Início Artigos Conjuntivite: conheça os principais sintomas e como tratar

Conjuntivite: conheça os principais sintomas e como tratar

Autor

Data

Categoria

Acordou com as pálpebras grudadas, aquela coceira chata no olho e com a visão embaçada? Cuidado, pode ser conjuntivite. Essa inflamação, que acomete a membrana responsável por revestir a parte da frente do globo ocular, pode ser causada por diversos fatores, desde reações alérgicas até infecção por vírus ou bactérias. 

Apesar de atingir todas as idades, as crianças são as mais afetadas pela conjuntivite, considerando que o canal ocular dos pequenos ainda está em desenvolvimento. 

Essa doença sempre foi bastante conhecida pela população, mas ganhou um destaque diferenciado em 2023 após ser apontada como sintoma frequente da subvariante arcturus do coronavírus. A conjuntivite não costuma deixar sequelas, porém, assim como a COVID-19, é uma condição bastante desconfortável e que exige isolamento por alguns dias. 

Quer saber mais sobre os sintomas, as causas e as formas de tratamento da conjuntivite? Vem que a Sami te explica:

  1. O que é conjuntivite? 
  2. Sintomas de conjuntivite
  3. Quanto tempo dura o quadro de conjuntivite?
  4. O que devo fazer em caso de conjuntivite?
  5. O que é bom para conjuntivite? 
  6. Como prevenir conjuntivite

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, uma membrana fina e transparente que reveste a parte da frente do globo ocular, o famoso “branco dos olhos”, e o interior das pálpebras. 

A doença pode ser aguda ou crônica. Isso irá depender da causa da inflamação. Quadros crônicos estão mais associados à conjuntivite alérgica, causada principalmente por ácaros e pólens. A condição também pode ter relação com rinite, asma ou até mesmo dermatite atópica (neste caso, a doença recebe o nome de ceratoconjuntivite atópica).

O tipo mais comum de conjuntivite, porém, é a infecciosa – que se manifesta geralmente de forma aguda. Existem três tipos de conjuntivite infecciosa: a viral, a bacteriana e a fúngica. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, e costuma ser transmitida pelo contato com as secreções oculares ou tosse e espirro da pessoa infectada.

A conjuntivite bacteriana, por sua vez, é menos comum do que a viral, só que é mais perigosa. A transmissão ocorre pelo contato com áreas infectadas (por exemplo: tocar uma maçaneta contaminada e depois coçar os olhos).

 A conjuntivite fúngica, no entanto, é a mais rara, e surge quando a pessoa machuca os olhos com madeira ou usa lentes de contato armazenadas em más condições. Por ser muito difícil de tratar, esse tipo de conjuntivite pode causar complicações permanentes na visão.

Sintomas de conjuntivite

Os principais sintomas de conjuntivite são:

  • Olhos vermelhos;
  • Lacrimejamento constante;
  • Pálpebras inchadas, principalmente ao acordar;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Secreção purulenta (em caso de conjuntivite bacteriana);
  • Secreção esbranquiçada (comum em conjuntivite viral);
  • Sensibilidade a luz;
  • Visão borrada.

Esses sintomas costumam aparecer de uma hora para outra, e são difíceis de ignorar pois causam bastante desconforto. Ao perceber esses sinais, evite sair de casa e entre em contato com o seu time de saúde.

Quanto tempo dura o quadro de conjuntivite?

O quadro de conjuntivite pode durar uma semana ou até 15 dias. Se for uma conjuntivite contagiosa, o período de transmissão da doença varia de acordo com a prevalência dos sintomas, podendo durar dias ou semanas. 

O que devo fazer em caso de conjuntivite?

Está com os sintomas característicos de conjuntivite? O primeiro passo é conversar com o seu time de saúde. Eles irão avaliar o seu caso e entender a possível causa para o quadro. 

Evite ir ao pronto-socorro, pois se o agente causador for viral ou bacteriano, há grande risco de passar a doença para outras pessoas. O mesmo vale para quem trabalha ou estuda presencialmente. Por isso, pode ser que o profissional da saúde recomende afastamento por alguns dias. 

De qualquer forma, siga as orientações médicas, faça o tratamento corretamente e troque as fronhas dos travesseiros todos os dias, enquanto perdurar a crise.

O que é bom para conjuntivite? 

O tratamento da conjuntivite é definido a partir do agente causador da doença. Conjuntivite viral não precisa de medicamentos específicos. Por outro lado, a conjuntivite bacteriana pode ser tratada com colírios antibióticos. Quem irá definir o tratamento mais adequado será o seu time de saúde – por isso, conte para eles todos os sintomas que está sentido.

Independente da causa, é importante seguir alguns cuidados especiais com a higiene para controlar o contágio e a evolução da doença. Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Isso ajuda a reduzir a inflamação. E lembre-se sempre de higienizar as mãos após tocar nos olhos.

Esqueça os remédios caseiros para conjuntivite. Nossos olhos são sensíveis, e usar qualquer produto sem prescrição médica pode piorar o quadro. 

Como prevenir conjuntivite

Em caso de conjuntivite alérgica, a melhor forma de prevenir o quadro é eliminar o agente causador do ambiente (como  ácaros, pó ou pólen). Para as conjuntivites infecciosas, a prevenção pode ser feita da seguinte forma:

  • Evite aglomerações, principalmente no verão;
  • Lave o rosto e as mãos com frequência;
  • Não coce os olhos sem higienizar as mãos;
  • Use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
  • Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.

Cuide da sua saúde e não deixe que a conjuntivite atrapalhe sua rotina!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×