Início Artigos Tudo sobre infecção urinária: causas, sinais e tratamento

Tudo sobre infecção urinária: causas, sinais e tratamento

Autor

Data

Categoria

Você já sentiu dor ou ardência ao urinar? Pois é! Infelizmente, a infecção urinária é mais comum do que se imagina. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostrou que cerca de 95 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos por causa da doença. É um número bem alto se tratando apenas de um estado, né?

Segundo um estudo disponibilizado no Manual MDS Versão para Profissionais de Saúde, entre os adultos de 20 a 50 anos, a infecção urinária é cerca de 20 vezes mais comum em mulheres, principalmente entre aquelas que estão gestantes ou na menopausa. Idosos também são considerados grupo de risco para a doença.

A infecção urinária acontece quando bactérias entram na uretra e se instalam no trato urinário, afetando, assim, várias partes deste sistema. Muitas pessoas não sabem, mas cada tipo de infecção urinária acomete um órgão diferente no organismo, que podem ser os rins, a bexiga ou a uretra.

A seguir, vamos explicar melhor sobre as causas e as formas de aliviar os sintomas, além de alertar sobre os fatores de risco da infecção urinária. Vamos lá? 

  1. Tipos de infecção urinária
  2. Conheça os sintomas da infecção urinária
  3. O que causa infecção urinária?
  4. É normal ter infecção urinária várias vezes?
  5. Como aliviar a infecção urinária imediatamente?
  6. O que é bom para infecção urinária?
  7. O que piora a infecção urinária? 

Tipos de infecção urinária

Antes de conhecer os sintomas, porém, é preciso entender que existem três tipos de infecção urinária, que são: 

  • Cistite: infecção que afeta a bexiga.
  • Uretrite: infecção que afeta a uretra.
  • Pielonefrite: infecção que afeta os rins. 

É importante saber disso porque os sintomas variam de acordo com a área do sistema urinário afetada. A infecção nos rins, por exemplo, costuma causar dor na lombar e febre. Agora, se acomete a bexiga, é comum sentir dor ao urinar. 

Mas não se preocupe em decorar essa relação, o importante mesmo é estar atento a esses sinais e explicá-los detalhadamente para o seu time de saúde, para que a condição seja diagnosticada e tratada o quanto antes. 

Conheça os sintomas da infecção urinária

A seguir, listamos os principais sintomas de infecção urinária, incluindo cistite, uretrite e pielonefrite: 

  • Febre: costuma ser alta, maior que 38º. Além de ser mais comum em infecções pielonefrite. Já em cistite e uretrite ela acontece só em casos mais graves, quando a bactéria acomete o sangue. 
  • Dor ao urinar: causa sensação de incômodo, ardência e queimação. Este sinal é mais comum em casos de cistite e uretrite, mas também acontece eventualmente em pielonefrite. 
  • Sangue na urina: embora esse seja um sintoma que assusta, muitas vezes não é sinal de gravidade. Na maioria dos casos, o sangue na urina só é descoberto em exames laboratoriais e pode surgir nos três tipos de infecção urinária. 
  • Vontade de urinar com frequência: e todas as vezes que a vontade surge, o volume de urina é pequeno a cada micção. A origem da infecção, nestes casos, costuma ser na bexiga ou na uretra. 
  • Dor lombar: este é o sintoma mais comum da pielonefrite, que causa dores nos rins. 
  • Corrimento uretral: o pus que sai pela uretra é um sintoma de uretrite, geralmente causada por infecções sexualmente transmissíveis (IST). A cistite e a pielonefrite não provocam esse sinal. Entretanto, nas mulheres com uretrite, o corrimento uretral pode vir acompanhado também de corrimento vaginal.

O que causa infecção urinária?

Em termos técnicos, a infecção urinária é causada por bactérias como Escherichia coli, Proteus mirabilis e Klebsiella pneumoniae. Entretanto, existem vírus e fungos, que também podem ser causadores, como a Candida albicans.

