Para transportar os alimentos da boca até o estômago, o esôfago precisa atravessar o diafragma, através de uma região chamada de hiato esofágico. Conforme o hiato abre e fecha durante o processo de alimentação, ele permite que os alimentos entrem no estômago sem que voltem pelo esôfago, evitando o tão comentado refluxo.
Quando o hiato esofágico fica fraco por algum motivo e os quadros de refluxo se tornam recorrentes, surge uma condição chamada de hérnia de hiato. Os sintomas são leves e costumam aparecer principalmente quando a pessoa se deita após comer.
Excesso de peso, gestação e tosse crônica estão entre os principais fatores de risco para a hérnia de hiato. Quer saber mais detalhes sobre a doença? Vem com a Sami:
- O que é hérnia de hiato
- Sintomas de hérnia de hiato
- Causas da hérnia de hiato
- Hérnia de hiato pode virar câncer?
- Como curar hérnia de hiato naturalmente
H2. O que é hérnia de hiato?
Como já mencionado no início deste artigo, a hérnia de hiato surge quando uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax, através de uma abertura no diafragma – o músculo que separa o tórax do abdômen.
Em resumo, a hérnia de hiato é causada pelo afrouxamento da musculatura do hiato. Ela provoca sintomas como refluxo, forte queimação no estômago e até dificuldade para engolir. A hérnia do hiato pode causar dores agudas na região do peito. Não à toa que é frequentemente confundida com condições cardíacas, como, por exemplo, o infarto.
Para diagnosticar a hérnia de hiato é fundamental consultar um Time de Saúde. Eles irão solicitar os exames necessários e definir o tratamento mais adequado para cada caso.
H2. Sintomas de hérnia de hiato
A hérnia de hiato, quando pequena, não costuma apresentar sinais clínicos. Mas, com a evolução do quadro, essa doença costuma provocar sintomas cerca de 20 a 30 minutos depois das refeições. Os principais sintomas de hérnia de hiato são:
- Azia e queimação no estômago;
- Dificuldade para engolir;
- Dor no peito;
- Dor abdominal;
- Sensação de queimação na garganta;
- Mau hálito;
- Tosse;
- Sabor amargo na boca;
- Sensação de queimação na garganta;
- Tosse crônica, seca e irritativa;
- Arrotos frequentes;
- Sensação de digestão lenta;
- Vontade de vomitar frequente;
- Falta de ar.
Em casos mais graves, pode ocorrer também um sangramento gastrointestinal, acompanhado de sintomas como vômitos com sangue e fezes com a cor preta.
Para diagnosticar a doença precocemente e evitar estágios mais avançados, é fundamental manter uma atenção redobrada aos sinais de desconforto gástrico, principalmente quando forem frequentes.
H2. Causas da hérnia de hiato
A hérnia de hiato é causada pelo enfraquecimento e perda da flexibilidade e elasticidade do hiato esofágico, o orifício presente no músculo diafragma. Não existe uma causa exata para essa condição, mas sabe-se que a hérnia de hiato é mais incidente entre pessoas com sobrepeso ou obesos, idosos e grávidas que já tiveram outras gestações.
A seguir, confira os principais fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da hérnia de hiato:
- Obesidade;
- Prisão de ventre crônica;
- Tosse crônica;
- Gravidez;
- Envelhecimento, após os 50 anos;
- Cirurgias esofágicas;
- Gastrectomia total ou parcial;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Excesso de atividade física que demande força, como levantamento de peso.
H2. Hérnia de hiato pode virar câncer?
Até o momento, não existem comprovações científicas de que a hérnia de hiato pode contribuir para o desenvolvimento de células cancerígenas. Porém, por causa do refluxo recorrente, a doença pode provocar complicações graves, como o esôfago de Barrett – que pode evoluir para um quadro de câncer.
H2. Como curar hérnia de hiato naturalmente
Infelizmente, não existem pesquisas que comprovem que é possível curar a hérnia de hiato de forma natural. No entanto, alguns hábitos diários podem aliviar os sintomas e até mesmo prevenir a doença, como:
- Realize pequenas refeições, assim é possível evitar o refluxo ácido e gases;
- Após as refeições, faça uma caminhada leve para evitar inflamações no estômago, gases e refluxo;
- Tenha uma alimentação balanceada, rica em fibras e água;
- Evite alimentos gordurosos e ácidos, como chocolate, frituras, vinagre, refrigerante, manteigas, biscoitos e refeições prontas congeladas;
- Evite o consumo de comidas picantes ou alimentos que causam acidez;
- Evite o consumo de cafeína, álcool e tabaco;
- Sempre que for se deitar, procure deixar o travesseiro mais alto que o tronco.
Para manter a saúde sempre em equilíbrio, além dos cuidados com a alimentação citados acima, é fundamental praticar atividade física regularmente e cuidar da saúde mental – considerando que o estresse pode agravar os quadros de refluxo e, consequentemente, favorecer o desenvolvimento da hérnia de hiato. Cuide da sua saúde e aproveite a vida com qualidade!