade de vida, bem-estar, concentração e produtividade.

Manter o foco na tarefa a ser feita é deixar de fazer as coisas no piloto automático. Quantas vezes você já realizou uma tarefa e precisou voltar para verificar se tinha feito corretamente? A técnica mindfulness evita esse tipo de situação quando estamos 100% presentes no momento, por menos e mais insignificante que ele seja.

Empreendedores vivem sob estresse e pressão constantes. De acordo com um estudo feito pela Troposlab em parceria com a UFMG, um terço dos empreendedores brasileiros precisaram recorrer à ajuda médica e psicológica nos últimos dois anos. Além disso, mais empreendedores passaram a usar remédios psiquiátricos.

Portanto, é mais que necessário uma mudança de hábito e entender como lidar com nossas emoções, pressões, problemas e estar presente no momento. Evitando, assim, o estresse prolongado e priorizando pausas fundamentais para o bem-estar e equilíbrio da mente.

Quais os impactos dessa prática na saúde física e mental?

Aprender a aquietar o nosso barulho interno é fundamental para o processo de crescimento e qualidade de vida, mesmo que ao nosso redor tudo esteja um caos. Reduzir nosso volume interior aumenta nossa habilidade de focar a atenção no que realmente é necessário. E para o empreendedor, o foco é uma das chaves do sucesso.

Entre os benefícios do mindfulness, podemos apontar:

A melhora da cognição – Você sabia que se focar durante 4 semanas em um treino curto de meditação, sua cognição melhora significativamente? Esse foi um estudo publicado pela revista científica Consciousness and Cognition.

Além disso, o estudo ainda indicou uma melhora no humor, raciocínios mais rápidos e melhor habilidade de manter as informações.

Como empreendedor, você sabe que é necessário, muitas vezes, lidar com diversas quantidades de informações diferentes ao mesmo tempo. É funcionário precisando de algo, problemas com cliente, programa que não roda… São tantas interrupções que parece impossível manter o foco, mas não é.

Aumento do bem-estar – Em outro estudo feito em um grupo que praticou mindfulness por cinco dias, foi apontado uma redução de níveis de estresse, depressão, raiva e uma diminuição considerável no hormônio do estresse, o cortisol.

Obter bem-estar é saber controlar ou conviver com as suas emoções. E, para empreendedores, o controle das emoções é uma ferramenta fundamental para lidar com equipes, bem como impactar em decisões importantes para o sucesso.

Melhora o sono e níveis de energia – Outro ponto fundamental na vida do empreendedor é ter um sono de qualidade. Entender que para manter a mente e o corpo funcionando, dormir a quantidade de horas necessárias é essencial.

Como o empreendedor pode colocar em prática princípios de mindfulness?

A técnica do mindfulness consiste em desacelerar para ser mais focado e produtivo. Portanto, é necessário ter em mente que é preciso ter calma mesmo em situações de estresse. Não tenha pressa! Planeje seus dias e suas atividades, mas não seja rígido caso não consiga cumprir tudo que planejou.

Imponha limites ao seu horário de trabalho. Pare de ficar no computador até altas horas por achar ser mais produtivo. Aumentar sua jornada de trabalho só fará mal para seu corpo e mente.

Faça exercícios e foque neles enquanto os pratica. Não deixe o trabalho e os desafios de empreender tomem conta de toda a sua rotina.

Você também pode se dedicar a ler mais livros, praticar um hobby ou desenhar. Sair da internet e descansar um pouco a mente para o tanto de informações que absorvemos pode ser muito benéfico para a saúde.

Encontre seus amigos e não se distraia com ligações e notificações no celular. Converse, brinque e ria. Aproveite o momento.

Delegue suas funções. Ensine a sua equipe como deseja realizar a tarefa e confie no potencial deles. Não faça tudo sozinho.

A Sami é o plano de saúde que cuida de você por inteiro

A Sami nasceu para ser sua aliada na saúde, com tratamento proativo e preventivo. Com os nossos planos você tem rede médica de referência e seu próprio Time de Saúde sem susto no bolso.

Com um plano da Sami, você conta com:

  • Time de Saúde: Composto por médico, enfermeiro e coordenador de saúde, uma equipe que te conhece e está sempre a postos para te ajudar no que for preciso. E você escolhe: atendimento presencial ou por telemedicina;
  • Atendimentos de emergência e internação: pronto-socorro adulto e infantil em hospitais de padrão internacional. No caso de internação, você tem opções de quarto individual ou coletivo;
  • Rede credenciada de alto nível: contamos com hospitais como Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, laboratórios Lavoisier e muitos outros;
  • Sem reembolsos e coparticipação: você sabe sempre o quanto vai pagar no seu plano;
  • Rede de Hábitos Saudáveis: porque saúde vai muito além dos cuidados clínicos. Nela você conta com o Gympass grátis por tempo limitado, tendo acesso a mais de 9 mil academias e 27 apps de bem-estar, nutrição e meditação, além de sessões com personal trainer, e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Com a Sami, você tem muito mais que um plano – e o melhor, cabe tudo no seu bolso! Veja essa simulação que fizemos abaixo:

Quer fazer parte dessa revolução na saúde? Vem pra Sami! Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×