Você pode estar se perguntando: mas como esses microorganismos afetam a nossa saúde? Bom, eles estão presentes naturalmente em nosso corpo naturalmente, mas, quando ocorre alguma alteração que abala o nosso sistema imunológico, eles podem se proliferar e levar à infecção. 

É normal ter infecção urinária várias vezes?

Apesar de ser uma condição comum, ter infecção urinária não é algo normal (e se isso acontece com frequência, então…). A infecção urinária de repetição, ou cistite de repetição, nome dado quando a condição se manifesta mais de duas vezes em seis meses ou mais de três vezes em um ano, é mais comum em mulheres.

Quando ela atinge o público feminino, geralmente está associada a baixa na imunidade ou a quantidade anormal de bactérias causadoras da infecção. A higiene, ou melhor, a falta dela também é uma causa comum, principalmente se as bactérias são levadas de forma inadequada do ânus para a vagina ou por não se limpar após ter relações sexuais.

Agora, se a cistite de repetição atingir o público masculino – ainda que a incidência de seja menor nessa população -, a origem costuma ser alguma alteração anatômica das vias urinárias. Em todos os casos, o uso de antibióticos é a melhor forma de tratar a condição.

Como aliviar a infecção urinária imediatamente?

Como os sintomas da infecção urinária causam um desconforto tão grande, a vontade é se livrar deles imediatamente, não é mesmo? No entanto, infelizmente, não existem estudos que comprovem a eficácia de ações que prometem aliviar esses sinais de forma imediata. 

Até há indícios que indicam alguns chás caseiros, como o de dente de leão e de hortelã, como capazes de aliviar os incômodos da infecção. Porém, em decorrência da possibilidade de piora, o consumo desses chás não substitui o tratamento indicado pelo profissional de saúde. 

O que é bom para infecção urinária e como tratá-la?

O primeiro passo para o tratamento da infecção urinária é eliminar o microorganismo causador da doença. Nesse caso, os antibióticos são os mais indicados. E aqui vai um alerta: é imprescindível tomar antibióticos apenas com indicação médica; afinal, o uso indiscriminado desse medicamento pode resultar em um resistência bacteriana, provocando sérios prejuízos à saúde no futuro.  

Dependendo da gravidade da infecção, pode ser necessária até internação, para que o time de saúde possa assistir de perto a evolução do quadro clínico do paciente. Alguns casos comuns que precisam de internação geralmente são: gravidez e pacientes com cálculos renais ou transplante de rins.

Além do acompanhamento médico e tratamento por meio de medicamentos, algumas ações são importantes para a melhora da condição, como: 

  • Ir ao banheiro sempre que a vontade surgir: jamais segure a urina na bexiga, pois essa ação pode fazer com que adquira ou piore a infecção urinária.
  • Beba muita água: essa prática é importante tanto para quem tem a infecção urinária quanto para quem deseja prevenir. Isso porque quanto mais água você beber, maior a produção de urina, fazendo com que seu corpo se livre das bactérias e, consequentemente, dos incômodos. 
  • Alimentação balanceada: não existe comprovação que diz que a alimentação balanceada previne e auxilia no alívio dos sintomas da infecção urinária. No entanto, alimentos probióticos funcionam como aliados no combate à infecção urinária, já que as bactérias boas presentes nesses alimentos ajudam a sustentar um equilíbrio saudável de microorganismos no intestino e no corpo todo.

O que piora a infecção urinária?

Embora a causa da infecção urinária seja a proliferação de microorganismos ou bactérias, como dito anteriormente, existem alguns fatores de risco que favorecem o surgimento da infecção, como:

  • A infecção urinária é mais comum em mulheres, pois suas uretras são mais curtas e estão mais próximas do reto, o que facilita a entrada de bactérias;
  • Já ter tido infecção urinária antes;
  • Gravidez;
  • Atividade sexual;
  • Idade, pois pessoas acima dos 50 anos tem mais chances de adquirir a doença;
  • Problemas estruturais no trato urinário, como, por exemplo, o aumento da próstata;
  • Higiene não adequada, principalmente em crianças que estão desfraldando ou em adultos que não se higienizam após ter relações sexuais.
Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×