Início Saúde Tira-dúvidas da Sami: dose de reforço da vacina contra COVID-19

Tira-dúvidas da Sami: dose de reforço da vacina contra COVID-19

Autor

Data

Categoria

Com certeza você já ouviu falar sobre as doses de reforço da vacina contra a COVID-19. Desde o início da pandemia, em 2020, até agora, o esquema vacinal para se proteger do coronavírus já está em cinco doses. 

Você pode até pensar: agora que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de importância internacional referente à COVID-19, ainda é necessário tomar todas as doses de reforço? 

Bom, uma coisa é fato: só foi possível reduzir a média de 3 mil óbitos semanais em 2021 para zero mortes em março de 2023 graças à vacinação. No gráfico abaixo, é possível ver a diferença expressiva no número de óbitos nesses três anos.

De acordo com o Vacinômetro COVID-19, do Ministério da Saúde, até o começo de junho de 2023 foram aplicadas mais de 514 milhões de doses da vacina ao todo. Olhando assim, pode até parecer um número alto. Mas comparando a quantidade de pessoas que tomaram a primeira dose (cerca de 184 milhões) e as pessoas que tomaram a terceira dose de reforço (pouco mais de 1 milhão) dá para perceber a baixíssima adesão às doses de reforço contra COVID-19.

Têm dúvidas sobre o processo da vacina de reforço? Vem que a Sami te explica!

  1. Por que tomar a dose de reforço?
  2. Dose de reforço COVID-19
  3. Vacina bivalente COVID-19
  4. A dose de reforço é para qualquer tipo de vacina?
  5. Quais são os riscos de tomar mais uma dose em tão pouco tempo?
  6. Preciso me cadastrar em algum lugar para receber a dose de reforço?
  7. Quais postos em SP estão aplicando a dose de reforço?
  8. Posso tomar a dose de reforço se estiver com sintomas de COVID-19?
  9. Tomei outra vacina como a da gripe há pouco tempo, posso tomar a dose de reforço depois de quanto tempo?
  10. Quais reações (efeitos colaterais) eu devo esperar da dose de reforço?
  11.  Posso ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior e no dia seguinte?
  12. Preciso da dose de reforço para viajar pelo Brasil? E para o exterior?
  13. Perdi o papel do meu comprovante de vacinação. Como eu consigo a versão digital?
  14. Procurando um bom plano de saúde? Vem para Sami!

Por que tomar a dose de reforço?

Alguns estudos observaram queda no nível dos anticorpos alguns meses após as duas doses da vacina. De acordo com o infectologista Raphael Lubiana Zanotti, do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa), as doses de reforço aumentam o nível de anticorpos e, com isso, reduz a chance da pessoa se infectar novamente (ou pela primeira vez, caso nunca tenha tido a doença).

Dose de reforço COVID-19

Confira o esquema vacinal contra a COVID-19 por faixa etária atualizado para o ano de 2023, bem como as indicações para doses de reforço:

  • Crianças de 6 meses a 2 anos de idade – Esquema básico: 3 aplicações (D1 + D2 + D3); sem dose de reforço;
  • Crianças de 3 a 4 anos de idade – Esquema básico iniciado com Pfizer Baby: 3 aplicações de Pfizer Baby (D1 + D2 + D3). Esquema básico iniciado com Coronavac: 2 aplicações (D1 + D2). Esquema de Reforço: 1 dose de reforço;
  • Crianças de 5 a 11 anos de idade – Esquema básico: 2 aplicações (D1 + D2). Esquema de Reforço: 1 dose de reforço;
  • Adolescentes de 12 a 17 anos de idade – Esquema básico: 2 aplicações (D1 + D2). Esquema de Reforço: 1 dose de reforço;
  • Adultos – Esquema básico: 2 aplicações (D1 + D2). Esquema de Reforço: 2 doses de reforço;
  • Pessoa idosa – Esquema básico: 2 aplicações (D1 + D2). Esquema de Reforço: 1 dose de Reforço com Pfizer Bivalente;
  • Pessoas imunossuprimidas (com 5 anos ou mais) – Esquema básico: 3 aplicações (D1 + D2 + D3). Esquema de Reforço: 1 reforço (para crianças de 5 a 11 anos) ou 1 reforço com Pfizer Bivalente (para pessoas com 12 anos ou mais).

Está em dúvida se precisa tomar alguma dose de reforço? Converse com o seu time de saúde.

Vacina bivalente COVID-19

A vacina bivalente contra a COVID-19 foi desenvolvida sobre a mesma plataforma da vacina monovalente, e equivale a uma atualização do imunizante. Apesar dos receios – e fake news – em relação a qualidade desta dose, segundo o Ministério da Saúde, a vacina bivalente demonstrou ser tão ou mais imunogênica que a versão anterior, capaz de gerar uma resposta imune robusta, com o desenvolvimento de anticorpos.

A imunização com a vacina bivalente teve início em fevereiro deste ano, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Paulo, a vacina bivalente já está liberada para pessoas com 18 anos ou mais desde maio de 2023. O novo imunizante, produzido pela farmacêutica Pfizer, garante proteção contra a cepa original e suas variantes, como é o caso da Ômicron. Essa vacina é aplicada em dose única.

A dose de reforço é para qualquer tipo de vacina?

Sim. De acordo com o Ministério da saúde, o esquema primário da vacinação – Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Coronavac, precisa receber a dose de reforço. No entanto, fique atento quanto ao fabricante: 

  • Quem tomou as duas doses da Coronavac deve receber, de preferência, o reforço da Pfizer;
  • Quem tomou duas doses da Pfizer deve receber, de preferência, o reforço da Pfizer;
  • Quem tomou duas doses da AstraZeneca deve receber, de preferência, o reforço da Pfizer;
  • Quem tomou a dose única da Janssen deve receber, de preferência, a segunda dose da mesma vacina.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), porém, o reforço está sendo feito preferencialmente com a vacina da Pfizer, independente da fabricante do plano inicial.

Quais são os riscos de tomar mais uma dose em tão pouco tempo?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, não há prejuízo para a saúde. Antecipar a dose da vacina não é uma ação inédita. No Reino Unido, por exemplo, para frear o avanço da variante Delta, diminuíram o intervalo da dose de reforço para três meses. Para fazer o reforço corretamente, basta seguir as orientações do profissional da saúde que fez a aplicação da vacina.

Preciso me cadastrar em algum lugar para recebê-la?

Não. Basta levar o comprovante de vacinação das outras doses.

Quais postos em SP estão aplicando a dose de reforço?

É possível saber quais postos e como está a movimentação dos locais de vacinação pelo site: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/. Nele, você consegue ter um panorama do tamanho da fila e locais para tomar a dose de reforço de acordo com a sua localização.

Posso tomar a dose de reforço se estiver com sintomas de COVID-19?

Ao mesmo tempo em que a dose de reforço contra a COVID-19 foi anunciada, alguns estados brasileiros, principalmente o Rio de Janeiro, contam com uma epidemia de gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, nenhuma vacina pode ser tomada em casos de apresentação de febre, que é um dos sintomas da doença. Além disso, pessoas com sintomas da COVID-19 precisam permanecer em quarentena. Portanto, devem aguardar o período e procurar um médico para melhores orientações.

Se você é Membro Sami, lembre-se que o seu Time de Saúde está à disposição para te orientar e cuidar de você. Se apresentar algum sintoma, basta chamar por ele pelo app da Sami primeiro, evitando se expor ao risco de infecção em um pronto-socorro, se não for situação de emergência. 

Tomei outra vacina como a da gripe há pouco tempo, posso tomar a dose de reforço depois de quanto tempo?

De acordo com a Nota Técnica nº 1203/2121, o Ministério da Saúde acabou com o intervalo entre as aplicações da vacina contra a gripe e contra a COVID-19. Ou seja, você pode tomar os dois imunizantes no mesmo dia.

Quais reações (efeitos colaterais) eu devo esperar da dose de reforço?

Equivalente às doses iniciais, a dose de reforço da vacina contra COVID-19 pode dar reação, mas não é provável, de acordo com especialistas. Contudo, caso sinta reações da vacina, como febre, dor de cabeça, fadiga, dor local, os sintomas desaparecem em até 48h.

Posso ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior e no dia seguinte?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que está envolvida nas decisões do PNI, todas as vacinas contra a COVID-19 e as da gripe comum não têm contraindicação de consumo de álcool ou precaução.

Preciso da dose de reforço para viajar pelo Brasil? E para o exterior?

A dose de reforço precisa ser aplicada em todos após o esquema vacinal primário. Para viajar, é possível adiantar a vacina indo até uma unidade de saúde mais perto da sua residência. É importante consultar as regras do país que está indo visitar.

Perdi o papel do meu comprovante de vacinação. Como eu consigo a versão digital?

É possível emitir o comprovante de vacinação pelo aplicativo ou site Conecte Sus. Faça o login, informe seu CPF e aceite os termos de uso. Na área das “Vacinas”,  você pode ver a sua Carteira de Vacinação Digital, bem como o seu Certificado de Vacinação.

Procurando um bom plano de saúde? Vem para Sami!

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade. Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?

Índice

×